Turma Multimeios Didáticos 2008 Tutores: Prof. Helton Real Prof. Iara Perini.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIBLIOTECA ANDRÉ LEÃO PUENTE Você tem à disposição uma enorme fonte de pesquisa para elaborar seus trabalhos ou completar os que foram feitos através da.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado
FONTES DE INFORMAÇÃO TIPOLOGIA DOCUMENTAL. FONTES DE INFORMAÇÃO TIPOLOGIA DOCUMENTAL.
O Professor de Educação Física e os
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Centro de Pesquisa Histórica e Documentação
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
O Museu Antropológico Diretor Pestana, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, foi criado em 25.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS
Disciplinas do curso 06mar2008
Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Rotina na Alfabetização:
Recursos humanos e materiais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Portfólio de Estágio Supervisionado
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE III José Antonio Machado do Nascimento.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
Projeto Portal do OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
PIBID - FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES
I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
PROGRAMAS E PROJETOS Prinart Jogos Escolares Biblioteca PNLD – Programa Nacional do Livro Didático Saúde e Prevenção na Escola Olímpiada da Língua Portuguesa.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
O Papel do Bibliotecário na Avaliação de Softwares
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
RECURSOS AUDIOVISUAIS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
SELEÇÃO DE MATERIAIS DE INFORMAÇÃO
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Plano de Gestão da Escola
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Apresentação do Projeto para os Gestores
REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
Informativo da Biblioteca CNEC Sete Lagoas ano I, nº 2, jun, jul, ago de 2015 A Biblioteca CNEC foi vinculado ao COMUT como “Biblioteca Solicitante” através.
PNAGE/RN XI Reunião do CTC PNAGE “Iniciativas do RN: Graduação de Servidores e Implantação da Gestão por Resultados” Florianópolis/SC Novembro/2008.
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal
O papel do Estagio na Formação de Professores
PROJETO HERBÁRIO ESCOLAR
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
O mercado de Trabalho do bibliotecário CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima.
Transcrição da apresentação:

Turma Multimeios Didáticos 2008 Tutores: Prof. Helton Real Prof. Iara Perini

ATIVIDADE 1 PALESTRA DE CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS BIBLIOTECÁRIOS. LOCAL: BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ CARGA HORÁRIA: 5 HORAS ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO NO LOCAL DO TRABALHO (RELATÓRIO + REFLEXÃO SOBRE OS ENSINAMENTOS E A REALIDADE LOCAL).

OBJETIVO: OFERECER INFORMAÇÕES ACERCA DA PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DOS LIVROS E ADQUIRIR SUBSÍDIOS QUE POSSIBILITE IDENTIFICAR OS AGENTES QUE ATUAM NA DEGRADAÇÃO DOS ACERVOS, COMO CONTROLÁ-LOS E COMBATÊ-LOS.

ATIVIDADE 2 ORGANIZAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR. LOCAL: ESCOLA DE ESTÁGIO E OUTRAS. CARGA HORÁRIA: 15 HORAS COMPARAR AS BIBLIOTECAS VISITADAS COM A DA ESCOLA DE ESTÁGIO E PLANEJAR A IMPLANTAÇÃO DE UM ATIVIDADE (EVENTOS CULTURAIS)

OBJETIVOS: OBSERVAR E CONHECER O ESPAÇO PÚBLICO DE PESQUISA E LAZER. RECONHECER MECANISMOS EFICIENTES DE ORGANIZAÇÃO, DISPOSIÇÃO E CATALOGAÇÃO. PERCEBER AS OUTRAS FUNCIONALIDADES DO ESPAÇO QUE NÃO SÓ A PESQUISA. FAZER UMA RELAÇÃO DAS ATIVIDADES OBSERVADAS.

ATIVIDADE 3 VISITA MONITORADA BIBLIOTECA PÚBLICA LOCAL: BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ CARGA HORÁRIA: 10 HORAS ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO NO LOCAL DO TRABALHO (RELATÓRIO + REFLEXÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DE GRANDE PORTE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A COMUNIDADE LOCAL).

OBJETIVO: APROPRIAR E RECONHECER O ACERVO DA BIBLIOTECA, COMPOSTO DE LIVROS, FOLHETOS, MAPAS, PARTITURAS, MANUSCRITOS, DISCOS, VINIL, CDS, FILMES, DISPOSITIVOS, CD ROM, VÍDEOS, FITAS CASSETES E LIVROS ADAPTADOS PARA DEFICIENTES VISUAIS.

ATIVIDADE 4 ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA. LOCAL: ESCOLA DE ESTÁGIO CARGA HORÁRIA: 5 HORAS ELABORAR UM RELATÓRIO ONDE DEMONSTRE O ACERVO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ESTÁGIO, SUA COMPOSIÇÃO, ORGANIZAÇÃO E POSSIBILIDADES.

OBJETIVO: TEMAS E ASSUNTOS RELACIONADOS ÀS TENDÊNCIAS DA BIBLIOTECONOMIA E DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO RELACIONADOS, À GESTÃO DO CONHECIMENTO, BIBLIOTECAS VIRTUAIS, ESCOLARES, HISTÓRICO, CATALOGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. IDENTIFICAR TENDÊNCIAS E APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS CORRELACIONADOS.