Problema do Empacotamento (Bin Packing) Heurística Simulated Annealing Dionatan de Souza Moura Lucas Nowaczyk Seadi Tobias Brignol Petry.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRASP Greedy Randomized Adaptative Search Procedure
Advertisements

Alocação de Salas Via Simulated Annealing
Inteligência Computacional para Otimização Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto
David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados I DECOM – UFOP
Pesquisa em Memória Primária
David Menotti Estruturas de Dados I DECOM – UFOP
Algoritmos Aleatórios Para Optimização de consultas Artigo apresentado por: Daniel Martins David Martins
Sistemas Operacionais
Introdução aos Agentes Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização) Flávia Barros.
Abordagens para problemas NP-completos
SOMA  0 fim início Simulação do algoritmo que soma os valores dos primeiros números naturais até o número fornecido como entrada: leia N T
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I
PROBLEMA DO EMPACOTAMENTO
Inventando Funções Heurísticas
Ao final desta aula, a gente deve...
1 Sistemas Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização) Flávia Barros.
Sistemas Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização)
TROCA DE CALOR SENSÍVEL
Prof. Dr. Norian Marranghello Grupo 10 Hugo Brandão Uchôa Renato Moreno Peixoto de Mello Acessos não uniforme à memória.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Abordagens para Problemas Intratáveis Katia S. Guimarães
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
3.1.1.Calor Específico molar do gás
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Introdução à Robótica COLÉGIO DAMAS DE INSTRUÇÃO CRISTÃ.
Físico-Química / 9.º ano A Tabela Periódica Organização da Tabela Periódica Localização na Tabela Periódica.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Como funciona um motor?.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
Equilíbrio Químico Profa. Karen.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
Campus Pau dos Ferros Disciplina de Algoritmos Prof. Demétrios Coutinho INFORMÁTICA BÁSICA Algoritmos de Ordenação.
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
Programação para Internet Aula 06 Linguagem Java (Orientação a Objetos – Atributos e Métodos)
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Primeira lei da termodinâmica
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
Jean Carlo Mendes
Juliana Schivani Arranjo e Combinação
Heurística para maximização de contágio em redes Aluno: Marcos Vinicios Baragatti Orientador: Rafael de Santiago.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Constantes de um Gás Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra de gás possui; Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra.
 Apenas uma parte relativamente pequena do espaço de endereçamento dos programas é acessada em um instante qualquer  Localidade Temporal  Um item referenciado.
Teoria Geral de Sistemas
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Agenda 1. O Problema das 8 Rainhas 2. Hill Climbing
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
Diagramas de Sequência e Comunicação
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
1 1 Slide Programação Dinâmica Prof. Dr. Alexandre Pereira Salgado Junior.
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Listas Lineares Cristiano Arbex Valle Vinicius Fernandes dos Santos
Prof a Ana Carla Bittencourt Reis 1 Teoria das Filas.
PESQUISA OPERACIONAL PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO II **Construção de Modelos de Programação Linear I** Profa. Vitória Pureza 1º Semestre Aula 2.
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
Os Gregos 450 a. C. Leucipo e Demócrito Matéria era formada por uma unidade indivisível: o Átomo.
Calculo de Hoare Daniel Soares, Gabriel Alabarse Hernandez(150756) e Vanius Zapalowski(150843)
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
Propriedades Periódicas
PROGRAMAÇÃO BÁSICA NA HP-12C. A MÉMÓRIA BÁSICA DA HP-12C A MÉMORIA BÁSICA DA HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE POSSUI 8 LINHAS A HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE.
PROBLEMA DO EMPACOTAMENTO
Transcrição da apresentação:

Problema do Empacotamento (Bin Packing) Heurística Simulated Annealing Dionatan de Souza Moura Lucas Nowaczyk Seadi Tobias Brignol Petry

Apresentação do Problema Empacotar itens de tamanhos distintos em tonéis, de forma a minimizar a quantidade de recipientes, sem exceder as suas capacidades. Todos os tonéis tem capacidade igual. É permitido (entretanto, não é interessante) que haja espaço vago nos tonéis.

