Agroecossistema como objeto de organização do conhecimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agricultura Sustentável apresentou novos caminhos para a implementação de estilos alternativos de desenvolvimento próprios a cada país transferência mimética.
Advertisements

Agricultura e políticas socioambientais rurais Anelise Angela Bernardon Douglas Bertoncelli Driéli Reiner Márcia Szabo.
Sistemas Tecnológicos Sustentáveis e Certificação Ambiental : a agropecuária Amazônica do futuro Paulo Choji Kitamura
Agosto/2015 Agricultura & Inovação: Rota para o Desenvolvimento Sustentável Agricultura & Inovação: Rota para o Desenvolvimento Sustentável PROGRAMA DE.
VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL EM MATO GROSSO DO SUL
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
Climograma Como calcular o volume de chuvas em mm?
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Eron Bezerra Doutor em Ciências.
Agenda regulatória dos resíduos sólidos 1 AUDIÊNCIA PÚBLICA Política Nacional de Resíduos Sólidos Plano Nacional de Resíduos Sólidos Diógenes Del Bel Diretor.
Agrupamento de escolas de Porto de Mós Escola Secundária de Porto de Mós Disciplina: Área de Integração Ano letivo Professora: Isaura Silva Diana.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Dimensão da Atenção Primária à Saúde PROBLEMA(S)PRESSUPOSTOSPERGUNTAS OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS)
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
Reflexões sobre as noções e os conceitos de área, superfície, espaço e território CNPM, 11 de outubro de 2005 Dr. Evaristo Eduardo de Miranda.
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DE PATO BRANCO OFÍCINA TÉCNICA 2: CAPATAÇÃO DE RECURSOS PRIVADOS PARA ENTIDADES DE CLASSE.
Tema.: Pequena e Média Propriedade Bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso ARNO SCHNEIDER Pecuarista no Município de Santo Antônio do Leverger-MT.
Novidades no GIFC em 2015 Leonardo Viana. Novo Site compatível com acesso móvel.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
A FEPAGRO NA VISÃO DA SOCIEDADE A Extensão Rural e a FEPAGRO Porto Alegre, 2008.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Áreas entre 850 e m de altitude Áreas entre e m de altitude Áreas acima de m de altitude Estado de Santa Catarina Proposta do Ministério.
Princípios da Agroecologia
Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Senado Federal.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Artesanato Políticas Culturais.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Campos de Pesquisa Avelino A. Rodrigues da Silva.
Escolha do tema 1ª ETAPA DO PROCESSO DE PESQUISA É o assunto que se deseja estudar e pesquisar. Responde`a pergunta: o que será explorado?
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
QREN Avaliação dos Sistemas de Incentivos. Sistemas de Incentivos QREN Principais Conclusões da Avaliação  Melhorias face a anteriores experiências de.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
O Fluxo Circular da Renda e as interconexões na economia
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
O Estado participa das territorialidades rurais uma vez que estimula, em momentos diferentes, os modelos de produção existentes. É o caso dos projetos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI Nº /12 Paulo Alexandre Mendes Assessoria de Gestão Estratégica Gabinete do Ministro 22/5/2014.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
III Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Meio Ambiente Paulo Romano Brasília, 17/11/2005.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
A Perspectiva URBIS MICRO-MESO em Belém: Possíveis Interfaces Ana Cláudia Cardoso Ana Paula Bastos Marcília Negrão Cláudia Nascimento Fabrício Guedes Alex.
Jamile Mileipe Sunamita Iris Costa Saber Ambiental: Do Conhecimento Interdisciplinar ao Diálogo de Saberes PRODEMA - UFPE.
Transcrição da apresentação:

Agroecossistema como objeto de organização do conhecimento

Biológicas Geoquímicas Cósmicas/Climáticas Biológicas Geoquímicas Cósmicas/Climáticas Econômicas Políticas Sócio-Culturais

Agroecossistema – ecossistema cultivado socialmente gerido

Para entender o funcionamento dos agroecossitemas precisamos aprofundar a compreensão de três dimensões A economia dos agroecossitemas A ecologia dos agroecossitemas As relações sociais nos agroecossitemas

Fonte:adaptado de Khatounian (2001) Abordar uma unidade de produção Agropecuária como um sistema Estrutura Estrutura Funcionamento Funcionamento Fluxos de matéria e energia Fluxos de matéria e energia Supra-sistemas Supra-sistemas

O Agroecossistema é a expressão de uma estratégia

Impacto sistêmico das inovações

Estratégias de Gestão da Fertilidade Estrada ( - ) Pasto Roçado Sorgoxguandu Silo esterco produtos para venda transferências via animal Riacho com beldroega Campo de agave abandonado

Roçado Capineira Pasto Capoeira Quintal Roçadinh o esterco produtos para venda transferências via animal Alzira Município: Solânea Região: Brejo Sítio: Filgueiras Propriedade da Dona Alzira Superficie: 1,5 ha Rebanho: 2 vacas, 2 bezerros, 1 jumento. Modelo: 3a com capineira. Obs: apesar de existir um curral, o mesmo não se constitui num espaço significativo de concentração de esterco Curral Forragem, pasto fora

Família – organização do trabalho Subsistema – lógica de distribuição espacial – formas de exploração

Praticas de manejo dos sistemas de cultivo vegetal

Sistemas Pecuários

Analise das trajetórias de inovação

Solânea e DRPA Remígio DRP Ambiental DRP Criação de Bovinos DRP da Diversidade de Feijões DRP Gestão da Fertilidade DRP Plantas Nativas DRP Circuitos comerciais DRPA Lagoa Seca DRP Recursos Hídricos 1999 DRP Plantas Medicinais

“A verdadeira novidade que perdura é a que retoma todos os fios da tradição e os tece fazendo um motivo que a tradição não pode tecer” Fernando Pessoa