Estudo randomizado controlado: interrupção diária de sedação em crianças criticamente enfermas. UTI PEDIÁTRICA DO HRAS/HMIB/SES/DF Apresentação:Letícia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos Gerais e Epidemiologia das IH
Advertisements

Russell J,Perkins AT,et.al Arthirits e Rheumatism - jan 2009
Luana Alves Tannous R3 UTI 02/08/2006
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE O GRAU DE ELEVAÇÃO DA CABECEIRA Péricles A. D. Duarte1, Carla S. O. Bredt2,3, Gerson L. Bredt Jr2, Tangryane.
Andréa Menezes Cássio José Renata C. M. Silva
Medidas de associação II: tratamento. Estudo dirigido
Estudos de Caso-controle
Delineando estudos de testes médicos
PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
MUDANÇAS NAS PLANILHAS DE INFECÇÃO HOSPITALAR
Eficácia e segurança da infusão contínua de fentanil para o controle da dor em recém-nascidos pré-termos em ventilação mecânica Efficacy and safety of.
Coordenação: Paulo R. Margotto 16/11/2009
prático no cuidado do transporte do recém-nascido
ARTIGO CIENTÍFICO Cíntia Morais – E1 São Paulo, 13 de março de 2013.
Epidemiologia e Saúde Ambiental
Trachestomy in children admitted to paediatric intensive care
Pediatrics 2009 (Number 3,september); 124:e
Roberta Iglesias Bonfim Candelária R4 Medicina Intensiva Pediátrica/HRAS/HMIB/SES/DF Coordenação: Alexandre Serafim Brasília,
PSICANÁLISE.
Convulsões no recém-nascido de extremo baixo peso são associadas com
Metodologia de Pesquisa
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Tamanho do Tubo Endotraqueal para a Intubação Neonatal
Dr. Manoel Carlos Libano Dos Santos
Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física
Qual o impacto da extubação não planejada: como mensurá-lo e como evitá-lo ? Arthur Vianna Coordenador das UTI’s Clínica São Vicente.
USO DE FÁRMACOS EM TERAPIA INTENSIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE INTERNAÇÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO A unidade de terapia.
Universidade Federal do Maranhão
Viéses e Fatores de Confusão
MOMENTO CIENTÍFICO R4 Sibelle Tierno
Raquel Adriana M. Salinas S. Takeguma Orientador: Dr. Jefferson A. P. Pinheiro Brasília, 06 de dezembro de ARTIGO DE MONOGRAFIA.
Manejo conservador da onfalocele gigante com iodopovidona e seu efeito
Como diminuir custos e aumentar a oferta de serviços  Maior exigência do usuário  Envelhecimento da população  Introdução de tecnologias sofisticadas.
Eficácia do sulfato de magnésio no tratamento inicial da asma aguda grave em crianças, realizado em um Hospital Universitário de nível terciário. Um estudo.
Mercedes F. S. Araújo; Carlos A. Oliveira; Fayez M. Bahmad.
Alvos de saturação de oxigênio em recém-nascidos pré-termos extremos
EDITORIAL DR ALEXANDRE LEOPOLD BUSSE.
Efeitos do tratamento das convulsões neonatais subclínicas detectadas com monitorização contínua eletroencefalográfica amplitude-integrada:ensaio randomizado.
Eficácia e segurança de CPAP por borbulhamento na assistência neonatal em países de baixa e média renda: uma revisão sistemática Efficacy and safety of.
Monografia apresentada como requisito para conclusão da Residência Médica em Pediatria Geral (Hospital Materno Infantil de Brasília)/SES/DF AVALIAÇÃO DO.
Introdução Aleitamento materno tem mostrado melhora do desenvolvimento neuropsicomotor(DNPM), redução da incidência de gastroenterites infecciosas e menor.
Crit Care Med 2014; 42:2461–2472 Artigo Apresentado na UTI Pediátrica do HRAS/HMIB sob Coordenação do Dr. Alexandre Serafim
Adriana Costa Alessandra Amarante Eduardo Zaguer Luana Aparicio
V Curso Nacional de Ventilação Mecânica – SBPT – SP, 2012
Mudanças nas estratégias de ventilação e resultados em pré-termos
Monografia apresentada como requisito para conclusão da Residência Médica em Pediatria Geral Estudo descritivo e coorte histórica de um surto de Candida.
AUDITORIA DAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA SOB GESTÃO ESTADUAL
A instabilidade postural é um dos sintomas mais incapacitantes da DP, uma vez que leva à perda progressiva da independência dos pacientes.
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
Estudo clínico comparativo das convulsões neonatais entre recém-nascidos pré-termo e termo (Comparative clinical study preterm and full- term newborn neonatal.
do Desconforto Respiratório Agudo
Curso de Enfermagem Disciplina: Processo de Cuidar II
Apresentação:Carlos Expedito Feitosa de Avila Eder Ferreira Soares
Principais delineamentos de estudos epidemiológicos
USO DO CPAP NASAL DURANTEA REMOÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS COM DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO “Use of Nasal Continuous Positive Airway Pressure During Retrieval.
Índice H (último autor):
Metodologia da Pesquisa
Um ensaio clínico controlado da isoniazida em pessoas com anergia e infecção pelos vírus HIV que estão em alto risco à tuberculose Gordin, 1997.
Terapia nutricional no cuidado do paciente
The Union, Paris, França MSF, Bruxelas, Bélgica
NURSING ACTIVIES SCORE (NAS) X ESCORE DE BRADEN EM PACIENTES COM ULCERA POR PRESSÃO Daniela de Oliveira Cardozo Carmen Maria Lazzari Carolina Duarte da.
Seminário de Medicina Social Terapia Preventiva a TB em portadores de HIV Grupo 3 Daniel Vagner Vanessa Victor.
Dda. Alyssa Figueiredo.
DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM SERVIDORES PÚBLICOS Introdução Os transtornos mentais estão em contínuo aumento no mundo moderno. As doenças mentais causam mais.
Geraldo Rolim Rodrigues Junior
VIÉS. VIÉS Distorção dos resultados de uma pesquisa em decorrência de erros sistemáticos (não aleatórios).
UTI PEDIÁTRICA DO HRAS/HMIB/SES/DF
Transcrição da apresentação:

