Escola secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Disciplina: Biologia e Geologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência, tecnologia e Qualidade de vida
Advertisements

-Clonagem Reprodutiva
Aplicações e consequências
Controvérsias Públicas
Sedentarismo e as Suas consequências.
Clonagem.
Um presente de Deus para os homens
Unidade 5 – Crescimento e Renovação Celular
 a) Anatomia Humana → Estrutura do corpo humano; ANATONE = CORTE  b) Fisiologia → Funcionamento do corpo (funções do corpo humano) e os papéis desempenhados.
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
s Dra. Claudia Batista Dr. Paulo de Tarso Frei Moser
Enfarte de Miocárdio.  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a.
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
Professor. Me: Hélcio Marques Junior Biólogo Mestre em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável Especialista em Docência Universitária 1.
E STUDO B ASE 8 ° ANO Professora: Néia Becker. FORMA E FUNÇÃO.
As aplicações do Genius X. No cenário atual do mundo dos negócios e da vida de um modo geral a tecnologia está substituindo muitas funções que antigamente.
Aulas 4 a 6 Bio B Pag 212.  É o ser que precede a fase adulta de um animal.
Desde cedo, tendo em conta as caraterísticas do nosso corpo, é-nos atribuído um sexo: MasculinoFeminino Apresentam órgãos sexuais externos diferentes.
AULA RESUMO EM POWER POINT
OVOGÊNESE E FOLICULOGÊNESE
Crescimento e Regeneração de Tecidos vs Diferenciação Celular
Uma das funções que caracteriza os seres vivos é a reprodução. É através dela que é assegurada a continuidade da vida. É pela reprodução que os seres.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
Reprodução e o Ciclo Haplodiplobionte
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Dying to see by Ralph Dahm Trabalho elaborado por: Carolina Gonçalves Diana Batista Diogo Casquiço Pedro Faria Vasco Conceição.
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
CÉLULAS ESTAMINAIS EMBRIONÁRIAS Joana Raquel Martins Veiga 11ºCTA 21 OUT 2011.
Prof. Heloisa Pandolpho. A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
Cód.: PIM-TDPS-HS-0043-Rev.02 UHE Belo Monte - Sítio Pimental.: 0 Nº 256 Segunda-feira PREVENÇÃO APR – ANALISE DE RISCO APR – ANALISE DE RISCO Nº 94 Terça-feira.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Crescimento e regeneração de tecidos VS diferenciação celular
Diversidade nos animais
Noções básicas de embriologia animal
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
 São indiferenciadas e possuem capacidade de se dividir indefinidamente  Podem diferenciar-se dando origem a diversos tipos de linhagens celulares 
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
CÉLULAS TRONCO.
 R Radicais livres são átomos ou moléculas com falta de electrões,por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para “roubar” electrões.
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
O texto argumentativo Metas Curriculares 8.º e 9.º anos
Profa. Adriana Nogueira
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
CICLO OVARIANO E MENSTRUAL
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
L4 Doenças e saúde do sistema nervoso CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
 Análise do Projeto - PITEC  Professores Ana Maria G Takahashi  Elisabete Elena Rato  Escola E.E. Prof. Antonio Lisboa  Disciplina(s) Todas do Ensino.
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
Os vírus. Vírus Não possuem célula Reproduzem-se somente dentro de células vivas Só possuem um tipo de material genético Podem passar por muitas mutações.
Calculo de Hoare Daniel Soares, Gabriel Alabarse Hernandez(150756) e Vanius Zapalowski(150843)
TECIDO MUSCULAR TECIDO MUSCULAR ALUNOS Cristian Cardozo Dos Santos Eduardo F. Sovrani Gian Carlos Mencatto Gustavo Mauricio Rodrigues Da Silva Henrique.
CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
Soroepidemiologia Prof. Leonardo Sokolnik de
Doenças Auto imunes Trabalho realizado por: Disciplina : Biologia
O CÂNCER BUCAL.
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Transcrição da apresentação:

Escola secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Disciplina: Biologia e Geologia

Introdução Como todos nós sabemos a clonagem é um processo pelo qual se obtém um clone. Um clone é um grupo de células genéticamente idênticas e descedentes de uma célula inicial. Nas plantas a clonagem ocorre naturalmente através da reprodução assexuada ou também através de técnicas de laboratório. Como ocorre nas plantas também ocorre nos animais a reprodução assexuada e também existe as técnicas de clonagem através de laboratório

