MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL Eduarda Gaige Isabella Azevedo Juliano Pellegrinello Laura Akemi Luana Treitny.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Advertisements

Energia das Biomassas.
IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução.
Professor Carlão. ENERGIA TEM COMO SER LIMPA? Professor Carlão Usina Hidrelétrica Prós: Eficiência em torno de 95% energia de baixo custo (combustível)
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Forum Democrático de Desenvolvimento Regional Sociedade Convergente Pelotas - 12/09/2008.
Cana de açúcar como ativo estratégico da agenda de mitigação de GEEs brasileira “O papel do setor sucroenergético na redução das emissões de gases e sua.
Eduardo Grijó - Analista de Projetos BRDE Política Industrial RS PROGRAMA Setorial Reciclagem e Despoluição PROGRAMA BRDE Produção Mais Limpa 1 O Fomento.
Fórum Democrático De Desenvolvimento Regional - FDDR Infra-Estrutura – Sub-grupo de energia Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul Julho.
AÇÃO EDUCACIONAL DE DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROJETO CARROCEIRO CIDADÃO Mauro Lúcio Salmente Autor do projeto.
CADASTRO AMBIENTAL RURAL: ANÁLISE DA SUA INFLUÊNCIA NA DINÂMICA DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Andrea Azevedo 1 Raoni Rajão 2 Marcelo Costa 2 Marcelo.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
PRU TEMAS PARA REDAÇÃO Da mesma forma que fazemos todo ano, separamos 20 assuntos que são sérios candidatos a serem escolhidos como tema.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.
“Mobilidade Verde – Compartilhamento de carros e bikes elétricas” Recife-PE. 05 de Agosto de 2015 Angelo leite – SERTTEL LTDA.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.
Gasolina, Diesel, Etanol, Biodiesel Modelo de Abastecimento HORÁRIOTEMASCONTEXTUALIZAÇÃO 14:00 às 15:30 ETANOL NA MATRIZ ENERGÉTICA - Aumento da participação.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS 1ª Semana Científico Cultural da FABES CIÊNCIAS CONTÁBEIS Alunos do 8º Período Apresentação: Luiz Auad Sheila.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°02 9ºAno.
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
SUSTENTABILIDADE 1920 A sociedade de PRODUÇÃO descobre a existência do CONSUMIDOR.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL CET-RIO Novembro 2012 METRÔ LINHA 4.
1º Audiência Pública para implantação da coleta seletiva Monte Alegre de Minas Professores : Msc. Vânia Figueiredo Bel. Leandro Silva.
Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Rio + 20:As questões ambientais que afetam as pessoas aqui e agora foram esquecidas ; verdade inconvenientes VISITANTES 190 PAÍSES ONG`s RIO +20.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Sugestões para minimizar o problema dos congestionamentos Prof. Leandro Lopes Prof. Paulo Fitz SEMINÁRIO SOS BR-116.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
ABR- Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus.
A ERRADICAÇÃO DE LIXÕES E INCLUSÃO SOCIAL DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. O papel das instituições federais e do Ministério das Cidades MINISTÉRIO.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
O NORTE COMO PLATAFORMA LOGÍSTICA MARÍTIMA PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO João Pedro Matos Fernandes Novembro de 2009.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
BELÉM, 31 DE MARÇO DE 2016 ACIDENTOLOGIA/VITIMAÇÃO NO TRÂNSITO LEI DO DESMONTE (12.977/14) 1.
Desafios da Mobilidade Urbana Dezembro 2013 Ministério das Cidades SEMOB – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana.
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
Além do livro de reclamações, o consumidor dos sectores regulados pela ARE (Água, Electricidade, Combustíveis, Transportes Colectivos Urbanos e Transportes.
Capítulo 2 Avaliar o Ambiente: Conceitos 1º Draft.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
 Energia Eólica.
Modelos e Desafios para Comercio Eletrônico Rogerio Cid Bastos
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa da CESAN Ludimila Marvila Girondoli Divisão de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos (M-DRH) André Luiz.
Cidades Modernas e Sustentáveis ALUNOS: ISABELLA, WESLEY, ESTEFANI ALMEIDA, KAROLAINE E RAFAELA FREITAS. 2º ANO “A”
Praça da Sociobiodiversidade.  Parcerias com Setor Empresarial (Castanha-do-Brasil e Borracha)  Fóruns de Diálogo com Setor Empresarial  Manuais de.
Commodities ambientais. Evolução do Conceito (Projeto CTA) Protocolo de Kyoto (1997) Projetos MDL Créditos de Carbono Passivo Ambiental.
O conceito de SUSTENTABILIDADE foi criado no começo da década de 80, por Lester Brown.
Clauber Leite Eliana Vileider Rossana Filetti Soranz.
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Garantias na compra de veículos usados na EU Maria João Escudeiro IV Jornadas de Direito do Consumo.
CAVALOS HISTÓRIA EVOLUÇÃO TRANSPORTES LEI AMBIENTAL LEGENDA FIXAR C
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
“Better growth” x Crescimento convencional do PIB.
AULA 2 REGULAÇÃO AMBIENTAL: TÉCNICAS OU INSTRUMENTOS.
Diagnóstico da Geração e Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos na Bacia do Rio Tubarão.
PAS-AUTO.  Marcos Junior  João Barbosa  Breno Zanon  Paulo  Patrick Fagundes  Hugo Silva  Jose Carlos Integrantes:
N3 Impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL Eduarda Gaige Isabella Azevedo Juliano Pellegrinello Laura Akemi Luana Treitny

