Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BARROCO Página Seguinte – 11º Ano.
Advertisements

Barroco PUC Goiás Departamento de Letras Literatura Brasileira II
Barroco Projeto Literário.
BARROCO.
B A R R O C O ????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Barroco Século XVII.
O BARROCO.
Você conhece essa imagem?
Barroco Século XVI-Xvii
Barroco A ARTE DA INDISCIPLINA.
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
Universidade Federal do Amapá
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
BARROCO.
A PARÁBOLA DO SEMEADOR Mateus 13:1-8,19-23.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
CLASSICISMO Renascimento.
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
Assunção de Maria.
UM RICO, DE NOITE, CHEGOU A JESUS A FIM DE SABER O CAMINHO DA LUZ; O MESTRE BEM CLARO LHE FÊZ ENTENDER: IMPORTA RENASCER!
LITERATURA INFORMATIVA
Séculos XVII e XVIII; Inspirado no fervor religioso e na passionalidade; Emoção superando a razão; Arte da fé; Produção de efeitos: óticos e ilusões,
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
A PARÁBOLA DO SEMEADOR ESTUDO PARA AS:
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
BARROCO Contexto histórico
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
BARROCO.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
“É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “É indigno de um homem não saber se defender pela palavra,
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO. Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Prof. Teófilo Beviláqua
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Escola Bíblica Dominical
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
A POÉTICA DO SÉCULO XVII. Allegro do Concerto de Brandemburgo nº 1 em F maior. J. S. Bach, BWV Regente: Karl Richter. Performance: Münchener Bach.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Silvia Helena.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Correntes do Barroco.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
BARROCO – “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
O BARROCO.
ARTE GÓTICA.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
TEOLOGIA & PRÁTICA DE CULTO As crenças e o jeito presbiteriano de adoração Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida.
Marco muitíssimo significativo a edição 2000 do JB News. São dois mil dias seguidos e ininterruptos que este periódico eletrônico está na web desde.
Vida Cristã: Nossa imagem na sociedade Colossenses 3:1-11  Buscar as coisas que são de cima;  Pensar nas coisas que são de cima;  Mortificar a natureza.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
BARROCO NO BRASIL 03/05/2016 ALPHA. CONTEXTO HISTÓRICO 1601 Prosopeia de Bento Teixeira Fundação da Academia Brasílica dos Esquecidos; Fundação.
CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO.
Profª Caroline Ferrari
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo

Barroco A arte da indisciplina

O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo e pelas dificuldades econômicas decorrentes do declínio do comércio com o Oriente.

Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.

1) A arte da contrarreforma 2) Conflito entre corpo e alma 3) O tema da passagem do tempo 4) Forma tumultuosa

Cultismo e Conceptismo O cultismo caracteriza-se pelo uso de linguagem rebuscada, culta, extravagante, repleta de jogos de palavras e do emprego abusivo de figuras de estilo, como a metáfora e a hipérbole. Veja um exemplo de poesia cultista: Ao braço do Menino Jesus de Nossa Senhora das Maravilhas, A quem infiéis despedaçaram O todo sem a parte não é todo; A parte sem o todo não é parte; Mas se a parte o faz todo, sendo parte, Não se diga que é parte, sendo o todo. (Gregório de Matos)

Já o conceptismo, que ocorre principalmente na prosa, é marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, nacionalista, que utiliza uma retórica aprimorada. A organização da frase obedece a uma ordem rigorosa, com o intuito de convencer e ensinar. Veja um exemplo de prosa conceptista: Para um homem se ver a si mesmo são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelhos e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister¹ luz, há mister espelho e há mister olhos. (Pe. Antônio Vieira) ¹mister: necessidade de, precisão.