Definição do Problema Instância: n itens, cada um com seu tamanho associado, e uma capacidade de tonel. Formato de Solução: uma associação de cada item para um tonel (n:1), de forma que, para cada tonel, a soma dos tamanhos dos itens a ele associados não exceda a capacidade w. Objetivo: Minimizar o número de tonéis.

Apresentação da Heurística Simulated Annealing remete a um processo da metalurgia. Átomos, que se movimentam randomicamente com o calor, sofrem um resfriamento gradual, tendo mais chances de se realinharem em um estado de energia mais baixa. Annealing simulado escolhe soluções vizinhas randômicas, dependendo de uma probabilidade, em função de uma variável “temperatura”.

Apresentação da Heurística Com temperaturas altas, as soluções vizinhas tem boas chances de serem escolhidas, mesmo que o resultado da energia (função objetivo) seja pior do que o atual. Possibilita sair de “vales” no gráfico da função objetivo. Temperatura decresce ao longo da execução.

Apresentação da Heurística Com temperaturas baixas, a probabilidade de aceitar soluções vizinhas com mais energia diminuem. Entretanto, soluções vizinhas com energia menor têm sua probabilidade de escolha aumentada. Quando a temperatura tende a zero, a busca se assemelha a um algoritmo guloso.

Analogia Problema-Heurística Cada estado de alocação de itens aos tonéis corresponde a uma solução. Uma solução é dita vizinha quando apenas um item é trocado de tonel. Nessa troca, um item pode ser alocado para um tonel antes vazio. Da mesma forma, um item pode ser retirado de um tonel mesmo que ele fosse o único ali alocado.

Analogia Problema-Heurística A quantidade de tonéis utilizados equivale à energia. Em uma troca de solução atual por solução vizinha, a energia varia em no máximo uma unidade. Probabilidade de troca de solução depende da variação de energia (tonéis usados) e da temperatura (passos de execução).

Instâncias e Implementação As instâncias testadas estão disponíveis em: Cada uma corresponde a uma quantidade de itens, uma capacidade de tonel e os tamanhos de cada item. O código foi desenvolvido em Dev-Pascal (Bloodshed). O algoritmo de annealing que desenvolvemos foi baseado no pseudo-código disponível na Wikipedia: ealing&oldid=

Soluções Iniciais “Lazy Fit”: Aloca cada item a um tonel diferente (1:1). É o processo mais simples e que permite melhor visualização do efeito do Simulated Annealing. “First Fit”: Aloca cada item ao primeiro tonel com espaço suficiente. Devido a natureza das entradas em ordem decrescente, funciona ainda melhor (FFD). Produz soluções iniciais muito melhores, permitindo pouco avanço de eficiência com o SA.

Funcionamento A cada iteração, uma solução vizinha é sorteada. Caso sua energia seja menor do que a atual, a solução é salva como melhor até o momento. O laço é encerrado quando a temperatura atinge zero, ou quando o limite inferior é alcançado. Limite inferior: Soma dos tamanhos de todos os itens, dividida pela capacidade de tonel (seria a solução ótima se os itens pudessem ser quebrados!).

Funcionamento A solução é aceita ou não baseada em uma função de probabilidade. Para energia igual à atual, probabilidade de aceitação de 50%. maior inferior 0%Para energia menor (maior), a probabilidade é um pouco superior (inferior) a 50% em temperatura alta, e tende a 100% (0%) em temperaturas baixas.

Análise Tabela com soluções iniciais Lazy Fit e First Fit Decreasing para cada instância: InstânciasSolução do siteSolução LFTempo LFSolução FFDTempo FFD N1C1W1_A ms250 ms N2C2W2_F ms48375 ms N2C2W1_A ms42358 ms N3C2W4_O ms ms N4C3W4_R ms ms N1W1B1R ms19360 ms N2W2B2R ms210 ms N2W2B2R ms140 ms N3W3B3R ms290 ms N4W4B1R ms58375 ms HARD ms60375 ms HARD ms58376 ms

Análise A melhor solução é combinar Simulated Annealing com um bom chute inicial. A capacidade da máquina e o tempo de resposta desejado devem ser considerados para determinar a temperatura inicial. Ainda assim, é uma heurística: nem sempre haverá melhora nos resultados.