CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS, TECNOLÓGICOS E PROFISSIONAIS ‒Decreto-Lei 74/2004 ‒Decreto-Lei 24/2006 ‒Decreto-Lei 272/2007 ‒Portarias 550 – B, C e D.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço de Psicologia e Orientação
Advertisements

Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Escola Secundária da Cidadela – –
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Externato Marista de Lisboa
Escola Secundária de Arganil
Agrupamento de Escolas de Arganil
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
Oferta Formativa 2009/2010 Cursos Científico-Humanísticos
CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS, TECNOLÓGICOS E PROFISSIONAIS ‒Decreto-Lei 74/2004 ‒Decreto-Lei 24/2006 ‒Decreto-Lei 272/2007 ‒Portarias 550 – B, C e D.
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Escola Secundária com 3ºCiclo Dr. Jaime Magalhães Lima
DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2014/2015
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
CURSO DE ARTES VISUAIS.
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
Cursos científico- humaníticos. Ciências e Tecnologias 10º11º12º Português * ** Língua Estrangeira I ou II ou III (1) * * Filosofia * * Educação Física.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO de BARROS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2015/2016.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Organização e Gestão dos Currículos Autonomia Pedagógica e Organizativa Em diálogo, vamos elevar a qualidade do Ensino.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
PROGRAMA CREAjr-PR Membro Dirigente Curso Instituição de Ensino
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
3.º Ano E.M.A. Matutino  Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande – MS   Universidade Anhanguera Uniderp. Campo.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Formação em Engenharia e Tecnologia INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Departmento de Química Licenciatura em Química Aplicada Para quem gosta de Ciência e Investigação.
+ Resultado CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO.
Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos da torre - Câmara de Lobos Serviço de Psicologia e Orientação Escolar.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
CALENDÁRIO DE PEDIDOS DE TURMA – Compatibilização com o SiSU
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA UEFS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ASSESSORIA TÉCNICA E DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (ASPLAN)
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
A educação e O ensino Médio no Brasil Prática em ensino de química I Profa. Joana Andrade 2016.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
CURSO SECUNDÁRIO DESPORTO. Objeto e Âmbito experiência-piloto, no quadro da diversificação da oferta formativa, no âmbito das ofertas de cursos de educação.
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES ODEMIRA Oferta formativa.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
Transcrição da apresentação:

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS, TECNOLÓGICOS E PROFISSIONAIS ‒Decreto-Lei 74/2004 ‒Decreto-Lei 24/2006 ‒Decreto-Lei 272/2007 ‒Portarias 550 – B, C e D CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: ‒ Decreto Legislativo Regional 17/2005-M ‒ Portaria 118/2005-M ‒Portaria 53/2006-M

Numa vila da Grécia, vivia um Sábio, famoso por saber sempre a resposta para todas as perguntas que lhe eram feitas. Um dia, um jovem adolescente, conversando com um amigo disse: - Acho que sei como enganar o Sábio. Vou pegar num passarinho e vou levá-lo, dentro da minha mão até ao Sábio. Então, perguntar-lhe-ei se o passarinho está vivo ou morto. Se ele disser que está vivo, aperto o passarinho, mato-o e deixo-o cair no chão; mas se ele disser que está morto, abro a mão e deixo-o voar. Assim, o jovem foi visitar o Sábio e colocou a seguinte questão: - Sábio, o passarinho que está na minha mão está vivo ou está morto? O Sábio olhou para o rapaz e respondeu: - Meu Jovem, a resposta está nas tuas mãos!

OS ASPECTOS PESSOAIS A personalidade; Os valores; Os interesses profissionais; As aptidões ou capacidades. AS ALTERNATIVAS DE FORMAÇÃO Escolas; Formas de acesso; Conteúdos e planos de estudos; Duração; Certificação; Saídas profissionais. O MUNDO DO TRABALHO Natureza da profissão; Entidades empregadoras; Formação e evolução da carreira; Condições de trabalho; Remunerações; Perspectivas de empregabilidade; Profissões semelhantes ou relacionadas.

