Fórum Nacional: 15 anos de luta pela prevenção e erradicação do Trabalho Infantil www.fnpeti.org.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
São Tomé e Príncipe, 03 e 06 de dezembro de 2012
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Redes, cidadania e o campo sóciopolítico dos direitos da infância e da adolescência.
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
MESA REDONDA: A Interface da Políticas Públicas e
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
CAPACITAÇÃO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
Educação: Resposta certa contra o Trabalho Infantil
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS E POLITICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Implementação do Plano Nacional do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência.
Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso 201 0
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
VOCÊ “AINDA” TEM COMPROMISSO
Trabalho Infantil O trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho,
Desafios para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
Formação e Organização Sindical para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil nos Países do Cone Sul 13 a Assunção - Paraguai.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
. ( Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder.
SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES A Secretaria de políticas para crianças e adolescentes tem como plano estratégico atuar e.
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Direito à educação infantil de qualidade é tema da SAM 2012
Um olhar sobre a Rede de Atenção e Proteção Social de Cascavel:
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
APRENDIZAGEM/ Formação Profissional: Direito e Oportunidade para o Ingresso de Adolescentes no Trabalho.
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
Primeira Infância e Direitos Humanos
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Fórum Nacional de Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil
Seminário Nacional “Nas Trilhas da Proteção Integral de Crianças e Adolescentes” 16 de outubro de 2015 Recife/PE.
Garantia de direitos aos cidadãos DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
DIREITOS HUMANOS INSTRUMENTOS NORMATIVOS
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Carta de Brasília pela Erradicação do Trabalho Infantil Outubro de 2012.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Hildete Pereira de Melo Faculdade de Economia UFF.
Outubro de 2015 SITUAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – PBF NA BAHIA: Condicionalidades de Saúde
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/SNPDCA/SDH Disque Denúncia Nacional
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Combate ao trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente Mato Grosso do Sul Regina Rupp Catarino Auditora-fiscal do trabalho.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL Conceito de Trabalho Infantil * Atividade econômica e/ou de sobrevivência, com ou.
Direito da Infância e da Adolescência
Transcrição da apresentação:

Fórum Nacional: 15 anos de luta pela prevenção e erradicação do Trabalho Infantil

Trabalho Infantil no Brasil (crianças e adolescentes de 5 a 17 anos) 47,5% de redução do Trabalho Infantil entre 1992 e 2008 Fonte: PNADs / IBGE

4,5 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham Idade Números 5 a 9 anos mil 5 a 14 anos - 1,3 milhão 5 a 15 anos - 2,1 milhões 16 a 17 anos - 2,2 milhões 2,99 milhões de adolescentes acima de 14 anos trabalham 160 mil acima de 14 anos são aprendizes 360 mil entre 16 e 17 anos têm carteira assinada 2,4 milhões trabalham sem carteira assinada... Fonte: PNAD 2008

Medidas que contribuíram para a redução do Trabalho Infantil Sancionada a Lei 8.069, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA O Brasil ratifica a Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU Implantado no Brasil o Programa para a Eliminação do Trabalho Infantil – IPEC da OIT 1994 – Criado o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil Implementado o Programa de Ações Integradas – PAI. As primeiras crianças são retiradas do trabalho nas carvoarias de MS

Medidas – Criado o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, pelo Governo Federal Núcleos de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente são criados pelo MTE Promulgada a Emenda Constitucional nº 20 (dezembro de 1998), que estabelece a idade mínima para o trabalho aos 16 anos A Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente é criada pelo MPT

Medidas... Ratificadas pelo Brasil as Convenções 182 e 138 da Organização Internacional do Trabalho – OIT Elaborado o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente pela CONAETI / MTE 2004 – Realizada a Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho pelo Fórum Nacional em parceria com os Fóruns Estaduais Publicadas pelo Fórum Nacional as avaliações sobre o Plano Nacional e a Integração do PETI ao Programa Bolsa Família

Medidas – Aprovada a Lista das Piores Formas de trabalho Infantil pelo Decreto (12 de junho) assinado pelo Presidente Lula 2009 – Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara rejeita a PEC 191/00 e as demais apensadas que propunham a redução da idade mínima para o trabalho. CCJ aprova o Requerimento para instalação de uma CPI sobre o Trabalho Infantil.

Medidas que levaram à perda do foco no Trabalho Infantil A redefinição, a partir de 2004, da atuação da fiscalização ao trabalho infantil pelo MTE A integração do PETI ao Programa Bolsa Família, em 2005.

Instalação da CPI sobre o Trabalho Infantil – suas piores formas Coordenação e implementação de medidas efetivas e eficazes de apoio e promoção das famílias com situação de trabalho infantil, pelo MDS Priorização da fiscalização do trabalho infantil em todas as suas formas, pelo MTE Centralidade das ações de enfrentamento ao trabalho infantil na Educação: educação de qualidade e escola em tempo integral para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos Desafios e propostas