Qualidade da Educação e Desenvolvimento Agosto de 2013 Ricardo Paes de Barros (SAE)

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Transcrição da apresentação:

Qualidade da Educação e Desenvolvimento Agosto de 2013 Ricardo Paes de Barros (SAE)

1. Sobre o progresso recente e a necessidade de continuidade  Pelo PISA o Brasil está entre os 5 países que mais progrediram ao longo da última década (33 pontos na escala PISA)  Mesmo assim, continua entre os 15 países com pior desempenho, 38 pontos abaixo do Chile  A velocidade atual vamos atingir 2021 com o nível de aprendizado que o Chile tinha em  A escolaridade dos jovens brasileiros que acabam de entrar na idade adulta é idêntica a dos pais dos jovens chilenos que acabam de entrar na idade adulta  Apenas 25% dos nossos alunos alcança nível adequado de proficiência, quando a meta para 2021 é de 70% 2

Pelo PISA o Brasil está entre os 5 países que mais progrediram ao longo da última década (33 pontos na escala PISA) 3

4

Mesmo assim, continuamos entre os 15 países com pior desempenho, 38 pontos abaixo do Chile. À velocidade atual vamos atingir 2021 com o nível de aprendizado que o Chile já alcançou. 5

A escolaridade dos jovens brasileiros que acabam de entrar na idade adulta é idêntica a dos pais dos jovens chilenos que acabam de entrar na idade adulta 6

Apenas 25% dos nossos alunos alcança nível adequado de proficiência, quando a meta para 2021 é de 70% 7

2. Como acelerar o aprendizado: Necessidade de melhorar a qualidade do gasto com educação  Aumentando o volume de recursos (públicos e privados) alocados à educação  Elevando a efetividade do que se já gasta (melhorar a qualidade do gasto)  Fazer os dois: melhorando a qualidade dos que se já gastava, aumentando o gasto e alocando melhor os recursos adicionais.  Melhorar o aprendizado é preocupação de todos os países ricos e pobres  Um país com um aprendizado em Matemática 15 pontos na escala SAEB maior (tipicamente o que se aprende num ano letivo) terá uma taxa de crescimento 1% mais acelerada 8

Um aprendizado em Matemática 15 pontos maior (tipicamente o que se aprende em um ano letivo) leva a uma taxa de crescimento no PIB por trabalhador 1% mais acelerada 15 9

3. Associação ou Causalidade: o que importa para o desenho de políticas educacionais?  Para o desenho das políticas educacionais o que se deseja conhecer é em quanto o aprendizado irá se alterar, caso uma determinada ação seja implementada (impacto causal da ação), e não simplesmente quão maior é o aprendizado nas escolas que implantaram a ação em comparação com as que não implantaram (associação)  É preciso identificar isolar e quantificar a magnitude do impacto de diversos fatores determinantes do aprendizado  Dessa forma, é possível construirmos um mapa dos impactos e não apenas um mapa de fatores associados ao aprendizado 10

4. Dificuldades para se identificar isolar e quantificar a magnitude do impacto dos determinantes do aprendizado  Múltiplos agentes: aluno, família, comunidade, professor, turma, escola, sistema educacional  Múltiplas características de cada um dos agentes  Características observáveis e não observáveis  Conhecimento é acumulado ao longo das séries, logo a nota do SAEB na 8ª série depende das condições da escola, professores, família e aluno ao longo de todas as séries  Características variáveis no tempo e entre séries 11

29% 20% 10% 12

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5. Determinantes da qualidade do aprendizado  Se a escola e o professor são importantes, então o grau de exposição a ele também tem que ser fundamental  Existem diversos mecanismos para se aumentar o grau de exposição dos alunos aos professores: (i) redução no absenteísmo de alunos e professores, (ii) aumento na jornada diária, (iii) cumprimento efetivo do ano letivo, (iv) redução no tamanho das turmas  O aprendizado de uma aluno alocado a um professor que não faltou durante o ano letivo tem tipicamente um aprendizado 44% maior que o que teria caso fosse alocado a um professor que faltou 10 dias  O aprendizado de uma aluno alocado a uma turma com 15 alunos tem tipicamente um aprendizado 44% maior que o que teria caso fosse alocado a uma turma com 22 alunos 17

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8. Principais limitações  Problemas relacionados às estimativas de impacto de um fator mantendo-se os demais constantes (Ceteris paribus) Mas mantendo os demais fatores constantes em que nível? Quão dependente é a estimativa de impacto ao nível dos demais fatores? Dificuldades com a validade externa (e daí com a utilidade) das estimativas  Impacto marginal e linearidade  Diferenças na sensibilidade à margem intensiva e extensiva: aumento na experiência de todos os professores versus aumento na proporção de professores com experiência 22

8. Principais limitações  Impactos diretos e indiretos: Avalia-se prioritariamente o impacto direto de reduções no tamanho da turma sobre o aprendizado. Mas reduções no tamanho das turmas podem requerer aumento no número e daí a uma queda na qualidade dos professores  Foco apenas no aprendizado: Turmas homogêneas são melhores para o aprendizado Mas outros objetivos da educação podem relevar a que turmas heterogêneas sejam preferíveis  Falta informação sobre custos, o que impede uma avaliação da relação custo-efetividade das diversas alternativas 23