Título do Trabalho:GRAU DE DEPENDÊNCIA FÍSICA À NICOTINA EM PARTICIPANTES DO PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO EM SÃO JOSÉ- SC NO PERÍODO DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Fatos sobre o tabaco.
Advertisements

TABACO: dados epidemiológicos
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
PROJETO DE CONTROLE DE TABAGISMO
Estudo de coorte retrospectivo
EPIDEMIOLOGIA DA TUBERCULOSE EM ARACAJU/SE NO PERÍODO DE 1984 A 2006
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
Estudos Observacionais
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Perfil clínico epidemiológico do vitiligo na criança e adolescente
PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO
AVALIAÇÃO DA ADESÃO DE MÉDICOS AO PROTOCOLO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA SILVA, JOANA. B. 1 ; RAMOS, MARCOS P.
Suzana E Tanni, Paula A B de Camargo, Nathalie I Iritsu, Massaki Tani e Irma Godoy A divulgação sobre os riscos do tabagismo mudou o conhecimento dos fumantes.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO
Tabagismo Ensino- Grade Curricular Área de Atuação Mesa Redonda 25/08/2007 II Congresso Brasileiro de Tabagismo-BH.
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
A EPIDEMIA A EPIDEMIA TABAGICA TABAGICA.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
LEVANTAMENTO DA MORBIMORTALIDADE EM IDOSOS COM FRATURA DE FÊMUR PROXIMAL EM TUBARÃO/SC Área de conhecimento: Medicina Fernanda Carolina Exterhötter Branco,
Prefeitura do Município de Catanduva-SP Secretaria Municipal da Saúde de Catanduva Resultados obtidos pelo Programa de Cessação do Tabagismo após a implantação.
UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
Presença de outros fumantes no domicílio reduz sucesso no tratamento do tabagismo? Presença de outros fumantes o domicílio reduz sucesso no tratamento.
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
O desafio em ajudar o paciente a parar de fumar
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Tabagismo e Fatores Associados Ilone Fabiane Rhoden Fabio Mulher
Análise dos resultados da implantação do Plano de Abordagem e Tratamento do Tabagismo (MS/INCA) em Unidade de Saúde (SUS) de Curitiba- Pr Luci Bendhack.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
 2011 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Jonathan M. Samet, MD, MS Diretor do Instituto para Saúde Mental da USC (USC Institute for Global.
 2007 Escola de Saúde Pública Bloomberg, Universidade Johns Hopkins (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health)  2007 Johns Hopkins Bloomberg School.
Orientadora: Alessandra de Oliveira
Introdução: Aumento da taxa de gêmeos em países desenvolvidos, decorrentes dos prováveis fatores: terapia de reprodução assistida (TRA) relacionada a gêmeos.
Prevalência de sintomas de rinite em adolescentes escolares do município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC. Alergologia e.
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Avaliação dos programas de controle do tabaco: ASSIST Frances Stillman, EdD Institute for Global.
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
“Rede de assistência e morbi-mortalidade da hipertensão arterial sistêmica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil” Geraldo Bezerra da Silva Junior, Maria.
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
VARIÁVEIS Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
O modelo de Cuidado Integrado na Saúde Suplementar Uma experiência no Rio de Janeiro Anelise Fonseca Médica, Doutora em Epidemiologia ENSP/Fiocruz Coord.
Cessação do tabagismo em grupos especiais: como motivá-los? IDOSOS Dra. Maria Eunice M. Oliveira Responsável pelo Programa de Tabagismo do Hospital N.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
Hiperdia Tarsila Cunha.
PROJETO ANTI-TABAGISMO
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Avaliar o estado nutricional das crianças que estudam na Escola de Educação Básica Professora Angélica Cabral no município de Tubarão – SC.(PUIC), Ciências.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
MORTALIDADE E MORBIDADE HOSPITALAR DAS DOENÇAS ENDÓCRINAS E METABÓLICAS: UM ESTUDO DE CARGA DE DOENÇA NA GRANDE FLORIANÓPOLIS. Área de conhecimento: Medicina,
PROGRAMA ANTI- TABAGISMO Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste Coordenadora: Mariangela Casanova.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
Transcrição da apresentação:

Título do Trabalho:GRAU DE DEPENDÊNCIA FÍSICA À NICOTINA EM PARTICIPANTES DO PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO EM SÃO JOSÉ- SC NO PERÍODO DE 2004 A Área do conhecimento: Pneumologia. Ana Paula Pereira Plothow-PUIC – Curso de Medicina PB - UNISUL Jefferson Traebert -PUIC – Curso de Medicina PB - UNISUL Jane da Silva- PUIC – Curso de Medicina PB - UNISUL Introdução Tabagismo é amplamente reconhecido como uma doença epidêmica resultante da dependência de nicotina e classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas na Décima Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).(1) Essa dependência faz com que os fumantes se exponham continuamente à cerca de substâncias tóxicas, fazendo com que o tabagismo seja fator causal de aproximadamente 50 doenças diferentes destacando-se as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.