SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Advertisements

A LINHA © antónio de campos, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
Análise de Imagem (Martine Joly)
Gravura É a linguagem artística que permite múltiplas reproduções a partir de uma matriz. Cada reprodução é assinada, datada e numerada; não se trata.
Os elementos básicos da linguagem visual
Propriedade Gerais dos Materiais de construção
Introdução aos Princípios e elementos de design
Expressão Plástica Luz / Cor.
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
E. B. 2, 3 Jose Maria dos Santos Prof. Sandra Sousa
Artes Gráficas.
Texturas naturais Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na.
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
LEITURA DE IMAGENS.
OBJETIVO DO CURSOOBJETIVO DO CURSO Utilizar a câmera digital como forma de registro, atividade comercial e artística, com atenção e criatividade, articulando.
MEDIÇÃO 2 Prof. Cesário.
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Referencias Curriculares Nacionais
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
A estrutura e a forma.
CONSED – AULA N.º 14 PINTURA E ACABAMENTOS FINAIS
R e p r e s e n t a ç ã o LEITURA E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.
OS PARADIGMAS DA ARQUITETURA MODERNA
Por que se desenha.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
III Dimensões da ação humana e dos valores
Charters d'Azevedo cd.
COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
8ª SÉRIE/9° ANO Prof. Juliana Sena
Elementos Visuais.
PROFESSORA :Rosângela Alves
TEXTURAS Textura Texturas naturais Texturas artificiais.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS
Como fazer a leitura de obra de arte?
Bacharelado em Engenharia Civil
Percepção PPB Aula.
Elementos Visuais Forma Textura.
LEIS DE NEWTON.
Desenho basico de arquitetura
Metodologia Visual Dyogenes PERCEPÇÃO DA FORMA.
Arte Bizantina.
Dimensões do produto.
CUBISMO.
Prof. Edison Oliveira de Jesus
FORMAS NATURAIS/ARTIFICIAIS RELAÇÃO FORMA-FUNÇÃO ELEMENTOS DA FORMA
Arquitetura como linguagem
FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado
Revisão de Arte 9º Ano.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Coordenadora: Eliana Magalhães
Professor: Fábio Raimundo
Professor: Fábio Raimundo
A poética da linha “Desenhar é um hábito prematuro. Por ser tão simples é que surge tão cedo e é, com toda a certeza, a maneira mais direta de se registrar.
PINTURA.
Mecanicismo cartesiano
Desenhar espaços. Linhas orientadoras Na fase inicial de um desenho recorre-se habitualmente a linhas orientadoras, ou seja para tactear a posição das.
Ser coordenador Ser Coordenador. Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento:
Introdução a Química O que é química? Page 01 Luciana Melo Almeida É uma ramo da ciência que descreve a matéria, suas propriedades, transformações e.
A FORMA. É a configuração exterior de um objecto ou de um corpo. Tudo o que nos rodeia tem forma. A luz modela as formas, produzindo efeitos visuais variados.
Princípios de Composição Plástica
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Sobre a textura. A noção de textura relaciona-se com o contacto visual e táctil com o que nos rodeia. A textura é a pele de um corpo, de um qualquer corpo:
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Ilusões de Óptica. Algo parece mover-se nesta imagem:
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
A Textura Ao aspeto visual de qualquer superfície chama-se textura.
Transcrição da apresentação:

SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 - Geom. Configuração geométrica com duas dimensões. SUPERFÍCIE: forma de organização do espaço : presença simultânea de duas dimensões: Altura e Largura.

A superfície é o suporte, a base, onde os outros elementos podem se manifestar. A superfície é extremamente generosa e se doa para que os outros elementos da arte possam se expressar e normalmente "desaparece" para a nossa consciência. Ela é o primeiro elemento a ter uma realidade concreta, na sequência ponto, linha e plano. A linha e o ponto são imateriais enquanto que a superfície pode ser tocada (OSTROWER, 1983)..

A superfície é bidimensional, possui as duas dimensões da altura e largura. Quando tem suas bordas delimitadas, podemos dizer que a superfície é fechada. Mas pode ter também suas bordas abertas, tendendo, portanto a se unir com a superfície do fundo

São as áreas visíveis das formas, sua epiderme. Correspondem, principalmente, ao aspecto afetivo das mensagens visuais.visuais São as qualidades mais emotivas de uma imagem, responsáveis pelo caráter sensual ou climático de uma comunicação visual. Três são as características das superfícies em uma comunicação visual: a cor, a luminosidade e a textura. Embora não sejam independentes umas das outras, há obras que ampliam mais a expressão de uma ou de outra destas características.

Estas são as três qualidades que se pode observar em uma superfície, separadas apenas para fins de demonstração.

Dürer imita a textura dos pelos de uma lebre em sua pintura Lebre jovem, 1502

A textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a pele de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície “sentimos” se a superfície é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é por isso uma sensação visual ou táctil.

Áspera ou lisa, acolhedora ou espinhosa, a textura é a característica das superfícies que sentimos com o tato. A textura é a pele da comunicação visual, sendo a qualidade determinante da sensualidade das superfícies. É também uma determinante para definir o material de que são feitas as figuras e os objetos. Um piso de mármore, uma coluna de cedro, um tecido de veludo azul, anéis de ouro reluzente, a pele cálida e relaxada, todos são representados através de suas texturas.

textura de madeira textura de palha trançada textura de tecido textura de pedra

Aspectos visuais Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em: natural; artificial.

TEXTURAS NATURAIS Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na natureza. Ex.: Cascas de troncos de árvores, madeiras, folhas e rochas. Então textura significa ato de tecer,podemos observar texturas em todos os ambientes e materiais diversos.

tomate Pele humana Pele de lagarto alface Tronco de árvore

TEXTURAS ARTIFICIAIS São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados. O homem desde sempre tenta criar nas superfícies e objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.

Para obtermos texturas artificiais em uma representação gráfica, pode-se utilizar os seguintes processos:  fricção,  impressão  decalque  construção.

A textura artificial é a linha e o volume, também é um elemento visual nas artes, que sensibiliza uma superfície tornando-se qualquer material que deixa marcas, por exemplo: caneta, lápis, canetinha, giz de cera e tinta. Para criá-la, utilizamos pontos, linhas, formas repetidas, colocadas a uma mesma distância uma da outra, ou em distâncias variadas, criando padrões, o que dá uniformidade ou irregularidade à imagem criada.

Na pintura decorativa de ambientes, vários tipos de texturas podem ser aplicados a objetos, como móveis, ou a superfícies, como paredes. As texturas criadas são relevos feitos com o uso de diversos tipos de material, por exemplo: massa corrida; gesso; massa acrílica, etc.

Texturas na Arte Gustav Klimt (detalhe) Jackson Pollock Obra plástica anónima

Josep Guinovart Kandinsky

1.Atividade sobre textura e movimento

2. Atividade em grupo: Criar uma obra de arte envolvendo os diversos tipos de texturas.

3. Textura, linhas, ilusão de ótica (mão)

4. Atividade com CD utilizando a técnica de decalque