Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin
Objetivos Conhecer a evolução da internet, por meio de diferentes gerações; Refletir sobre os recursos educacionais para o processo de autoformação.
Tópicos 1.Recursos utilizados em EaD 2. Ferramentas de organização, gestão e comunicação em EaD 3. Ferramentas interativas do Moodle
A Evolução da Internet A web possibilita construção de novas formas de comunicação e distribuição da informação Conceitos de Aplicativo, Ciberespaço e Cibernética
Internet e Ferramentas
Gerações da Internet
WEB 1.0 1ª geração da internet Sua concepção era parecida com as outras mídias, como a TV e o rádio A interatividade era muito incipiente ( e bate- papos, como IRC) Surgiam os navegadores Mosaico e Netscape A partir de 1990, os usuários comuns adentraram em uma nova forma de comunicação com proporções globais.
WEB 2.0 Distribuição de conteúdos em massa, agregando a possibilidade de produção de conteúdos e difusão por meio da rede mundial de computadores Surgiam os blogs e publicação gratuita na web Ferramentas de interação - bate-papos, discos virtuais (Dropbox, Google Drive), redes sociais
Web 2.0 na Educação Surgimentos dos AVA’s – Moodle
WEB 3.0 Web inteligente (Web Semântica) propõe uma estrutura aos conteúdos das páginas Web Geração A busca contextualizada da informação
Os recursos educacionais da web para o processo de autoformação Os REA’s consistem em diversos materiais que ajudam na aprendizagem Compartilhar o conhecimento contribuindo para a democratização do saber Por que não disponibilizar os acervos das bibliotecas da universidade com suas monografias, teses e dissertações para uso público?
Os recursos da internet que permitem o acesso e utilização parcial
Redes Sociais como Recursos Educativos Conceito de Rede Social Redes sociais (educandos) x Redes sociais (educadores)
Creative Commons para o Fortalecimento de Construção do Conhecimento
Fórum Aula 05 Após a leitura e compreensão da aula 05 do seu material disponibilizado no AVA, discuta com seus colegas de que forma os Recursos Educacionais da Web contribuem para o processo de autoformação e aprendizagem. Vamos discutir o seguinte tema: As redes sociais podem colaborar para um aprendizado de forma lúdica ou é uma ferramenta que de certa forma pode prejudicar o aluno? Cite exemplos. Chat Aula 5
Referências Bibliográficas BIBLIOTECA DA USP. Acesso: 15 de abril de CREATIVE COMMOMS. Disponível em: Acesso em: 15 de abril de DIAS, Tatiane Domingos; SANTOS, Neide. Web Semântica: Conceitos Básicos e Tecnologias Associadas. Disponível: DOMÍNIO PÚBLICO. Disponível em: Acesso: 15 de abril de FUNDAÇÃO LEMMANN. Disponível em: Acesso em: 15 de abril de JOYE, Cassandra et. al. Educação a Distância. Fortaleza: IFCE, Palestra realizada no Festival Usina de Arte e Cultura, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em Outubro, Tradução Suely Rolnik. Revisão da tradução transcrita João Batista Francisco e Carmem Oliveira. Disponível em:.
Referências Bibliográficas ROSSINI, C.; GONZALEZ C. REA: o debate em política pública e as oportunidades para o mercado. IN: SANTANA, B.; ROSSINI C.; PRETTO, Nelson De Lucca (Org). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casada Cultura Digital Significado de Web Acesso em 15 de Abril TORRES, P. L., SIQUEIRA, L; M. M., Matos, E. L. As redes sociais como forma de compartilhamento de recursos educacionais Abertos no Ensino Superior. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 13, n. 38, p , jan./abr Universia livros. Disponível em:. Acesso em: 15 de abril de Wikipedia. Disponível: 15 de abril de YOUTUBE. Disponível em: Acesso em: 15 de Abril de