Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Treinamento no uso dos recursos SABi/Web Maria Cristina Bürger 2009.
Advertisements

BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Abertura da Apresentação Empresa Nota Control Tecnologia Ltda. Apresentação técnica Tema: Sistema ISS.Net e Nota Fiscal de Serviços.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
1 Aspectos Operacionais da Escolha e Sistemas Informatizados Rosalia de Castro Sousa Coordenadora de Produção e Distribuição Substituição.
Biblioteca / Centro de Recursos Relatório de Atividade 2013/2014 Continuação.
1 Applied Stats ™ Versão 4.4 Software para Controle Estatístico de Processos (CEP) em Tempo Real.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP PROGRAMA DE TREINAMENTO INTERNO _ CAPACITAÇÃO (DGP) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
Modelagem de Dados Aula 1.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO GERÊNCIA DE INOVAÇÃO Escola Automatizada Tecnologia RFID Educação a Distância Biblioteca.
AQUISIÇÃO Capacitação no Uso do SABi SUMÁRIO  Aquisição na UFRGS  Introdução: o que faz o módulo, características e pré- requisitos  Operação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFRGS O Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBU) é integrado pela Biblioteca Central, órgão coordenador, e bibliotecas setoriais,
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
Guia de Referência para Fornecedores Visão Fornecedor.
Prof. Thales Castro.  Porque modelar Software  A UML  Porque usar  Diagramas ◦ Diagrama de Caso de Uso.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
INTERFACE GUI Capacitação no Uso do SABi SUMÁRIO  Conexão SABi e Atualização do sistema  Recuperação da informação  Conexão SABi e Atualização.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
Princípios, Normas e Política de indexação
II ENCONTRO CETELI/UFAM-SAMSUNG DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.
A ferramenta ideal para a organização da sua biblioteca escolar.
PROJETO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO: SUPERMERCADO Danilo Camargo Diogo Formaggi Eduardo Luiz José Costa Leandra Palma.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
Carlos Alberto Vale da Costa
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
BIOE: localização e descrição de objetos educacionais digitais Fernanda Monteiro Veruska Costa.
Modelagem de CASO DE USO
© CopyRight - Modulo Secutity Solutions Todos os Direitor Reservados © 1 Como Está a Segurança da Informação no Governo do Estado de Minas Gerais.
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS Capacitação no Uso do SABi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Venícios Gustavo Santos Diretoria de Tecnologia da Informação Data: 19/02/2009 O BDA e os módulos FEAM SISEMA.
Diretório de Eventos em Ciências da Saúde - DirEve Sarah Maria Viola de Oliveira Fontes de Informação Referenciais - FIR PFI/BIREME/OPS/OMS São Paulo,
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
09/03/2009Curso de LIS - Apresentação Localizador de Informação em Saúde - LIS Luciano Soares Duarte Supervisor Fontes de Informação Referenciais - FIR/PFI.
Recursos de informação na UAb: Portal b-on: sistema de pesquisa.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
Padrão TISS Conteúdo e Estrutura Julho/2009 Mauro Back.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
SABi - INTERFACE WEB Capacitação no Uso do SABi
Projeto de Terminologia da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde.
BANCO DE DADOS BASE DE DADOS – É UMA COLEÇÃO DE DADOS INTER- RELACIONADOS, REPRESENTANDO INFORMAÇÕES SOBRE UM DOMÍNIO ESPECÍFICO. EX.: LISTA TELEFONICA,
CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES Capacitação no Uso do SABi
MENU DE SERVIÇOS WEB Capacitação no Uso do SABi
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
Módulo Atendimento ao Servidor - SIGRH Ministrado: Luiz Vieira Deivid Fiorin.
Ciclo documentário. Objetivos das atividades documentais Selecionar, na massa de informações veiculadas, elementos de conhecimento, Fornecer a qualquer.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Banco de Dados. Banco de Dados: espaço reservado da memória para armazenar os dados/informações de maneira organizada. Alguns tipos de Banco de Dados:
Núcleo de Apoio Técnico Científico Biblioteca do CPqRR Procedimentos Operacionais Padrões – POPs EQUIPE: Chefia Omar dos Santos Carvalho - Vínculo: Servidor.
CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS

INTRODUÇÃO

SUMÁRIO  Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS)  Automação no SBU  SABi: módulos, bases de dados, interfaces, produtos, documentação e habilitação para uso.  Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS)  Automação no SBU  SABi: módulos, bases de dados, interfaces, produtos, documentação e habilitação para uso.