(2,3) Devido a sua toxidade, o total de mortes no mundo, decorrentes do tabagismo, é atualmente, cerca de 5 milhões ao ano e se tais tendências de expansão forem mantidas, as mortes causadas pelo uso do tabaco alcançarão 10 milhões/ano em No Brasil, são estimadas cerca de 200 mil mortes/ano em conseqüência do tabagismo. (4,5) Para reverter essa situação, o Ministério da Saúde, assumiu através do Instituto Nacional de Câncer em 1989, o papel de organizar o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Esse Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes em nosso país, e a conseqüente morbimortalidade por doenças tabaco relacionadas. Para isso uma das estratégias é a promoção e apoio à cessação de fumar. A prefeitura municipal de São José, SC realizou de 2004 até 2007 o Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT), com promoção e apoio à cessação de fumar aos pertencentes do município. O protocolo utilizado para avaliação do fumante contém, entre outras, informações sobre o grau de dependência física à nicotina dos tabagistas, o qual é medido através do teste de Fagerström (6). O resultado do teste aplicado auxilia a decisão médica em indicar uso de medicamentos no tratamento de tabagismo. Embora o PMCT tenha sido efetuado durante mais de 3 anos em São José, até o presente não houve análise e divulgação do grau de dependência física dos tabagistas atendidos no período de implantação do programa. Essa informação pode ser importante, contribuindo na construção das ações que visam promover mais eficazmente a cessação do tabagismo no município, uma vez que o acesso ao tratamento medicamentoso da dependência à nicotina é relacionado ao grau de dependência física. Além disso, a divulgação científica do resultado obtido oferece oportunidade para maior conhecimento das características da dependência física em tabagistas brasileiros. Objetivos esse estudo tem como objetivo avaliar o grau de dependência física à nicotina em fumantes que participaram do Programa Municipal de Controle do Tabagismo em São José- SC no período de 2004 a 2007 Metodologia Realizou-se um estudo epidemiológico observacional de delineamento transversal. A população de estudo foi composta por prontuários de todos os indivíduos fumantes que participaram do Programa Nacional de Controle do Tabagismo em São José/SC no período de 2004 a A coleta de dados se deu por intermédio das informações contidas no formulário padrão empregado a todos os participantes do Programa, o que inclui o teste de Fagerström composto por seis perguntas. Após obtenção da autorização da administração da Policlínica de Campinas, São José para utilização dos prontuários dos participantes do programa, ocorreu a leitura dos mesmos para busca das informações dos pacientes. Os dados coletados referiram-se às características demográficas dos pacientes, idade tabagística e as perguntas do teste para posterior cálculo do grau de dependência. Tais informações foram cadastradas em um protocolo de pesquisa e os dados coletados foram inseridos no programa SPSS A análise dos dados foi realizada de forma descritiva, informando as proporções relativas às variáveis estudadas. Estudos de associação entre o grau de dependência e o sexo e à idade tabagística foram realizados por intermédio do teste do qui-quadrado ou prova exata de Fisher, com nível de significância de 5% (p<0,05). O projeto de pesquisa referente a esse estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê Ética em Pesquisa da Unisul, sendo garantido o sigilo de identidade dos participantes. Resultados De um número de 429 fumantes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo em São José-SC no período de 2004 a 2007, 62,0% (266) era do sexo feminino e a grande maioria era adulta (89,0%) (Tabela 1). A idade tabagística, ou seja, a idade com que os participantes iniciaram o ato de fumar foi mais prevalente na adolescência (63,2%) seguido por idade adulta (23,3%) (Tabela 2). A média da idade tabagística foi de 17 anos (DP= 9). Para avaliar o grau de dependência física à nicotina, foram coletadas as respostas referentes ao teste de Fagerström e seus resultados encontram-se na Tabela 3. O somatório dos pontos relacionados com as respostas referente às seis perguntas do teste de Fagerström é classificada em cinco graus de dependência: muito baixa, baixa, média, elevada e muito elevada. A média do grau de dependência física encontrada nesse grupo foi 6 (DP = 7). Os demais resultados são mostrados na Tabela 4. Os estudos de associação entre o grau baixo de dependência (0 a 6 pontos no teste) e grau elevado de dependência (7 a 10 pontos no teste) e gênero e idade tabagística são mostrados na Tabela 5. Os resultados mostraram não haver diferença estatisticamente significativa entre sexos (p=0,664). Já em relação à idade tabagística observou-se diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p=0,026). Conclusões Pode-se concluir que o grau de dependência física à nicotina em fumantes que participaram do Programa Municipal de Controle do Tabagismo em São José- SC no período de 2004 a 2007 foi alto, com uma média de 6 pontos no teste de Fagerström. O grau elevado de dependência se não se mostrou associado ao sexo, mas sim à idade tabagística. Referências 1- ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – Décima Revisão- (CID 10). Traduzido pela Faculdade de Saúde Pública de São Paulo - Centro Colaborador da OMS para Classificação de Doenças em Português - 4 ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, ROSEMBERG J. Pandemia do Tabagismo – Enfoques Históricos e Atuais. 1ª edição, São Paulo, (SP) Secretaria Estadual de Saúde US NATIONAL HEALTH INSTITUTE.Cigars: Health Effects and Trends. Monograph.Smoking and Tobacco Control, 9). (NIH Publication No ). 4- CÔRREA PCRP,BARRETO MS, PASSOS VMA. Métodos de estimativa da mortalidade atribuível ao tabagismo: uma revisão da literatura. Epidemiologia e Serviços de Saúde v. 17, n. 1. jan/mar ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS).The World Health Report: Reducing Risks and, Promoting Healthy Lifestyles. Geneva, Switzerland, FAGERSTRÖM, K.O. Measuring degree of physical dependency tobacco smoking with reference to individualization treatment, Addictive behaviors,3 ed Aline Sardinha; Angela Donato Oliva; Juliana D´Augustin; Flaviany Ribeiro; Eliane Mary de Oliveira Falcone. Intervenção Cognitivo- Comportamental com grupos para o abandono do cigarro. Rev. bras.ter. cogn. v.1 n.1 Rio de Janeiro jun Ciro kirchenchtejn; José Miguel Chatkin. Dependência da Nicotina. Jornal brasileiro de Pneumologia 30(supl 2).agosto Apoio Financeiro: Unisul