1º Ciclo Ensino Básico (4 anos) 3º Ciclo Ensino Básico (3 anos) Ensino Secundário ou Formações Equivalentes (3 anos) 2º Ciclo Ensino Básico (2 anos) Ensino Superior (3-6 anos) PONTO 1 – Língua Estrangeira I PONTO 2 – Língua Estrangeira II e Área Artística PONTO 3 – CONTINUAR A ESTUDAR / PROCURAR EMPREGO Cursos Científico-Humanísticos Cursos Tecnológicos Cursos Artísticos Especializados Cursos Profissionais Cursos de Educação e Formação PONTO 4 –CONTINUAR A ESTUDAR / PROCURAR EMPREGO Cursos do Ensino Superior Cursos de Especialização Tecnológica Cursos de Educação e Formação Cursos de Aperfeiçoamento ESCOLHAS

ENSINO SUPERIOR ENSINO SUPERIOR ENSINO BÁSICO MUNDO DO TRABALHO MUNDO DO TRABALHO Cursos Científico - -Humanísticos Cursos Científico - -Humanísticos Cursos Tecnológicos Cursos Tecnológicos Cursos Profissionais Cursos Profissionais Cursos de Educação e Formação Cursos de Educação e Formação Cursos Artísticos Especializados Cursos Artísticos Especializados

 Destinam-se aos jovens que tenham o 9º ano de escolaridade e que pretendam prosseguir estudos ao nível do ensino superior (universitário ou politécnico).  Conferem o diploma de conclusão do ensino secundário.  Têm a duração de 3 anos, correspondentes ao 10º, 11º e 12 anos de escolaridade.

Existem 4 cursos:  Curso de Ciências e Tecnologias  Curso de Ciências Socioeconómicas  Curso de Línguas e Humanidades  Curso de Artes Visuais

Forma ç ãoDisciplinas Carga Hor á ria (x 90 minutos) 10 º 11 º 12 º Geral Português *222 L í ngua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educa ç ão F í sica222 Á rea de Projecto--- 2 EMR (facultativa)(1) Espec í fica Trienal *3 a 3,5 Bienal 1*3 a 3,5 --- Bienal 2*3 a 3,5 --- Anual a 3,5 Anual 23 TOTAL ,5 * Disciplina sujeita a Exame Nacional

 As disciplinas anuais, a escolher no 12º ano, uma delas é necessariamente continuadora de uma das bienais iniciadas no 10º ano.  Poderá ser re-orientadora ou enriquecedora da sua formação em área não específica do seu curso.

Forma ç ãoDisciplinas Carga Hor á ria (x 90 minutos) 10 º 11 º 12 º Geral Português *222 L í ngua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educa ç ão F í sica222 Á rea de Projecto--- 2 EMR (facultativa)(1) Espec í fica Matem á tica A*333 Op ç ão 1* (escolher 2) (F í sica e Qu í mica A, Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A) 3 – 3,5 --- Op ç ão 2 (escolher 1 ou 2 da opção 1) (Biologia, Física, Geologia, Química) --- 3,5 Op ç ão 3 (escolher 1, se optar por apenas 1 da opção 2) (Antropologia, Aplicações Informáticas B, Ciência Política, Clássicos da Literatura, Direito, Economia C, Filosofia A, Geografia C, Grego, Língua Estrangeira I, II ou III, Psicologia B) TOTAL17, ,5-17

 Análises Clínicas, Arquitectura, Astronomia, Biologia Marinha e Pescas, Biologia, Bioquímica, Criminologia, Desporto, Economia, Educação de Infância, Enfermagem, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Agrónoma, Engenharia Ambiental e Florestal, Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Ensino Básico, Farmácia, Física, Química, Fisioterapia, Geologia, Matemática, Medicina Dentária, Medicina Nuclear, Medicina, Meteorologia, Nutrição, Oceanografia, Psicologia, Radiologia, Serviço Social, Veterinária.

