Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Centro de Vigilância Sanitária
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Os Novos Marcos Regulatórios
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Vigilância em Saúde Ambiental
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
Montagem de Processo e Petição
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
CAMPO GRANDE - MS VIGILÂNCIA SANITÁRIA 03/06/2015
Direito à saúde e defesa do consumidor
Projeto Inclusão Produtiva com
GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.
Programa Vigilância dos Acidentes de Trabalho Fatais
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Disciplina: Educação Ambiental
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
vigilancia sanitaria e sus
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
Instituições de Direito Público e Privado Fontes do Direito - aula 05
Licenciamento, Monitoramento e Exercício Profissional.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Regulamentação da REDESIMPLES José Levi Mello do Amaral Júnior 1.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
REDESIMPLES Oficina de Licenciamento.  O Brasil ocupa a 174ª posição no ranking onde 189 economias são avaliadas no critério facilidade para abertura.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
Transcrição da apresentação:

Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos Gerais do Licenciamento Sanitário GRUPO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE BOTUCATU

SUS SISTEMA NACIONAL DE VISA BASES LEGAIS: Constituição Federal Lei /98 – Código Sanitário do Estado de São Paulo Decreto Estadual nº /00 Decreto Estadual nº /2010 – atual Via Rápida Paulista Portaria CVS 04, de 21 de março de 2011 e suas retificações. licença e cadastro Resolução SS, 72 de

Dimensões da vigilância sanitária Jurídica - Intervenção => restrição de direitos individuais para o bem da coletividade e defesa do interesse público -Poder de policia Política – Intervenção na produção de da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde (...) Tecnológica - o controle de bens de consumo que se relacionem com a saúde compreendidas todas as etapas de processo, da produção ao consumo o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

Dimensões da vigilância sanitária A Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Esta Lei regula em todo o território nacional as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente, eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.

Dimensões da vigilância sanitária O princípio da Precaução: De maneira geral, o Princípio da Precaução ultrapassa o da prevenção impondo às autoridades a obrigação de agir em face de uma ameaça de danos irreversíveis à saúde, mesmo que os conhecimentos científicos disponíveis não confirmem o risco. A precaução atua na incerteza científica e não existe por ela mesmo, se constrói a cada contexto. Foi utilizado pela primeira vez no direto Ambiental Alemão. Vorsorgeprinzip, nos anos 70.Consta da Convenção da Diversidade Biológica. Dec-Leg. Nº.2/94, da Convenção sobre mudança do clima. Dec-Leg.1/94.

SEVISA- SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA/SP O Decreto Estadual nº de 6/6/00, FINALIDADE:Decreto Estadual nº de 6/6/00 Regulamentar a atuação das equipes municipais e estaduais que compõem o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (SEVISA), sendo o Centro de Vigilância Sanitária o órgão coordenador deste Sistema, harmonizando os procedimentos.

Nele se define que o Centro de Vigilância Sanitária - CVS é o órgão coordenador do SEVISA, o qual é composto pelas equipes municipais e estaduais de vigilância sanitária de todo o estado de São Paulo, cujo campo de atuação e procedimentos administrativos estão padronizados e regulamentados pela Portaria CVS 4/11.

Licença de Funcionamento: Ato privativo do órgão de saúde competente que permite o funcionamento dos estabelecimentos que desenvolvem atividades de acordo com a legislação sanitária vigente, cujo digito identificador de situação no número do CEVS é um. Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária: é o conjunto de dados de um estabelecimento que desenvolve atividade de interesse à saúde, cujo dígito identificador de situação do número CEVS é dois.

SISTEMA DE LICENCIAMENTO INTEGRADO: atual Via Rápida Empresa Municípios que aderiram ao sistema as licenças devem ser feitas unicamente pelo Via Rápida - Os estabelecimentos classificados de baixo risco no Sistema Integrado de Licenciamento receberão o Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) via Internet, sem inspeção prévia substituída por ato declaratório. - Os estabelecimentos classificados de alto risco no Sistema Integrado de Licenciamento serão encaminhados para as vigilâncias sanitárias para execução do processo convencional de licenciamento das normas, regras e exigências fixadas.

CNAE FISCALCOMPREENSÃO SITUAÇÃO CEVS SIL CÓDIGODESCRIÇÃO /01LAVANDERIASCompreende: Lavanderias que processam roupas hospitalares (lavanderias hospitalares autônomas e independentes de outro estabelecimento). 1ALTO

ENFIM... Atualmente o SEVISA e o VIA RÁPIDA EMPRESA se complementam para facilitar o usuário Baixo risco – toda atividade que receberá tratamento diferenciado e favorecido, dispensada de procedimentos de natureza presencial. Alto risco – toda atividade que será tratada como exceção, indicando a obrigatoriedade de procedimento de natureza presencial, com apresentação de documentos e vistorias prévias. Associação de perguntas – quando a CNAE não for suficiente para classificação de risco entre baixo e alto, o órgão associará perguntas sobre a forma de execução das atividades.

Sistema de Informação em Vigilância Sanitária – SIVISA e as tratativas de conexão com o Via Rápida Empresa - VRE Sistema de Informação nos 645 municípios : Facilidades por desde 2000, ter implantado um sistema de informação para o universo de atuação da VISA, atualmente com 85% implantado na plataforma WEB, portanto com informações on line. Conexão entre sistemas : De modo a garantir as competências tanto da Vigilância Sanitária enquanto autoridade delegada pelo estado, com a realização de inspeções a qualquer momento, quanto a interatividade com outros órgãos envolvidos no licenciamento integrado. Isto quer dizer, colocou em risco à saúde da população, perde o Certificado de Licenciamento Integrado (CLI).

FINALIZANDO... Vamos refletir SOBRE O SIGNIFICADO DO TRABALHO DA VISA O QUE FAZEMOS? PORQUE FAZEMOS? COMO FAZEMOS? ONDE FAZEMOS? QUAL A PERCEPÇÃO SOBRE O RESULTADO DO NOSSO TRABALHO?

A emissão da licença é importante para a vigilância sanitária? Funcionar de acordo com as normas sanitárias; Conhecimento das normas sanitárias; Gerenciamento e controle do risco

MUDANÇA DE PARADIGMA Desburocratização Desoneração Desenvolvimento Inovação Oportunidades ( COM RESPONSABILIDADE) Empreendedorismo PREVENÇÃO- PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DA POPULAÇÃO !!!