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFRGS - SBUFRGS  1 Biblioteca Central - coordenação técnica do SBUFRGS  32 bibliotecas setoriais:  30 localizadas em 4 campi em Porto Alegre, 1 em Imbé e 1 CLN, 1 biblioteca escolar e 1 biblioteca depositária da ONU  procedimento centralizado:  aquisição por compra via Biblioteca Central  procedimentos descentralizados:  aquisição em biblioteca setorial, gerência de acervo, circulação, caixa e agendamento  procedimento descentralizado e cooperativo:  processamento técnico  1 Biblioteca Central - coordenação técnica do SBUFRGS  32 bibliotecas setoriais:  30 localizadas em 4 campi em Porto Alegre, 1 em Imbé e 1 CLN, 1 biblioteca escolar e 1 biblioteca depositária da ONU  procedimento centralizado:  aquisição por compra via Biblioteca Central  procedimentos descentralizados:  aquisição em biblioteca setorial, gerência de acervo, circulação, caixa e agendamento  procedimento descentralizado e cooperativo:  processamento técnico

COMUNICAÇÃO COM O SBUFRGS  Site  reúne e disponibiliza as informações e a documentação relativa ao SABi e ao Lume  formulários de solicitações e esclarecimento de dúvidas (RT) com relação ao SABi   alertas de alteração nos procedimentos de sistema,  alertas de fechamento de sistema e alteração de datas de devolução e  divulgação de atividades/eventos  Telefone  esclarecimento com relação ao uso dos formulários de Solicitações e esclarecimento de dúvidas (RT)  questões urgentes relacionadas à circulação  Site  reúne e disponibiliza as informações e a documentação relativa ao SABi e ao Lume  formulários de solicitações e esclarecimento de dúvidas (RT) com relação ao SABi   alertas de alteração nos procedimentos de sistema,  alertas de fechamento de sistema e alteração de datas de devolução e  divulgação de atividades/eventos  Telefone  esclarecimento com relação ao uso dos formulários de Solicitações e esclarecimento de dúvidas (RT)  questões urgentes relacionadas à circulação

SABi SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS DA UFRGS

AUTOMAÇÃO NO SBUFRGS  Década de 1970 até 1997  uso de softwares desenvolvidos na UFRGS  módulos implantados: registro bibliográfico e recuperação da informação  necessidade de ampliação e modernização do SABi versão Isis para abranger todas as rotinas das bibliotecas  1998  estudo e análise de softwares disponíveis no mercado  Década de 1970 até 1997  uso de softwares desenvolvidos na UFRGS  módulos implantados: registro bibliográfico e recuperação da informação  necessidade de ampliação e modernização do SABi versão Isis para abranger todas as rotinas das bibliotecas  1998  estudo e análise de softwares disponíveis no mercado

SABi VERSÃO ALEPH Características gerais  Utiliza software Aleph, versão 20.01, desenvolvido pela empresa Ex Libris  Gerência integrada das atividades e serviços das bibliotecas e do catálogo on-line do SBUFRGS  Módulos específicos para administração de cada atividade da biblioteca  Interfaces diferentes para a equipe da biblioteca e para o usuário  Integração com outros bancos de dados da Universidade  Uso de padrões e normas internacionais: MARC21 para registro bibliográfico ISO 2709 e ANSI Z39.2 para intercâmbio de dados Características gerais  Utiliza software Aleph, versão 20.01, desenvolvido pela empresa Ex Libris  Gerência integrada das atividades e serviços das bibliotecas e do catálogo on-line do SBUFRGS  Módulos específicos para administração de cada atividade da biblioteca  Interfaces diferentes para a equipe da biblioteca e para o usuário  Integração com outros bancos de dados da Universidade  Uso de padrões e normas internacionais: MARC21 para registro bibliográfico ISO 2709 e ANSI Z39.2 para intercâmbio de dados

MÓDULOS Aquisição e Periódicos procedimentos de aquisição de documentos por compra/doação e controle das coleções de periódicos Catalogação (e Itens) registro de autoridades, registro bibliográfico e dos exemplares dos documentos Circulação registro de empréstimos, devoluções, renovações, reservas de documentos, pagamento de débitos e agendamento para uso de equipamentos e salas de estudo Aquisição e Periódicos procedimentos de aquisição de documentos por compra/doação e controle das coleções de periódicos Catalogação (e Itens) registro de autoridades, registro bibliográfico e dos exemplares dos documentos Circulação registro de empréstimos, devoluções, renovações, reservas de documentos, pagamento de débitos e agendamento para uso de equipamentos e salas de estudo

