O capital social | 1 Putnam define o « capital social » de acordo com «a confiança, as normas que governam a coexistência, as redes de associacionismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo Aula I, II, III Teoria (conceito e definição de teoria) A teoria da falsificação Exercícios.
Advertisements

Talcott Parsons | Teoria sistêmica
Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.
Critério enactus revisado: Mensuração dos resultados e relatórios
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO – LIMITES E CONTRADIÇÕES Dr. Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira Vice-presidente da Adufrgs-Sindical.
É mais difícil que a solidariedade se espalhe além do laços parentais, quando as estruturas hierárquicas prevalecem, como por exemplo aqueles que historicamente.
É mais difícil que a solidariedade se espalhe além do laços parentais, quando as estruturas hierárquicas prevalecem, como por exemplo aqueles que historicamente.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
“Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! Pedro Lopes Grupo Promosoft Lisboa, 11 Abril, 2007.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
Os conceitos podem ser estudados baseando-se no nível de generalidades deles. De um conceito é possível analisar: 1. A «intensão»: o conjunto de características.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Indução e a dedução | 1 A INDUÇÃO e a DEDUÇÃO são formas opostas de raciocínio. INDUÇÃO: raciocínio em que, de fatos particulares, se chega a uma conclusão.
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1 Marketing Social. 2 DEFINIÇÃO: MARKETING SOCIAL... _______________________________________________________...envolve o uso dos princípios e técnicas.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Alguns problemas sociológicos
Economia e Gestão do Setor Público Fauzi T Jorge.
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
REDE SOCIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – RS APLs.
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
► Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis Fonte: Anthonielle Vicarone Dayane Gomes Júlia Oliveira.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Capítulo 2 Avaliar o Ambiente: Conceitos 1º Draft.
CONCEITOS DE QUALIDADE PELOS PRINCIPAIS AUTORES DO ASSUNTO abril 2008.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
1 Factores de Produção
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
B RASIL 2035 Oficina Dimensão Econômica - Financiamento de Longo Prazo Definição das Sementes de Futuro.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
Brasil Plano Estrategico e o desenvolvimento territorial rural Adaptado pelo prof. floriano.
Individualismo e Coletividade
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Seguro Desemprego, Abono Salarial e Seguro Defeso Hélio Zylberstajn – FEA/USP Audiência Pública para instruir e discutir a MP 665 Brasília - Senado Federal.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
Ressignificando relações em benefíco da Sociedade e do Meio Ambiente Miguel Bahiense Presidente Caxias do Sul, 2 de junho, 2015.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
A Integração das Ações para Controle do Tabaco Clayton Hillig DEAER/CCR/UFSM
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
CULTURA POPULAR: DANÇAS, MÚSICAS E MODA NO PÓS “Anos dourados”; - Retorno às formas tradicionais de vida; - “American way of life”; - O estilo de.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
“Roupa Usada dá Projeto Social”. O Projeto Amigo nasce em Itália, através de uma ideia do Dr. Michele Posca que, pela sua formação católica, quis aliar.
Lucia Shelton Gerente Regional OCLC América Latina e Caribe Relatório OCLC Compartilhamento, Privacidade e Confiança em Nosso Mundo Ligado em Rede Brasilia.
Transcrição da apresentação:

O capital social | 1 Putnam define o « capital social » de acordo com «a confiança, as normas que governam a coexistência, as redes de associacionismo cívico, os elementos que melhoram a eficiência da organização social fomentando iniciativas levadas de comum acordo». Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, Making Democracy Work (1993), Princeton University Press.

Conforme Putnam, o capital social gera um efeito final acumulativo no desenvolvimento econômico e na eficácia das instituições locais. Aquelas comunidades sociais que são caracterizadas por abundantes reservas de «capital social» são mais eficientes e justas. O capital social | 2 Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, Making Democracy Work (1993), Princeton University Press.

Nesta definição de capital social, o «capital» pertence a uma coletividade ou a uma comunidade; ele é compartilhado e não pertence a indivíduos (social de «sócio», parceiro). O capital social não se gasta com o uso; ao contrário, o uso do capital social o faz crescer. O capital social | 3 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

Nesse sentido, a noção de « capital social » indica que os recursos são compartilhados no nível de um grupo e sociedade, além dos níveis do indivíduo e da família. Isso não implica que todos aqueles que compartilham determinado recurso de capital social se relacionem enquanto amigos; significa, no entanto, que o « capital social » existe e cresce a partir de relações de confiança e cooperação e não de relações baseadas no antagonismo. O capital social | 4

Capital social é «capital» porque, para utilizar a linguagem dos economistas, ele se acumula, ele pode produzir benefícios, ele tem estoques e uma série de valores. O capital social refere-se a recursos que são acumulados e que podem ser utilizados e mantidos para uso futuro. O capital social | 5 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

«Bowling Alone» Conforme Putnam, ao aumentar o número de jogadores de bowling, diminuem os afiliados nas associações de bowling (indicador de capital social). De forma geral, observa-se então uma tendência rumo ao individualismo. Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster. O capital social nos EAU | 1

O capital social nos EAU | 2 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

Putnam desenvolve diferentes medidas do conceito de «capital social»: 1. a fração de pessoas que tinham servido em uma organização local de voluntariado; 2. os afiliados a uma organização local de voluntariado; 3. o número de reuniões destas associações; 4. o número de reuniões públicas assistidas por cada pessoa; 5. as horas passadas em casa de amigos; 6. a participação eleitoral. 7. [...] Por razões de simplicidade, essas medidas são combinadas em uma única medida (index de capital social). Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster. O capital social nos EAU | 3

Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster. O capital social nos EAU | 4

Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster. O capital social nos EAU | 5

Social Capital Index e o índice de Gini nos EUA O capital social nos EUA | 6