Laboratório de Mídias Sociais Aula 06 Analítica de hiperlinks Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás
HYPERLINKS são os caminhos do tráfego das mídias sociais. Hyperlinks são referências para recursos web (tais como websites, documentos e arquivos) que os usuários podem acessar clicando neles. Inter-linking Intra-linking 2 Introdução
Hyperlinks servem como um significado simbólico de endosso ou validação da organização/pessoa/projeto/ideia linkada. Hyperlinks que existem entre dois websites tendem a refletir Senso de validação Confiança Aderência Autoridade Legitimidade 3 Introdução
In-Links Out-Links Co-Links 4 Tipos de Hyperlinks
5
In-Links In-links são os hiperlinks de chegada em um site ou links direcionados a um website e originados a partir de outro website. 6 Tipos de Hyperlinks
In-Links In-links são de grande interesse aos estrategistas de redes, pois são eles que trazem tráfego a um website. Qualidade dos in-links Número dos in-links 7 Tipos de Hyperlinks
Out-Links Out-links são os links que levam você para fora de um website. 8 Tipos de Hyperlinks
Co-Links Se dois sites recebem um link de um terceiro, eles são considerados como conectados indiretamente.. Se duas páginas linkam uma terceira página, elas são consideradas como sendo um co-link. 9 Tipos de Hyperlinks
Analítica de Hyperlinks lida com a extração, analíse e interpretação de hiperlinks (ex., in-links, out-links e co-links). Pressuposto básico: O número e a qualidade dos hiperlinks para um website equivalem a sua importância ou valor. 10 Analítica de Hyperlinks
Análise do ambiente dos Hyperlinks Redes de Co-Links Redes de In-Links e Out-Links Análise do impacto dos links Análise de Hiperlinks de mídias sociais 11 Tipos de Analítica de Hyperlinks
Análise do ambiente dos Hyperlinks Lida com um site ou um conjunto de sites em particular. Duas formas: Redes de co-links Redes de in-links e out-links. 12 Tipos de Analítica de Hyperlinks
Análise do impacto dos links Investiga o impacto web de um website em termos de citações ou menções que ele recebe na web. 13 Tipos de Analítica de Hyperlinks
Análise de Hiperlinks de mídias sociais Lida com a extração e análise de hiperlinks “embedados” dentro de textos de mídias sociais (ex: tweets e status de facebook). 14 Tipos de Analítica de Hyperlinks
Uma análise comparative de out-links (embedados nos tweets) entre tweets do governo da Korea e dos Estados Unidos - Khan et al. (2014). 15 Exemplo: Análise de Hiperlinks de mídias sociais Source: Khan, G. F., H. Y. Yoon, et al. (2014). "Social media communication strategies of government agencies: Twitter use in Korea and the USA." Asian Journal of Communication 24(1):
Webometrics Analyst: 16 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks
VOSON: VOSON ( 17 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks
Open Site Explorer: Ferramentas de Analítica de Hyperlinks
Link Diagnosis: ( 19 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks
Advanced Link Manager: Ferramentas de Analítica de Hyperlinks
Majestic: Majestic ( 21 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks
Backlink Watch: Backlink Watch ( 22 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks
Escolha 4 marcas de um mesmo tipo de produto; Identifique os sites dessas 4 marcas; Compare, usando o recurso “site: no Google para identificar o número de in- links das seguintes mídias sociais para o sites dessas marcas: Facebook Twitter Youtube Linkedin Qual está melhor posicionada? Em que redes sociais? Como você interpreta esse resultado? 23 Exercício