Forma ç ãoDisciplinas Carga Hor á ria (x 90 minutos) 10 º 11 º 12 º Geral Português *222 L í ngua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educa ç ão F í sica222 Á rea de Projecto--- 2 EMR (facultativa)(1) Espec í fica Matem á tica A*333 Op ç ão 1* (escolher 2) (Economia A, Geografia A, História B) Op ç ão 2* (escolher 1 ou 2 da opção 1) (Economia C, Geografia C, Sociologia) Op ç ão 3 (escolher 1, se optou por apenas 1 da opção 2 (Antropologia, Aplicações Informáticas B, Ciência Política, Clássicos da Literatura, Direito, Filosofia A, Grego, Língua Estrangeira I, II ou III, Psicologia B) TOTAL

 Administração Pública, Animação Turística, Contabilidade, Direito, Economia, Educação de Infância, Ensino Básico, Finanças, Fiscalidade, Geografia, Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Informática, Marketing, Matemática, Psicologia, Psicossociologia, Relações Internacionais, Sociologia.

Forma ç ãoDisciplinas Carga Hor á ria (x 90 minutos) 10 º 11 º 12 º Geral Português *222 L í ngua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educa ç ão F í sica222 Á rea de Projecto--- 2 EMR (facultativa)(1) Espec í fica História A*333 Op ç ão 1* (escolher 2) (Geografia A, Latim A, Língua Estrangeira I, II ou III, Literatura Portuguesa, Matemática Aplicada às Ciências Sociais) 3-3,5 --- Op ç ão 2* (escolher 1 ou 2 da opção 1) Filosofia A; Geografia C; Latim B; Língua Estrangeira I, II ou III; Literaturas de Língua Portuguesa; Psicologia B; Sociologia) Op ç ão 3 (escolher 1, se optou por apenas 1 da opção 2) (Antropologia; Aplicações Informáticas B; Ciência Política; Clássicos da Literatura; Direito; Economia C; Grego) TOTAL17-18,

 Animação Sociocultural, Antropologia, Arqueologia, Ciências da Educação, Direito, Educação de Infância, Ensino Básico, Estudos Europeus, Filosofia, Geografia, História, História da Arte e do Património, Jornalismo, Línguas e Literaturas, Psicologia, Relações Empresarias, Relações Internacionais, Secretariado, Serviço Social, Sociologia, Teologia, Tradução.

Forma ç ãoDisciplinas Carga Hor á ria (x 90 minutos) 10 º 11 º 12 º Geral Português *222 L í ngua Estrangeira I ou II ou III22--- Filosofia22--- Educa ç ão F í sica222 Á rea de Projecto--- 2 EMR (facultativa)(1) Espec í fica Desenho A*3,5 Op ç ão 1* (escolher 2) (Geometria Descritiva A; Matemática B; História da Cultura e das Artes) Op ç ão 2* (escolher 1 ou 2 da opção 1) (Oficina de Artes; Oficina Multimédia B; Materiais e Tecnologias) --- 3,5 Op ç ão 3 (escolher 1, se optou por apenas 1 da opção 2) (Antropologia; Aplicações Informáticas B; Ciência Política; Clássicos da Literatura; Direito; Economia C; Filosofia A; Geografia C; Grego; Língua Estrangeira I, II ou III; Psicologia B) TOTAL17,5-18, ,5

 Animação e Produção Artística, Arquitectura de Gestão Urbanística, Design, Arquitectura de Interiores, Arquitectura, Artes Decorativas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Cinema, Conservação e Restauro, Design de Comunicação, Design de Equipamento, Design de Moda e Têxtil, Educação de Infância, Ensino Básico, Música, Publicidade, Teatro.

CURSOS CIENTÍFICO- HUMANÍSTICOS CURSOS TECNOLÓGICOS * CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA* CURSOS PROFISSIONAIS* CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO* Português – 12.º ano; Disciplina Trienal – 12.º ano; Disciplinas Bienais da Componente de Formação Específica – 11.º ano. Português – 12.º ano; Disciplina Trienal da Componente de Formação Científica – 12.º ano; Prova de Aptidão Tecnológica - 12.º ano. Português – 12.º ano; Disciplina Trienal da Componente de Formação Científica – 12.º ano; Prova de Especialização Artística - 12.º ano. Português – 12.º ano; 2 Disciplinas da Componente de Formação Científica – 12.º ano; Prova de Aptidão Profissional – 12.º ano. Português – 12.º ano; 2 Disciplinas da Componente de Formação Científica – 12.º ano; Prova de Avaliação Final – 12.º ano. * Para certificação de conclusão de um curso tecnológico, profissional ou de educação e formação não é obrigatória a realização de exames nacionais, excepto nos casos em que o aluno pretenda prosseguir estudos de nível superior, sendo necessário a sua aprovação.

