Impactos Psicológicos da Insatisfação com a Aparência 2013-1-NOl-LEOOS-06154.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

Cursinho Primeiro de Maio
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Psicologia e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
DROGA INDUTORA DE DEPENDÊNCIA
Professora Ylana Miller
Comportamento Organizacional
Justiça restaurativa e crianças em situação de rua
Escola Secundária de Gama Barros Ano lectivo 2008/2009 Alunas: Ana Catarina Araújo Ana Rita Caetano Ana Rita Mixão Joana Brito 12ºCT1 Alunas: Ana Catarina.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
A Rede Social.
Para refletir... e mudar!!!.
MOTIVAÇÃO Janela de Johari
Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
A Mudança faz parte da vida. VIVER – CRESCER- MUDAR
“Bulimia” Escola Básica Secundaria Dona Lucinda Andrade
II Seminário Internacional
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida
Alguém Existe clique.
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES X IDENTIDADE CULTURAL
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS Sucursal Brasil
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Aproveite o poder mental das palavras
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
AS EMOÇÕES.
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
PÂNICO Prof. Ms. Antonio Maia Olsen do Vale UFC/Sobral - Psicologia.
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Invadem Ambientes Familiares
Transtornos Alimentares
Bruna Luiza Gil Saia - Terapeuta Ocupacional
anos inserção social independência, criatividade e responsabilidade. capacidade física – força muscular, impulsos, agudez sensorial e rendimento.
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
Uma Resposta Inteligente.
PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS
ORGULHO ESPIRITUAL outubro de 2015 Saint Germain EU SOU 135 e 145
Psicoeducação sobre Erros Cognitivos Por: Profa. Dra. Mônica Portella
Os 12 erros de pensamento na Terapia Cognitivo-Comportamental
Caracterização do Paciente Neurológico
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
Como lidar com a pressão? Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo – Leiria Serviço de Psicologia e Orientação.
Identificando e modificando crenças intermediárias
MIELOMENINGOCELE ASPECTOS PSICOLÓGICOS ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE - PSICÓLOGA.
Ativação, ansiedade e estresse
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
INTRO NOl-LEOOS This project (project n° NO1-LEO ) has been funded with support from the European Commission. This publication.
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
CRIATIVIDADE Quando ocorreu a sua última idéia criativa? ( ) Nesta Manhã ( ) Ontem ( ) Na semana passada ( ) No mês passado ( ) No ano passado Qual foi.
Depressão.
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

Impactos Psicológicos da Insatisfação com a Aparência NOl-LEOOS-06154

Visão Global A razão pela qual as pessoas podem ter complexos – Lembrete Impacto Emocional - sentimentos Cognitivo - pensamentos Comportamentos NOl-LEOOS-06154

Impacto Psicológico NOl-LEOOS-06154

Impacto Psicológico As três dimensões a considerar NOl-LEOOS-06154

Impactos Emocionais – o que se sente Ansiedade – especialmente ansiedade social “um medo de exposição a situações sociais medo, confusão, batimento cardíaco, transpiração, tremura, tendência a corar, tensão muscular, nauseas, dor de estômago.” NOl-LEOOS-06154

Impactos Emocionais – o que se sente Depressão “tristeza, perda de interesse ou prazer, sentimentos de culpa ou baixa autovalorização, perturbações do sono ou do apetite, sensação de cansaço, e má concentração.” Mais comum em diferenças de peso/tamanho do que em outras diferenças visíveis NOl-LEOOS-06154

Impactos Emocionais – o que se sente Vergonha Interiorizada e/ou exteriorizada NOl-LEOOS-06154

Impactos Emocionais – o que se sente Vergonha Interiorizada “aceitação de que se tem atributos pessoais (e.g. forma do corpo, tamanho ou texturas) que são inferiores/pouco atraentes, e que darão azo à rejeição” NOl-LEOOS-06154

Impactos Emocionais – o que se sente Vergonha Exteriorizada “consciência de que se faz parte de um grupo estigmatizado” NOl-LEOOS-06154

Impactos Emocionais – o que se sente Isolamento – distância física e emocional Sentido - sensação de isolamento, e uma distância real – Pessoas Estranhas – Colegas – Amigos – Família NOl-LEOOS-06154

Impactos Emocionais – o que se sente O sentimento de pertença é uma necessidade humana chave NOl-LEOOS-06154

Impactos Emocionais – o que se sente Sentir-se “Anormal”/ “Outro” Não pertencer Estar do lado de fora, a olhar para dentro NOl-LEOOS-06154

Impactos Emocionais – o que se sente Agressão Física Agressão Verbal Raiva Hostilidade Por vezes observado como reação, por ter uma aparência diferente NOl-LEOOS-06154

Impactos Emocionais – o que se sente A Agressão muitas vezes disfarça o medo e a ansiedade que está por detrás A Ansiedade poderá não ser consciente NOl-LEOOS-06154

Impactos Cognitivos – o que se pensa Medo de avaliação negativa Eu acho que vão ter uma má opinião sobre quem eu sou ou sobre o meu aspeto NOl-LEOOS-06154

Impactos Cognitivos – o que se pensa Saliência Excessiva – Preocupação com a sua própria aparência ou a dos outros (especialmente “características” sensíveis) A minha aparência está frequentemente nos meus pensamentos As pessoas que pensam constantemente no seu aspeto dedicam muito tempo e trabalho à sua aparência (o que pode ser positivo), mas também poderá passar a “preocupação em demasia”. Uma “saliência” elevada, pode dar azo a maus resultados quando combinado com uma avaliação negativa da aparência NOl-LEOOS-06154