BASES DE DADOS  Base bibliográfica (URS01): contém registros bibliográficos  Base de autoridades (URS10): contém registros de autoridade  (entradas autorizadas de assunto, código CNPq, disciplina de graduação, entidade, evento, macrodescritor, nome pessoal, série e título uniforme, usadas no registro bibliográfico e remissivas de nome pessoal)  Base administrativa (URS50): contém registro de itens, de transações de circulação, de caixa e de dados de aquisição dos documentos  Base bibliográfica (URS01): contém registros bibliográficos  Base de autoridades (URS10): contém registros de autoridade  (entradas autorizadas de assunto, código CNPq, disciplina de graduação, entidade, evento, macrodescritor, nome pessoal, série e título uniforme, usadas no registro bibliográfico e remissivas de nome pessoal)  Base administrativa (URS50): contém registro de itens, de transações de circulação, de caixa e de dados de aquisição dos documentos

AUToridades BIBliográfica ADMinistrativa URS01 URS50 URS10 URS = UFRGS RELAÇÃO ENTRE AS BASES DE DADOS

ADMinistrativa URS50 Bibliotecas setoriais Bib B Bib CBib DBib EBib FBib GBib A ESTRUTURA DA BASE ADMINISTRATIVA

BASES BIBLIOGRÁFICA E DE AUTORIDADES Característica especial  bases formadas a partir de registros convertidos do SABi versão Isis que adotava catalogação descentralizada e não cooperativa  Inconsistências  Bases bibliográfica e de autoridades contêm:  registros duplos para o mesmo documento  entradas de autoridade diferentes para o mesmo autor  entradas diferentes para um mesmo assunto devido à inexistência de linguagem comum de indexação para o SBUFRGS  todas as entradas de assunto foram registrados em campo geral de assunto. Entradas de título uniforme e nome geográfico como assunto foram registradas neste campo e estão sendo transferidos para os campos específicos previstos no SABi versão Aleph  registros com palavras grafadas sem acentuação e sem cedilha Característica especial  bases formadas a partir de registros convertidos do SABi versão Isis que adotava catalogação descentralizada e não cooperativa  Inconsistências  Bases bibliográfica e de autoridades contêm:  registros duplos para o mesmo documento  entradas de autoridade diferentes para o mesmo autor  entradas diferentes para um mesmo assunto devido à inexistência de linguagem comum de indexação para o SBUFRGS  todas as entradas de assunto foram registrados em campo geral de assunto. Entradas de título uniforme e nome geográfico como assunto foram registradas neste campo e estão sendo transferidos para os campos específicos previstos no SABi versão Aleph  registros com palavras grafadas sem acentuação e sem cedilha

INTERFACES  GUI Uso exclusivo da equipe da biblioteca para:  recuperação da informação, registro de autoridades, descrição bibliográfica, registro de itens e de coleções de periódicos, circulação de coleções, caixa e aquisição de documentos  WEB Uso pelos usuários da biblioteca para:  consulta ao catálogo on-line, às transações de circulação e caixa, renovação/reserva de itens, cadastro de perfis no DSI e acessar outras informações/serviços  GUI Uso exclusivo da equipe da biblioteca para:  recuperação da informação, registro de autoridades, descrição bibliográfica, registro de itens e de coleções de periódicos, circulação de coleções, caixa e aquisição de documentos  WEB Uso pelos usuários da biblioteca para:  consulta ao catálogo on-line, às transações de circulação e caixa, renovação/reserva de itens, cadastro de perfis no DSI e acessar outras informações/serviços

PRODUTOS  Catálogo on-line do SBUFRGS  Uso dos registros bibliográficos de produção intelectual (PI) para alimentar:  cálculo de índices departamentais de produtividade, que definem a progressão funcional  relatórios individuais de PI no Portal do Servidor e na Web  Lume - Repositório Digital da Universidade que centraliza o armazenamento de documentos digitais, originais ou digitalizados que são PI ou de interesse institucional  Catálogo on-line do SBUFRGS  Uso dos registros bibliográficos de produção intelectual (PI) para alimentar:  cálculo de índices departamentais de produtividade, que definem a progressão funcional  relatórios individuais de PI no Portal do Servidor e na Web  Lume - Repositório Digital da Universidade que centraliza o armazenamento de documentos digitais, originais ou digitalizados que são PI ou de interesse institucional

