PPL.com.pt CROWDFUNDING FINANCIAMENTO COLABORATIVO OUTUBRO 2013
Projectos Financiados CROWDFUNDING FINANCIAMENTO COLABORATIVO REWARDS Doações, filantropia e patrocínios onde quem contribui é gratificado através de prémios criativos e participações no projecto. Empréstimos de pessoas a pessoas (P2P lending), com uma taxa de juro pré-acordada entre as partes Investimento em troca de participação no capital social, nos lucros ou partilha de receitas DEBT EQUITY …
Mecânica “tudo-ou-nada”: Montante mínimo e prazo de angariação Montante mínimo angariado? Sim: promotor recebe os fundos e entrega recompensas aos apoiantes Não: fundos são integralmente devolvidos aos apoiantes COMO FUNCIONA
CROWDFUNDING NO MUNDO 450 plataformas “The Kickstarter Economy” “Crowdfunding is a rising alternative to conventional starter financing” filmes nomeados para os Óscares! Mercado global: 2011: $1.500m 2012: $2.800m 2013: $5.100m (E)
PPL.COM.PT 26 meses de operação 11,700+ utilizadores investidores 240,000€+ angariados 44% taxa sucesso 36€ transacção média seguidores 830+ candidaturas 84 projectos financiados Actualizado em Outubro ª plataforma mundial acreditada pelo principal corpo da indústria (US CAPS) Gestão de plataforma exclusiva para projectos de cariz social promovidos por IPPSs e ONGs Organização do primeiro evento internacional em Portugal sobre Crowdfunding Membro fundador da Rede Europeia de Crowdfunding
FLUXO DOS PROJECTOS PPL CandidaturaPublicaçãoAcompanhamento Candidaturas são submetidas online Descrição do projecto, equipa, orçamento, plano de divulgação e implementação, recompensas, etc. Equipa PPL e parceiros analisam projectos. Processo de assessoria e mentoring. Durante o período de publicação, PPL e promotor divulgam a campanha Após o financiamento, PPL acompanha os desenvolvimentos do projectos Recompensas entregues
Prova de resiliência Primeiro teste ao promotor e ao seu plano Prova de conceito Teste real ao mercado Angariação de clientes + “embaixadores” Pré-venda User innovation Teste de preços Willingness-to-pay Bundling faz sentido? Visibilidade Preparação para futuros investimentos + DO QUE FINANCIAMENTO...
Vídeo promocional apelativo Sucinto (<2 mins) Objectivo Personalizado (“dar a cara”) Envolvimento com os apoiantes Agradecimentos e acompanhamento Divulgação intensa Segmentação: comunicação diferente para públicos diferentes Diversificação dos canais Resiliência Factores críticos
Mexetrada – Iniciativa de duas jovens designers para documentar e promover artesanato português Vem aí a Troika – Criada empresa para produção de jogo de cartas com tema actual. Já em vias de internacionalizar para Espanha, Itália e Grécia Música em Pó – Documentário sobre dez coleccionadores de vinyl. Realizado e produzido por Eduardo Morais, autor do documentário “Meio Metro de Pedra” Luís Tinoco, The Poppers, Primitive Reason, Frankie Chavez – Edição do álbum de compositores/artistas CASOS DE SUCESSO.PT +
CASOS DE SUCESSO.WW Reward-based Crowdfunding
CASOS DE SUCESSO.WW Debt-based Crowdfunding Fonte: Kiva website, Maio 2013 Equity-based Crowdfunding 2011: 2013: «Crowdcube eats its own dog food!»
PPL.com.pt CROWDFUNDING FINANCIAMENTO COLABORATIVO