Laboratório de Mídias Sociais Aula 06 Analítica de hiperlinks Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.

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Transcrição da apresentação:

Laboratório de Mídias Sociais Aula 06 Analítica de hiperlinks Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás

 HYPERLINKS são os caminhos do tráfego das mídias sociais.  Hyperlinks são referências para recursos web (tais como websites, documentos e arquivos) que os usuários podem acessar clicando neles.  Inter-linking  Intra-linking 2 Introdução

 Hyperlinks servem como um significado simbólico de endosso ou validação da organização/pessoa/projeto/ideia linkada.  Hyperlinks que existem entre dois websites tendem a refletir  Senso de validação  Confiança  Aderência  Autoridade  Legitimidade 3 Introdução

 In-Links  Out-Links  Co-Links 4 Tipos de Hyperlinks

5

 In-Links  In-links são os hiperlinks de chegada em um site ou links direcionados a um website e originados a partir de outro website. 6 Tipos de Hyperlinks

 In-Links  In-links são de grande interesse aos estrategistas de redes, pois são eles que trazem tráfego a um website.  Qualidade dos in-links  Número dos in-links 7 Tipos de Hyperlinks

 Out-Links  Out-links são os links que levam você para fora de um website. 8 Tipos de Hyperlinks

 Co-Links  Se dois sites recebem um link de um terceiro, eles são considerados como conectados indiretamente..  Se duas páginas linkam uma terceira página, elas são consideradas como sendo um co-link. 9 Tipos de Hyperlinks

 Analítica de Hyperlinks lida com a extração, analíse e interpretação de hiperlinks (ex., in-links, out-links e co-links).  Pressuposto básico:  O número e a qualidade dos hiperlinks para um website equivalem a sua importância ou valor. 10 Analítica de Hyperlinks

 Análise do ambiente dos Hyperlinks  Redes de Co-Links  Redes de In-Links e Out-Links  Análise do impacto dos links  Análise de Hiperlinks de mídias sociais 11 Tipos de Analítica de Hyperlinks

 Análise do ambiente dos Hyperlinks  Lida com um site ou um conjunto de sites em particular.  Duas formas:  Redes de co-links  Redes de in-links e out-links. 12 Tipos de Analítica de Hyperlinks

 Análise do impacto dos links  Investiga o impacto web de um website em termos de citações ou menções que ele recebe na web. 13 Tipos de Analítica de Hyperlinks

 Análise de Hiperlinks de mídias sociais  Lida com a extração e análise de hiperlinks “embedados” dentro de textos de mídias sociais (ex: tweets e status de facebook). 14 Tipos de Analítica de Hyperlinks

Uma análise comparative de out-links (embedados nos tweets) entre tweets do governo da Korea e dos Estados Unidos - Khan et al. (2014). 15 Exemplo: Análise de Hiperlinks de mídias sociais Source: Khan, G. F., H. Y. Yoon, et al. (2014). "Social media communication strategies of government agencies: Twitter use in Korea and the USA." Asian Journal of Communication 24(1):

 Webometrics Analyst: 16 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

 VOSON: VOSON ( 17 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

 Open Site Explorer: Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

 Link Diagnosis: ( 19 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

 Advanced Link Manager: Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

 Majestic: Majestic ( 21 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

 Backlink Watch: Backlink Watch ( 22 Ferramentas de Analítica de Hyperlinks

 Escolha 4 marcas de um mesmo tipo de produto;  Identifique os sites dessas 4 marcas;  Compare, usando o recurso “site: no Google para identificar o número de in- links das seguintes mídias sociais para o sites dessas marcas:  Facebook  Twitter  Youtube  Linkedin  Qual está melhor posicionada? Em que redes sociais?  Como você interpreta esse resultado? 23 Exercício