MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
um desafio contemporâneo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
COMITÊS 2011 / 2012
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
CONTROLE SOCIAL E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009 PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PALMAS\TO 2009 PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Projetos Comunitários Lilian Kelian
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
NTE REGIONAL E SCOLA J OSÉ S ERAFIM R IBEIRO JARAGUARI MS PROGETEC RONAN IVO DE SOUZA.
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.

EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
1 O Formação pela Escola é uma proposta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED),
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 03/12/2010.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE

Desafios do FNDE Captação de recursos Gestão de programas Controle, monitoramento e assistência

O FNDE Acredita ser fundamental destinar recursos para programas educacionais como: PDDE, PTE, PNAE, Pli, FUNDEB, PDE-Escola, Prestação de Contas... (in)formar pessoas para que estes recursos sejam corretamente aplicados, fornecendo à comunidade local o controle social dos recursos repassados para a educação Mas também

Para que? Para que estes programas socialmente significativos, alcancem os resultados esperados e contribuam na melhoria da educação e das condições de vida de milhões de cidadãos que frequentam diariamente os bancos escolares.

EaD, aprendizagem e tutoria Surgiu para atender pessoas que residiam em locais de difícil acesso à escola; No decorrer do tempo, mostrou-se altamente eficiente, rápida, flexível e comunicativa; Esta em alta no mundo, sendo uma grande oportunidade das pessoas ampliarem seus conhecimentos.

Você aprende: Se associar o que está estudando ao que faz e já sabe; Se estabelece objetivos pro estudado, dando sentido ao curso em sua formação profissional e pessoal; Coloca-se em atitude de querer aprender com o material do curso, com o tutor e com os colegas; Se está no curso por interesse; Se orhganiza uma rotina de estudos.

Estudar e aprender é experiência pessoal e complexa Você consegue estudando individualmente, lendo e relendo os textos até compreender o que o autor está dizendo para então “trocar” idéias com o tutor e os colegas; É preciso fazer esforço pessoal para entender o texto em estudo, dando sentido ao que estamos lendo.

Principais Competências Trabalhadas estudar estudando ler e interpretar lendo e interpretando escrever escrevendo

O perfil do cursista influencia de forma significativa nas atividades dos tutores. Para o sucesso de um curso a distância destacamos a importância de um trabalho cooperativo entre tutor e cursistas..

O que é o Programa FormAção pela Escola? É uma parceria entre Governo Federal, representado pelo FNDE, os Estados e municípios.

- É! Parceria é algo que beneficia a todos os envolvidos no processo. - O Governo Federal através do FNDE quer divulgar o repasse de recursos financeiros destinados à educação e onde devem ser utilizados, para que haja maior controle social destes. - O Estado e o município ganham cidadãos mais conscientes e participativos, acompanhando a aplicação destes recursos. Parceria?

De forma direta: Conhecimento específico sobre quais são os repasses financeiros do FNDE ( automáticos, compulsórios e obrigatório ); Como são levantados estes recursos, Como são distribuídos e Como devem ser aplicados. O que ganha o cursista?

- Ao se inscrever para estudar os módulos do programa, você está provocando seu lado CIDADÃO. Com isto poderá contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, colaborando para tornar sua escola mais atraente, acolhedora e inclusiva. - Estará exercitando seu lado político que permite interferir em várias ações sociais. De forma indireta