Geografia, Economia, Gestão, Finanças, Marketing, Administração, Secretariado. MATEMÁTICA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA Ciências, Tecnologia, Saúde, Engenharia. MATEMÁTICA, FÍSICA - QUÍMICA E BIOLOGIA - GEOLOGIA Línguas, História, Geografia, Antropologia, Arqueologia, Direito, Sociologia, Psicologia, Filosofia, Jornalismo, Serviço Social, Turismo, Teologia. PORTUGUÊS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA Arquitectura, Artes Plásticas, Design, Publicidade, Animação e Produção Artística, Artes Decorativas, Multimédia. DESENHO, MATEMÁTICA E HISTÓRIA

 Destinam-se aos jovens que tenham o 9º ano de escolaridade e que pretendam uma formação predominantemente orientada para a inserção no mundo do trabalho, mantendo a possibilidade de prosseguir estudos em cursos pós-secundários de especialização tecnológica ou no ensino superior.  Conferem um Certificado de Qualificação Profissional Nível 3, permitindo o ingresso no mercado de trabalho como técnico intermédio, a par do diploma de conclusão do ensino secundário.  Têm a duração de três anos, correspondente aos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.

Existem 10 cursos:  Construção Civil e Edificações  Electrotecnia e Electrónica  Informática  Desporto  Administração  Marketing  Ordenamento do Território e Ambiente  Acção Social  Design de Equipamento  Multimédia

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica Trienal 1*222 Bienal Tecnológica Trienal 2222 Trienal 3222 Bienal Área Tecnológica Integrada Disciplina de especificação x 90 Projecto Tecnológico (PAT)* x 90 Estágio H TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica Matemática B*222 Física e Química B22--- Tecnológica Tecnologias de Construção222 Desenho de Construção222 Práticas de Construção24--- Área Tecnológica Integrada Disciplina de Especificação (Computação Gráfica e Orçamentação; Planeamento e Condução de Obra; Prevenção e Segurança na Construção) x 90 Projecto Tecnológico (PAT)* x 90 Estágio H TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica Matemática B*222 Física e Química B22--- Tecnológica Sistemas Analógicos e Digitais222 Práticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrónica222 Aplicações Tecnológicas de Electrotecnia/Electrónica24--- Área Tecnológica Integrada Disciplina de Especificação (Práticas de Instalações Eléctricas; Práticas de Electrónica; Telecomunicações) x 90 Projecto Tecnológico (PAT)* x 90 Estágio H TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica Matemática B*222 Física e Química B22--- Tecnológica Tecnologias Informáticas222 Bases de Programação222 Aplicações Informáticas A24--- Área Tecnológica Integrada Disciplina de Especificação (Técnicas de Gestão de Base de Dados; Planeamento, Montagem e Manutenção de Redes e de Equipamentos Informáticos) x 90 Projecto Tecnológico (PAT)* x 90 Estágio H TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica Matemática B*222 Biologia Humana22--- Tecnológica Psicologia A222 Organização de Desenvolvimento Desportivo222 Práticas Desportivas e Recreativas24--- Área Tecnológica Integrada Disciplina de Especificação (Práticas de Dinamização Desportiva; Práticas de Organização Desportiva) x 90 Projecto Tecnológico (PAT)* x 90 Estágio H TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica Matemática B*222 Economia B22--- Tecnológica Organização e Gestão Empresarial222 Contabilidade222 Técnicas Administrativas24--- Área Tecnológica Integrada Disciplina de Especificação (Práticas de Contabilidade e Gestão; Práticas de Secretariado) x 90 Projecto Tecnológico (PAT)* x 90 Estágio H TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica Matemática B*222 Economia B22--- Tecnológica Introdução ao Marketing222 Comércio e Distribuição222 Técnicas Comerciais24--- Área Tecnológica Integrada Disciplina de Especificação (Técnicas de Marketing; Técnicas de Vendas) x 90 Projecto Tecnológico (PAT)* x 90 Estágio H TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica Psicologia A*222 História C22--- Tecnológica Saúde e Socorrismo222 Técnicas de Expressão e Comunicação222 Práticas de Acção Social24--- Área Tecnológica Integrada Disciplina de Especificação (Práticas de Animação Sócio-cultural; Práticas de Apoio Social) x 90 Projecto Tecnológico (PAT)* x 90 Estágio H TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica Geografia B*222 Ecologia22--- Tecnológica Matemática Aplicada às Ciências Sociais222 Sistemas de Informação Aplicada222 Técnicas de Ordenamento do Território24--- Área Tecnológica Integrada Disciplina de Especificação (Sistemas de Informação Geográfica; Espaços Naturais e Educação Ambiental) x 90 Projecto Tecnológico (PAT)* x 90 Estágio H TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica História das Artes *222 Geometria Descritiva B22--- Tecnológica Desenho B222 Tecnologias do Equipamento222 Oficina de Design do Equipamento24--- Área Tecnológica Integrada Disciplina de Especificação (Oficina de Design de Mobiliário; Oficina de Design de Cerâmica) x 90 Projecto Tecnológico (PAT)* x 90 Estágio H TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica História das Artes *222 Geometria Descritiva B22--- Tecnológica Desenho B222 Tecnologias de Multimédia222 Oficina de Multimédia A24--- Área Tecnológica Integrada Disciplina de Especificação (Oficina de Animação e Multimédia; Oficina de Design Multimédia) x 90 Projecto Tecnológico (PAT)* x 90 Estágio H TOTAL