Estudo randomizado controlado: interrupção diária de sedação em crianças criticamente enfermas. UTI PEDIÁTRICA DO HRAS/HMIB/SES/DF Apresentação:Letícia Magalhães Costa Brasília, 18 de abril de 2016

Introdução Sedação facilita sincronização com a ventilação e possibilita realização de procedimentos. Efeitos negativos: mais tempo na ventilação, mais tempo de internação, abstinência, delirium e morbidade psicológica. Interrupção diária de sedação (IDS) se mostrou efetiva em adultos: menos tempo de internação e menos doses excessivas

Hipótese e Objetivo Crianças em ventilação mecânica manejadas com IDS + sedação protocolada (SP) tem mais dias livres de ventilação do que crianças manejadas como sedação protocolada somente. Comparar IDS+SP e SP isolada

Métodos Pacientes recrutados de 3 Hospitais terciários na Holanda Incluídos: 0-18 anos com IG>37 semanas necessitando ventilação mecânica (VM) por pelo menos 48 horas e sedação. Excluídos: morte ou retirada de suporte de vida em 48h, sedação não adequada por condição neurológica, ECMO, via aérea difícil, pré-operatório Randomização 1:1, a princípio blindado

Métodos Todos os Centros de estudo utilizaram um protocolo padronizado de sedação para ajuste de sedativos e analgésicos, com base em pontuações em instrumentos validados para essa população Escala de comportamento COMFORT (COMFORT-B), interpretação do enfermeiro do escore de sedação (NISS), de classificação numérica da escala (NRS)] [18, 19]. Todos os enfermeiros tinham sido treinados para usar estes instrumentos. Variabilidade inter-observador foi satisfatória, com K <0,65 para todos os enfermeiros. Sedação adequada foi definida como um escore CONFORT -B≥11 e ≤22 pontuação COMFORT-B e B22. A pontuação COMFORT-B da 22: subsedação

OBSERVAÇAO

Sedação protocolada: midazolam até 0,3 mg/kg/h e associava-se morfina até 30 mcg/kg/h quando necessário. Indicação e controle com escala COMFORT B: 22 sedação inadequada. Grupo experimental (IDS + SP): soluções placebo (salina) blindadas. Se avaliação mostrava estresse: feita uma dose de midazolam (0,1mg/kg) e reiniciada infusão de sedativos na dose 50% menor que antes. Grupo controle: solução com medicação (mesma que paciente usava) blindada. Se estresse, solução era “desblindada” e paciente voltava a receber dose anterior.

Resultados Dos 1059 pacientes elegíveis, 132 pacientes foram incluídos no estudo entre outubro de 2009 e agosto de 2014

Discussão Interrupção diária não foi associada a doses menores de sedativos. Mesma duração de ventilação e internação nos dois grupos. Contrário dos estudos anteriores: doenças neurológicas, sedação pesada. Doses similares. Grupo controle teve mais re-intubações e mais sintomas de abstinência. 9 crianças no grupo IDS ficaram sem sedação desde a primeira retirada.

Discussão Mortalidade significativamente maior no grupo experimental. Diferente dos estudos anteriores em adultos e em crianças. Apesar de não ter se estabelecido relação causal entre os fatos, não se pode excluir este achado como desfecho inesperado do estudo. Recrutamento pequeno. Falhas no teste de segurança diário pode ter reduzido número de interrupções.