Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Reginaldo Minaré Representante da CNA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
10o Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional de Agrotóxicos - ENFISA Tomada de decisão no controle químico de doenças: aplicação na produção integrada.
Advertisements

Desenvolvimento Todos buscamos o desenvolvimento.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
Agropecuária em países desenvolvidos
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Agropecuária.
GEOGRAFIA.
Situação Atual Lei 7.802/89: todas as atividades com agrotóxicos Decreto 4.074/02 – regulamenta a Lei 7.802/89 Necessidade de: Instrução.
0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize.
Agropecuária Victor Hugo.
EXPOSIÇÃO HUMANA À AGROTÓXICOS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO
Alimentos Trânsgênicos
Crise Ambiental.
V Encontro Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos
Sustentabilidade CST em Agronegócio.
SEGUROS AGRÍCOLAS PERSPETIVA FUTURA DO SEGURO DE COLHEITAS
Agricultura Biológica
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO “Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”
Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
ACORDO MSF A pesquisa confirmou que os requerimentos sanitários e fitossanitários constituem o maior obstáculo à exportação de produtos agrícolas e alimentícios.
Agricultura Biológica
CONSTRUINDO O SISAN NO SUL DO BRASIL
Painel do agronegócio I Congresso de Inclusão Digital
Agrotóxicos, Transgênicos e Soberania alimentar
Receituário Agronômico
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
O solo como meio de produção de alimentos e energia
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde 2011 A IMPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO SOBRE A PNPIC.
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Eventos de Algodão em Análise
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
José Geraldo Baldini Ribeiro Diretor do DSV
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
VII Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais
Há dez mil anos atrás a sobrevivência do homem era garantida pela caça e pesca. As mulheres coletavam frutos e deram início à agricultura ao perceberem.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL A Inserção Comercial Brasileira.
Elaboração : GETEC2 COOPERADOS 5,762 Milhões Cooperativas Singulares Cooperativas Centrais 81 Federações 76 Confederações 13 OCB UF 27 OCB EMPREGOS.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
Princípios da nutrição aplicados à saúde GUIAS ALIMENTARES
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
O Espaço Geográfico Rural
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
REVISANDO UNIDADES I & II.
Fundamentos em Agronomia
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS
INTRODUÇÃO À FITOTERAPIA:
Ralph Rabelo Andrade, Fiscal de Defesa Agropecuária
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
Audiência Pública Comitê Multi-Institucional do Sistema Judicial de Mato Grosso Eng. Agrônomo Walter Valverde.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
CONSEA Arcabouço Regulatório de Organismos Geneticamente Modificados
SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA - SAPI CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL – COPAM PAUTA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE INSTRUMENTOS.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
AVIAÇÃO AGRÍCOLA NO COMBATE A VETORES. QUEM SOMOS - SINDAG o 25 anos em 2016; o Atuação em todo o território nacional; o 125 empresas associadas; o Total.
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Reginaldo Minaré Representante da CNA

Processo de registro de agrotóxicos – críticas e sugestões. → Nas próximas décadas continuará a procura global crescente por alimentos, fibras e energia provenientes da prática agrícola, e isso se deve ao crescimento da população e ao aumento do poder aquisitivo. → A agricultura deve se preparar para garantir a segurança alimentar. Segurança: I - No sentido de certeza e convicção de que haverá alimentos; II - No sentido de se ter alimento de qualidade, seguro e confiável para o consumo.

→ Para exercer sua atividade empresarial e garantir a produção agricultor lança mão de diversas tecnologias (máquinas, sementes e mudas, fertilizantes, defensivos, ração), modelos de gestão e sistemas de cultivo. → Abordarei a tecnologia que o agricultor lança mão para controlar as diversas variedades de pragas, doenças e ervas daninhas. Desafio constante à produção agrícola no Brasil e no mundo, visto que não sendo controladas, podem arruinar a produção. → Agrotóxicos (Brasil) – Fitossanitários (Argentina) – Fitofarmacêuticos (União Europeia) → Os agrotóxicos são utilizados pelos agricultores no mundo todo. Não é uma prática isolada do agricultor brasileiro. Processo de registro de agrotóxicos – críticas e sugestões.

→ Na União Europeia o Regulamento nº 1107/2009, sobre produtos fitofarmacêuticos, possui considerações que merecem destaque: → A utilização de produtos fitofarmacêuticos constitui um dos meios mais importantes para proteger os vegetais e os produtos vegetais contra organismos prejudiciais, incluindo infestantes, e para melhorar a produção agrícola. → Os produtos fitofarmacêuticos também podem, contudo, ter efeitos desfavoráveis sobre a produção vegetal. A sua utilização pode envolver riscos e perigos para o homem, para os animais e para o ambiente, nomeadamente se forem colocados no mercado sem terem sido testados e autorizados oficialmente e se forem utilizados de forma incorreta.

Processo de registro de agrotóxicos – críticas e sugestões. → O objetivo do presente regulamento é, pois, incrementar a livre circulação de tais produtos e garantir a sua disponibilidade nos Estados-Membros. → Observa-se que o Regulamento da EU está lastreado por uma Política bem definida para o Bloco que destaca: - O reconhecimento da importância do produto; - A necessidade de cuidados com seu uso; e - A relevância do incremento da livre circulação e garantia da disponibilidade.

Processo de registro de agrotóxicos – críticas e sugestões. → No Brasil temos: - Lei dos Agrotóxicos nº 7.802/ Decreto nº 4.074/ Três órgãos envolvidos no registro: MAPA, Anvisa, Ibama. → Do sistema atualmente em vigor, destaca-se: - Não corresponde à legislação uma Política de Estado bem definida, nem uma posição clara de Governo sobre os agrotóxicos; - Divergência entre os órgãos, inclusive sobre a necessidade e segurança dos produtos; - Pouco comprometimento com garantia da disponibilidade dos produtos aos agricultores; - Contaminado com a tensão entre disputa de mercados por empresas com produtos patenteados e produtos genéricos.

Processo de registro de agrotóxicos – críticas e sugestões. → O agricultor não é usuário direto do sistema de registro, mas sofre com o resultado medíocre do sistema: - Poucos produtos no mercado, baixa concorrência; - Contribui para aprofundar as distorções da distribuição da renda gerada pelo agronegócio brasileiro; - Dificulta o cultivo, especialmente o cultivo de frutas e verduras.

Processo de registro de agrotóxicos – críticas e sugestões. → Proposta: - Modificar o sistema de registro de agrotóxico, instituir modelo semelhante ao da CTNBio; - Desenvolver uma política para os agrotóxicos, reconhecendo sua necessidade para a produção agrícola; - Criar um ambiente favorável ao estimulo da concorrência e ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Obrigado! Reginaldo Minaré Representante da CNA