 Destinam-se aos jovens que tenham o 9.º ano de escolaridade e que estejam vocacionados para o prosseguimento de estudos ou orientados na dupla perspectiva da inserção no mundo do trabalho e do prosseguimento de estudos, consoante a área artística.  Conferem um Certificado de Qualificação Profissional Nível 3, permitindo o ingresso no mercado de trabalho como técnico intermédio, a par do diploma de conclusão do ensino secundário.  Têm a duração de três anos, correspondente aos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.

Existem 4 cursos:  Curso de Design de Comunicação.  Curso de Design de Produto.  Curso de Produção Artística.  Curso de Comunicação Audiovisual.

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- EMR (facultativa)(1) Científica2 a 4 disciplinas * Tecnico- Artística 2 a 5 disciplinas * TOTAL ,5-2616,5-25

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II22--- Filosofia22--- EMR (facultativa)(1) Científica História da Cultura e das Artes222 Geometria Descritiva A---33 Imagem e Som B ---(2) Matemática B Oferta da Escola Técnico-Artística Desenho A333 Projecto e Tecnologias448 Física e Química Aplicadas ---(2) Gestão das Artes Oficina de Escola TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica História da Cultura e das Artes222 Geometria Descritiva A---33 Imagem e Som B ---(2) Matemática Oferta de Escola Técnica-Artística Desenho A333 Projecto e Tecnologias448 Física e Química Aplicadas ---(2) Gestão das Artes Oferta de Escola TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica História da Cultura e das Artes222 Geometria Descritiva A---33 Imagem e Som B ---(2) Matemática Oferta de Escola Técnico-Artística Desenho A333 Projecto e Tecnologias444 Física e Química Aplicadas ---(2) Gestão das Artes Oferta de Escola TOTAL

FormaçãoDisciplinas Carga Horária (x 90 minutos) 10º11º12º Geral Português *222 Língua Estrangeira I, II ou III22--- Filosofia22--- Educação Física222 Tecnologias Informação e Comunicação2--- EMR (facultativa)(1) Científica História da Cultura e das Artes222 Imagem e Som A---32 Geometria Descritiva B ---(2) Matemática Oferta da Escola Técnica-Artística Desenho A333 Projecto e Tecnologias448 Física e Química Aplicadas ---(2) Gestão das Artes Oferta de Escola TOTAL

 Destinam-se aos jovens que tenham o 9º ano de escolaridade e que pretendam uma qualificação inicial, para se integrar no mundo do trabalho, mantendo a possibilidade de prosseguir estudos em cursos pós- secundários de especialização tecnológica ou no ensino superior.  Conferem um Certificado de Qualificação Profissional Nível 3, permitindo o ingresso no mercado de trabalho como técnico intermédio, a par do diploma de conclusão do ensino secundário.  Têm a duração de três anos, correspondendo aos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.  Têm uma duração máxima de 3100 horas de formação.  São da responsabilidade das Escolas Profissionais.