OBJETIVO Realizar um projeto em favor da mobilidade sustentável, visando menos trânsito e poluição nas cidades através do incentivo da população a promover a coleta seletiva de lixo e uso do meio de transporte público sustentável.

MOBILIDADE URBANA  Grande desafio atualmente.  Aumento na frota de carros e motocicletas expressivo.  Consequências.

DADOS

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL  Diminuição do número de veículos gerando ao mesmo tempo menos poluição e fazendo com que a população participe

Bio Orbis Por um planeta mais sustentável

PROJETO

ENTREVISTA

BIOMETANO  Combustível a partir de biomassa, que pode ser dejetos de animais, lixo urbano como restos de alimentos, entre outras fontes.  Emite 70% menos poluentes em relação ao Diesel.  Não afeta o desempenho do ônibus em relação ao GNV(derivado do petróleo).  Transporte sustentável.  Alternativa econômica e ambientalmente viável para incrementar e diversificar a matriz energética nacional.

Biodigestores

COMO INCENTIVAR A POPULAÇÃO

População adquirir adesivos Colocar adesivos em seus sacos de lixo Caminhão de lixo passa para recolher Verificação dos resíduos e pesagem Créditos no cartão transporte

PROJETO

CENTRAIS DE COLETA 1.Terminal do Pinheirinho 2.Terminal do Cabral 3.Terminal do Guadalupe 4.Terminal de Santa Cândida 5.Praça Rui Barbosa

PENALIDADES  Caso a pessoa burle as regras pela primeira vez, será enviada uma carta para sua casa.  Em caso de repetição o cidadão deixaria de participar do projeto.

INVESTIMENTO  Construção de reatores de biogás, tendo juntamente purificadores;  Caminhões de lixo específicos;  Frota de ônibus movidos a Biogás;  Meios de comunicação para incentivar a população e explicar o funcionamento;

BENEFÍCIOS  Incentivo ao uso do Meio de Transporte Público  Incentivo para a separação do lixo  Redução de emissões de gases de efeito estufa, gerando créditos de carbono reconhecidos pela ONU.  Geração de novos empregos  Menos poluição sonora  Empresa verde/ sustentável  Redução do tráfego de carros e motocicletas.

Eu apoio o Biometano BUS!

REFERÊNCIAS Site Mobilize- Mobilidade urbana (15/04/ :56) Empresa Zorg (15/04/ :54) Ecodebate- ônibus movido a bio-metano no rio de janeiro (15/04/ :24) Geoenergetica – biometano 115/04/ :14)

Bio Orbis Por um planeta mais sustentável