Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Portal do Professor SEED/MEC
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Tecnologia da Informação e a Sociedade
Contexto de Educação a Distância
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
MOOC – Massive Open Online Course
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Redes Sociais e Mídias na Educação
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURRICULO +.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Revisão de Literatura.
Alan Ricardo COSTA Prof.ª Ms. Vanessa Ribas FIALHO O PROFESSOR DE E/LE: BUSCAS E POSSIBILIDADES NA INTERNET.
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Formação de Tutores a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Experiências do Grupo NUTED
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Atividade complementar 05
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Uso, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres Atividade complementar 06 Apresentação 05.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Web e suas Ferramentas.
Profa. Ms. Leticia Sangaletti 2015/2.  Trocas sociais  Revolução tecnológica.
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin.
Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales 1.
Transcrição da apresentação:

Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin

Objetivos Conhecer a evolução da internet, por meio de diferentes gerações; Refletir sobre os recursos educacionais para o processo de autoformação.

Tópicos 1.Recursos utilizados em EaD 2. Ferramentas de organização, gestão e comunicação em EaD 3. Ferramentas interativas do Moodle

A Evolução da Internet A web possibilita construção de novas formas de comunicação e distribuição da informação Conceitos de Aplicativo, Ciberespaço e Cibernética

Internet e Ferramentas

Gerações da Internet

WEB 1.0 1ª geração da internet Sua concepção era parecida com as outras mídias, como a TV e o rádio A interatividade era muito incipiente ( e bate- papos, como IRC) Surgiam os navegadores Mosaico e Netscape A partir de 1990, os usuários comuns adentraram em uma nova forma de comunicação com proporções globais.

WEB 2.0 Distribuição de conteúdos em massa, agregando a possibilidade de produção de conteúdos e difusão por meio da rede mundial de computadores Surgiam os blogs e publicação gratuita na web Ferramentas de interação - bate-papos, discos virtuais (Dropbox, Google Drive), redes sociais

Web 2.0 na Educação Surgimentos dos AVA’s – Moodle

WEB 3.0 Web inteligente (Web Semântica) propõe uma estrutura aos conteúdos das páginas Web Geração A busca contextualizada da informação

Os recursos educacionais da web para o processo de autoformação Os REA’s consistem em diversos materiais que ajudam na aprendizagem Compartilhar o conhecimento contribuindo para a democratização do saber Por que não disponibilizar os acervos das bibliotecas da universidade com suas monografias, teses e dissertações para uso público?

Os recursos da internet que permitem o acesso e utilização parcial

Redes Sociais como Recursos Educativos Conceito de Rede Social Redes sociais (educandos) x Redes sociais (educadores)

Creative Commons para o Fortalecimento de Construção do Conhecimento

Fórum Aula 05 Após a leitura e compreensão da aula 05 do seu material disponibilizado no AVA, discuta com seus colegas de que forma os Recursos Educacionais da Web contribuem para o processo de autoformação e aprendizagem. Vamos discutir o seguinte tema: As redes sociais podem colaborar para um aprendizado de forma lúdica ou é uma ferramenta que de certa forma pode prejudicar o aluno? Cite exemplos. Chat Aula 5

Referências Bibliográficas BIBLIOTECA DA USP. Acesso: 15 de abril de CREATIVE COMMOMS. Disponível em: Acesso em: 15 de abril de DIAS, Tatiane Domingos; SANTOS, Neide. Web Semântica: Conceitos Básicos e Tecnologias Associadas. Disponível: DOMÍNIO PÚBLICO. Disponível em: Acesso: 15 de abril de FUNDAÇÃO LEMMANN. Disponível em: Acesso em: 15 de abril de JOYE, Cassandra et. al. Educação a Distância. Fortaleza: IFCE, Palestra realizada no Festival Usina de Arte e Cultura, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em Outubro, Tradução Suely Rolnik. Revisão da tradução transcrita João Batista Francisco e Carmem Oliveira. Disponível em:.

Referências Bibliográficas ROSSINI, C.; GONZALEZ C. REA: o debate em política pública e as oportunidades para o mercado. IN: SANTANA, B.; ROSSINI C.; PRETTO, Nelson De Lucca (Org). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casada Cultura Digital Significado de Web Acesso em 15 de Abril TORRES, P. L., SIQUEIRA, L; M. M., Matos, E. L. As redes sociais como forma de compartilhamento de recursos educacionais Abertos no Ensino Superior. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 13, n. 38, p , jan./abr Universia livros. Disponível em:. Acesso em: 15 de abril de Wikipedia. Disponível: 15 de abril de YOUTUBE. Disponível em: Acesso em: 15 de Abril de