DOCUMENTAÇÃO  Manuais:  Políticas & Procedimentos  Registro de autoridades  Registro bibliográfico  Registro de itens & Impressão de etiquetas  Importação de registros bibliográficos MARC  Tabelas auxiliares  Aquisição  Controle de coleções de periódicos  Circulação de coleções & Caixa  Disponíveis em:  Manuais:  Políticas & Procedimentos  Registro de autoridades  Registro bibliográfico  Registro de itens & Impressão de etiquetas  Importação de registros bibliográficos MARC  Tabelas auxiliares  Aquisição  Controle de coleções de periódicos  Circulação de coleções & Caixa  Disponíveis em:

HABILITAÇÃO PARA USO  Solicitar ao DPT-BC através do formulário disponível no  registro de operador e senha (pessoal e intransferível)  indicar o perfil de habilitação do operador  Para o presente curso  Operador: TESTE  Senha: TESTE  Solicitar ao DPT-BC através do formulário disponível no  registro de operador e senha (pessoal e intransferível)  indicar o perfil de habilitação do operador  Para o presente curso  Operador: TESTE  Senha: TESTE

SUMÁRIO DO CURSO  Interface de trabalho: GUI  Conexão ao SABi & Atualização do sistema  Recuperação da informação  Catalogação: registros de autoridades e bibliográfico  Aquisição  Itens  Periódicos  Circulação  Produção intelectual na UFRGS  Menu de serviços WEB: relatórios, consultas, sistema & inventário  Pesquisa Web  Interface de trabalho: GUI  Conexão ao SABi & Atualização do sistema  Recuperação da informação  Catalogação: registros de autoridades e bibliográfico  Aquisição  Itens  Periódicos  Circulação  Produção intelectual na UFRGS  Menu de serviços WEB: relatórios, consultas, sistema & inventário  Pesquisa Web

OBJETIVO GERAL  Capacitar os novos bibliotecários do SBUFRGS, ou aqueles em processo de nova capacitação, no uso dos módulos do SABi, considerando os requisitos de conhecimento de catalogação, do formato MARC21 de registro bibliográfico/de autoridades e das políticas e procedimentos comuns a todas as bibliotecas, para a eficiente utilização do sistema e prestação de serviço de informação qualificado à comunidade da UFRGS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Divulgar a documentação do SABi disponível no site manuais dos módulos e de políticas e procedimentos, tabelas auxiliares, publicações e alertas da Biblioteca Central para as bibliotecas do SBUFRGS;  Apresentar as diferentes planilhas de registro de informações bibliográficas (livro, mapa, tese, música, material audiovisual, analítica, etc.) e de autoridades (nome pessoal, entidade, evento, assunto e série) e os procedimentos de inclusão de remissivas de nome pessoal na base de Autoridades;  Divulgar a documentação do SABi disponível no site manuais dos módulos e de políticas e procedimentos, tabelas auxiliares, publicações e alertas da Biblioteca Central para as bibliotecas do SBUFRGS;  Apresentar as diferentes planilhas de registro de informações bibliográficas (livro, mapa, tese, música, material audiovisual, analítica, etc.) e de autoridades (nome pessoal, entidade, evento, assunto e série) e os procedimentos de inclusão de remissivas de nome pessoal na base de Autoridades;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Demonstrar os diversos recursos de pesquisa oferecidos pelas interfaces GUI e WEB do SABi: pesquisa simples, avançada e por listas, uso de filtros e de operadores booleanos e uso de índices para recuperação de informações;  Orientar sobre as políticas e procedimentos de registro da produção intelectual (PI) gerada pelo corpo docente e técnico da Universidade;  Orientar sobre os recursos do menu de Serviços WEB do SABi como instrumentos auxiliares na gerência das bibliotecas e de seu processamento técnico;  Demonstrar o uso dos formulários de solicitações para esclarecimento de dúvidas das bibliotecas (solicitações - RTs).  Demonstrar os diversos recursos de pesquisa oferecidos pelas interfaces GUI e WEB do SABi: pesquisa simples, avançada e por listas, uso de filtros e de operadores booleanos e uso de índices para recuperação de informações;  Orientar sobre as políticas e procedimentos de registro da produção intelectual (PI) gerada pelo corpo docente e técnico da Universidade;  Orientar sobre os recursos do menu de Serviços WEB do SABi como instrumentos auxiliares na gerência das bibliotecas e de seu processamento técnico;  Demonstrar o uso dos formulários de solicitações para esclarecimento de dúvidas das bibliotecas (solicitações - RTs).