Impactos Cognitivos– o que se pensa Interpretação de ambiguidades Em situações sociais, eu espero que as pessoas estejam a reagir ao meu aspeto ou à forma como me apresento (mesmo que na realidade isso não esteja a acontecer) NOl-LEOOS-06154

Impactos Cognitivos – o que se pensa Interpretação de ambiguidades E.g., quando um amigo passa por ti no caminho sem reconhecimento:- a)O amigo poderá estar extremamente distraído, com pressa, etc. – ou b)Poderá estar ativamente a ignorar-te. Uma pessoa complexada irá provavelmente pensar na hipótese (b) NOl-LEOOS-06154

Impactos Cognitivos – o que se pensa O estímulo de “atenção à ameaça social” Eu vou sondar o mundo social para me certificar sobre a possibilidade de as pessoas estarem a olhar para mim, a falarem sobre mim, a notarem- me de alguma maneira… NOl-LEOOS-06154

Compreender os olhares Olhar fixamente, “duplo olhar”, relance de olhar dissimulado Mal adaptado – assume razões maliciosas (e.g., não gostar da aparência, repugnância, etc.) NOl-LEOOS-06154

Compreender os olhares Olhar fixamente, “duplo olhar”, relance de olhar dissimulado Bem adaptado – assume razões benignas (e.g., curiosidade, atenção natural ao reparo de diferenças, etc.) NOl-LEOOS-06154

Consciência de si próprio “Disparo”: uma audiência, espelho, câmara Sentimento negativo (ansiedade, depressão) Autofocalização Consciência do sentimento Intensidade do sentimento NOl-LEOOS-06154

Impactos Comportamentais – o que se faz ou não se faz Evitamento Social – Restaurantes, bares – Lojas – Transportes públicos – Trabalho/entrevistas NOl-LEOOS-06154

Impactos Comportamentais – o que se faz ou não se faz Evitamento Social - Uma estratégia de curto prazo - Ligada a maus resultados NOl-LEOOS-06154

Impactos Comportamentais – o que se faz ou não se faz Contato social reduzido perda de competências sociais NOl-LEOOS-06154

Impactos Comportamentais – o que se faz ou não se faz Medo e ansiedade Expetativa de resultados negativos Evitamento Social NOl-LEOOS-06154

Funcionamento Social Exemplo de estudo: os participantes avaliaram (1)todas as suas interações com duração > 10 mins, durante um período de 3 semanas, & (2)a sua própria imagem corporal A qualidade da interação está relacionada com a confiança no corpo NOl-LEOOS-06154

Funcionamento Social Conclusões: A imagem corporal positiva estava associada a um maior entendimento na intimidade & confiança social em interações sociais A qualidade da interação está relacionada com a confiança no corpo NOl-LEOOS-06154

Quem terá maiores complexos com a sua aparência? NOl-LEOOS É IMPOSSÍVEL SABER-SE A PARTIR DESTAS FOTOS

Análise da gravidade Mais de 500 participantes com preocupações sobre imagem corporal (e.g., peso, tamanho) e/ou diferenças visíveis (e.g. cicatrizes, queimaduras) avaliaram o seu bem estar, no que diz respeito à aparência. ( Moss, 2005) NOl-LEOOS-06154

Análise da gravidade Metade dos 500 autoavaliaram-se em “quão diferente era o seu aspeto comparativamente à norma” A outra metade dos 500 foram avaliados por um cirurgião plástico (perito em aparência/imagem) sobre “quão diferentes eram os seus aspetos comparativamente à norma” NOl-LEOOS-06154

Análise da gravidade As autoavaliações dos níveis de gravidade das diferenças na aparência – prevêm bem estar NOl-LEOOS-06154

Análise da gravidade Avaliações do Cirurgião – dos níveis de gravidade das diferenças na aparência – não previram bem estar NOl-LEOOS-06154

Análise da gravidade O quão diferente uma pessoa PENSA ser o seu aspeto, prevê bem estar O quão diferente é NA REALIDADE o aspeto da pessoa NÃO prevê bem estar NOl-LEOOS-06154

As competências sociais melhoram a imagem corporal Para aumentar o funcionamento social, pratica: – Abertura de conversação/manutenção/fecho – Competências para desenvolver intimidade social – Aparência – competências específicas Como lidar com perguntas diretas sobre aparência Como lidar com olhares, “duplos olhares”, etc. Um funcionamento social enriquecido melhora a imagem corporal Uma imagem corporal enriquecida melhora o funcionamento social NOl-LEOOS-06154

Por favor considere agora... De que forma poderão os complexos com a aparência manifestar-se em diferentes fases da vida? Como se poderão comparar as preocupações e comportamentos dos adolescentes com os dos adultos mais velhos? NOl-LEOOS-06154

Por favor considere agora... Como se poderão manifestar os ‘complexos com a aparência’ em diferentes contextos? Considere… no seio da família, nos relacionamentos próximos, em contextos públicos, no trabalho/formação/educação? NOl-LEOOS-06154

Resumo: Uma aparência diferente risco acrescido de... Ansiedade, depressão, vergonha Isolamento, tendência a evitar os outros Não conseguir pensar em mais nada O impacto irá variar de situação para situação, e através do tempo… NOl-LEOOS-06154

Este projeto (projeto n° NO1-LEO ) foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação é da exclusiva responsabilidade do autor, e a Comissão Europeia não pode ser responsabilizada pelo uso que possa ser feito da informação nela contida. LEONARDO DA VINCI PROJETO DE TRANSFERÊNCIA DE INOVAÇÃO Novembro Outubro NOl-LEOOS-06154