 Artes do espectáculo  Audiovisuais e produção dos media  Design  Artesanato  Filosofia, história e ciências afins  Jornalismo  Biblioteca, arquivo e documentação (BAD)  Comércio  Marketing e publicidade  Finanças, banca e seguro  Contabilidade e fiscalidade  Gestão e administração  Secretariado e trabalho administrativo  Enquadramento na organização/empresa  Ciências informáticas  Metalurgia e metalomecânica  Electricidade e energia  Electrónica e automação  Engenharia química  Construção e reparação de veículos a motor  Indústrias alimentares  Têxtil, vestuário, calçado e couros  Materiais (madeira, papel, plástico, vidro e outros)  Indústrias extractivas  Arquitectura e urbanismo  Construção civil  Produção agrícola e animal  Floricultura e jardinagem  Silvicultura e caça  Pescas  Serviços de saúde  Ciências dentárias  Serviços de apoio a crianças e jovens  Trabalho social e orientação  Hotelaria e restauração  Turismo e lazer  Protecção do ambiente  Protecção de pessoas e bens  Segurança e higiene no trabalho

Á reaDisciplinas Total de Horas por Disciplina S ó cio-Cultural Português *320 L í ngua Estrangeira220 Á rea de Integra ç ão220 Tecnologias de Informa ç ão e Comunica ç ão100 Educa ç ão F í sica140 Cient í fica 2 a 3 disciplinas *500 T é cnica 3 a 4 disciplinas (PAP)*1180 Pr á tica Forma ç ão em Contexto de Trabalho420 Total Horas do Curso3100

 Destinam-se aos jovens em risco de abandono escolar ou que já abandonaram a escola, antes da conclusão da escolaridade de 12 anos;  Orientados para os jovens que não tenha qualificação profissional, ou tendo, pretendem uma qualificação superior, para ingresso no mercado de trabalho;  Confere a certificação escolar equivalente ao 12º ano de escolaridade e certificação profissional de nível 3, permitindo também o acesso ao ensino superior;  Têm a duração de 1020 a 2276 horas de formação;  São da responsabilidade dos Centros de Formação Profissional.

 Ambientes naturais e vida selvagem  Artesanato  Audiovisuais e produção dos media  Biblioteca, arquivo e documentação  Ciências informáticas  Comércio  Contabilidade e fiscalidade  Construção civil  Construção e reparação de veículos a motor  Cuidados de beleza  Electricidade e energia  Electrónica e automação  Floricultura e jardinagem  Gestão e administração  Hotelaria e restauração  Indústrias alimentares  Indústrias do têxtil, vestuário, calçado e couro  Marketing e publicidade  Materiais  Metalurgia e metalomecânica  Produção agrícola e animal  Protecção do ambiente  Serviços de apoio a crianças e jovens  Serviços domésticos  Silvicultura e caça  Tecnologia dos processos químicos  Terapia e reabilitação

Componente de FormaçãoDisciplinaTotal de horas Sócio-cultural Português *192 Língua Estrangeira96 Cidadania e Sociedade21 Tecnologias de Informação e Comunicação21 Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho30 Educação Física90 Científica Disciplina 1*192 Disciplina 2*96 Disciplina 396 TecnológicaUnidades de itinerário de qualificação associado (PAF)* 1232 PráticaFormação em contexto de trabalho210 Total de horas/curso2276

 Ministério da Educação  Acesso ao Ensino Superior  Secretaria Regional de Educação e Cultura  Agência Nacional para a Qualificação  Instituto de Emprego e Formação Profissional  Direcção‐Geral do Emprego e das Relações de Trabalho  Futuros Profissionais  Instituto Nacional de Estatística  Expresso Emprego  Guia do Estudante  Portal do cidadão  As 80 profissões do futuro e os 10 profissionais mais requisitados na actualidade  Facultis ‐ Instituições de Ensino Superior, cursos, candidaturas e bolsas  Projecto Labirinto  Jogo da Forca (Tema Profissões)  The European Job Mobility Portal  Graduate Careers Jobs Listings  Job listings for Europe  Europe jobs  JobPilot