Que tipos de clonagem!? Clonagem natural Clonagem induzida artificialmente Clonagem reprodutiva Clonagem embrionária Clonagem terapêutica

Clonagem Terapêutica A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos a clonagem para fins reprodutivos, difere no facto do blastocisto não ser introduzido no útero. Ele é utilizado em laboratório para a produção de células-tronco.células-tronco As células-tronco embrionárias são particularmente importantes porque são multifuncionais, isto é, podem ser diferenciadas em diferentes tipos de células. Podem ser utilizadas no intuito de restaurar a função de um orgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente devido a defeito genético (ex: doenças neurológicas, diabetes, problemas cardiacos, derrames, lesões da coluna cervical e doenças sanguíneas etc...).genéticodoenças neurológicasdiabetesproblemas cardiacosderrameslesões da coluna cervicaldoenças sanguíneas

As células-tronco adultas não possuem essa capacidade de se transformar em qualquer tecido. As células musculares vão originar células musculares, as células do figado vao originar células do figado, e assim por diante.células-troncomuscularesfigado Esta técnica tem como objetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente para transplante.

Vantagens... Seriam possíveis grandes avanços nomeadamente na resolução do problema da rejeição dos transplantes. Se uma pessoa recebe um tecido que provêm do seu próprio corpo, o sistema imunológico não o ataca Poder-se-ia substituir tecidos danificados por tecidos sãos, o que permitiria "curar" muitas enfermidades degenerativas que hoje não têm cura, como a doença de Parkinson, Alzheimer e certas debilidades cardíacas. A maioria dos investigadores acredita que a clonagem terapêutica pode revolucionar a medicina, ao permitir desenvolver todo o tipo de tecidos ( incluindo nervos, músculos, sangue e ossos) a partir de células mães, isto é, das que constituem um embrião com poucos dias antes de estas começaram a diferenciar-se.

Dificuldades... Em primeiro lugar, para obter um "embrião" para este processo, exige que muitas mulheres estejam na disposição de fornecerem ingloriamente os seus ovócitos, com o perigo de que se caminhe para o sacrifício injusto da mulher ou para a tão condenada comercialização de gâmetas femininos. Em segundo lugar, os clones de mamíferos até agora obtidos (ovelha Dolly e muitos outros) sofrem de várias doenças e malformações. É de supor que as mesmas deficiências afectem os tecidos obtidos pela clonagem terapêutica, que poderão ter efeitos negativos no paciente. A técnica de clonagem terapêutica é demasiado complexa e dispendiosa para se aplicar a cada paciente.

Ratos com Parkinson tratados através de clonagem celular Cientistas norte-americanos conseguiram obter melhorias neurológicas em ratos de laboratório que sofriam da doença de Parkinson depois destes terem recebido um transplante de células obtidas por clonagem terapêutica, revela a revista britânica “Nature”. Os cientistas do Memorial Sloan Kettering Câncer Center, de Nova Iorque, conseguiram, pela primeira vez, uma transferência nuclear satisfatória para tratar a doença, utilizando as próprias células do paciente. Os pesquisadores obtiveram células-tronco através de clonagem terapêutica, na qual conseguiram neurónios dopaminérgicos, isto é, danificados com a doença de Parkinson, que foram transplantados em ratos doentes.

Na clonagem terapêutica, também conhecida como transferência nuclear de células somáticas, o núcleo da célula de um doador é inserido num óvulo cujo núcleo foi extraído. A célula restante transforma-se em embrião a partir do qual é possível obter células-tronco diferenciadas e especializadas para realizar funções precisas no organismo. E porque a informação genética das células resultantes são do próprio doador não há o risco da rejeição, não sendo atacadas pelo sistema imunológicos depois do transplante. Segundo os cientistas, o método pode ser uma via eficaz para reduzir a rejeição aos transplantes e aumentar a recuperação em outras doenças. In Diário dos Açores 25/03/2008

Conclusão Com a realização deste trabalho fiquei a conhecer os vários tipos de clonagem, principlamente a clonagem terapêutica. Espero que daqui a uns tempos este método já seja muito eficaz e utilizado por todo mundo para poder salvar muitas vidas.

Webografia &idCanal=35