Processo de Certificação Ambiental Hélder Estradas 12 de Julho de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Normalização
Advertisements

Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação
Qualificação de Organismos Notificados: Requisitos aplicáveis
CGCRE/INMETRO “Acreditação de Laboratórios”
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Especialização em Gestão de Pessoas
Relato de missão ao exterior Grupo B – Portugal - IPQ, ISQ, CATIM RELATO DE VISITA Centro de Apoio Tecnológico a Indústria Metalomecânica Grupo B Alexandre.
Política Industrial e Competitividade Armando Mariante Presidente do Inmetro.
Seminário de Disseminação e Multiplicação Nova Abordagem Global para as atividades de Normalização, Metrologia Legal, Avaliação da Conformidade e Acompanhamento.
ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
Indústria Automobilística Brasileira Autoveículos e Máquinas Agrícolas Marcus Vinicius Aguiar São Paulo, 9 de junho de 2009.
Fórum "Certificação: Valor Acrescentado" 29 de Junho de 2004 Centro de Congressos de Lisboa Testemunho da Administração da da Universidade de Coimbra Satisfação.
ISO GESTÃO AMBIENTAL ISO – GESTÃO AMBIENTAL.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Sistema de Gestão da Qualidade
Evidência de auditoria:
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Competitividade do Território: Duas vertentes prioritárias A Certificação de Produtos e Serviços Francisco Barroca Director Geral Portalegre, 23 de Novembro.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
1 Formador: Maria Manuela Matos Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica (An 2-a ) BF Avaliação externa da dimensão científica e.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
IT-16 Plano de Emergência
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
“MEG” Modelo de Excelência da Gestão: Uma visão sistêmica organizacional XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a 29 de maio de 2015.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 1 Conceitos e definições José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
Mhacker Software Inteligência Corporativa Mhacker Consultoria e Auditoria de Sistemas Ltda.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Brunno Carrijo Ministério da Saúde GESTÃO DA FILANTROPIA CEBAS.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Sistemas de Gestão, Certificação e Índices de Sustentabilidade EAD 765 – Profa.Adriana Marotti.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Aplicação do Modelo PNGS no Instituto da Criança do HCFMUSP.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Programa de Cidadania Tributária Parceria Governo do Estado do Ceará e Grupo de Comunicação O Povo.
COORDENADORIA DE GESTÃO DE OUVIDORIA COMPETÊNCIAS DA COORDENADORIA E ARTICULAÇÃO Planejar e coordenar as ações de ouvidoria em âmbito estadual, promovendo.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 5 GESTÃO DA QUALIDADE ALIMENTAR Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado.
Além do livro de reclamações, o consumidor dos sectores regulados pela ARE (Água, Electricidade, Combustíveis, Transportes Colectivos Urbanos e Transportes.
Projeto de Lei 2546/03 princípios de contrato conceitos de PPP procura delimitar seu objeto critérios para sua utilização remuneração, formas de licitação.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
Seminar on Transfer Pricing Application Availability of Information Portugal Presentation by Luís Pedro Ramos (Tax Inspection on Large Companies Department)
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Programa de Substituição Competitiva de Importações - Peru Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Os Novos Rumos dos Sistemas de Qualidade Curso de Gestão Hospitalar Profª. Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Elaboração do Planejamento Estratégico da PGBC.  “Não se gerencia o que não se mede”  Falta de formalização das prioridades estratégicas da unidade.
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o GESTÃO DA QUALIDADE Sumário do Capítulo Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill.
COMISSÃO ESPECIAL DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 663/2014 AUDIÊNCIA PÚBLICA LUCIENI PEREIRA Auditora Federal de Controle Externo do TCU Professora de Gestão Fiscal.
Transcrição da apresentação:

Processo de Certificação Ambiental Hélder Estradas 12 de Julho de 2012

Pontos a abordar Apresentação da APCER Processo de Certificação

Início de atividade em Associados (inclui AEP, AIP, IAPMEI e mais 22 Associações e Institutos) Líder de Mercado na atividade de Certificação: Quotas de mercado entre os 53 e 62% Certificados emitidos 1996: : mais de 6800 Apresentação

Visão Ser a primeira escolha dos clientes do mercado da certificação. Missão Prestar serviços de certificação e de verificação que promovam nos clientes melhorias de desempenho distintivas, duradouras e substanciais, criando relações de longo prazo mutuamente benéficas. Apresentação

Apresentação

Apresentação

A nossa credibilidade é assegurada por rigorosos processos de acreditação realizados pelo: INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial do Brasil IPAC – Instituto Português de Acreditação ENAC – Entidad Nacional de Acreditación SAAS – Social Accountability Accreditation Services RvA – Dutch Council for Accreditation e UKAS – United Kingdom Accreditation Service fruto da parceria com ISACERT (acreditada por estas entidades) Organismo Notificado nº 0866 no âmbito da Directiva 95/16/CE para “Ascensores”, Directiva 89/106/CE para “Produtos de Construção” e Directiva 2004/22/CE “ Instrumentos de Medição” Apresentação

A APCER é a Entidade Portuguesa representante da rede internacional de entidades certificadoras IQNet (The International Certification Network) o que permite o Reconhecimento Internacional das entidades certificadas pela APCER. Apresentação

O que é uma Organização Pessoas Capital Métodos

A perspectiva actual ParceirosFornecedoresColaboradoresSociedadeAccionistasClientes

Certificação Ambiental Melhoria desempenho Ambiental ISO 14001

Modelo de um Sistema de Gestão Ambiental Melhoria ContínuaPolitica Ambiental Planeamento Implementação e Operação VerificaçãoRevisão pela Gestão

Parecer da APCER. Resposta da Organização ao Relatório de Auditoria; Auditoria de Concessão (1ª e 2ª Fase); Visita Prévia (Opcional); Instrução do Processo na APCER; Processo de Certificação

Certificação Porquê? Comprovação da aplicação de modelos e ferramentas Avaliação por entidade externa e independente Comparação sistemática de desempenhoCredibilidade e Transparência

Obrigado pela vossa atenção Hélder Estradas