Quebra de Paradigmas e o Cotidiano das Organizações Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
O que é um Paradigma? É uma forma de se enxergar o mundo. Constitui um padrão. O paradigma informa como analisar e interpretar os fatos, eventos e situações. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Benefício e Malefício dos Paradigmas Constitui uma espécie de “filtro mental” que nos permite administrar o excesso de informações da realidade que nos cerca. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Benefício e Malefício dos Paradigmas Impede que as pessoas olhem e entendam padrões diferentes daqueles com os quais estamos acostumados e, portanto, impede a descoberta de fatos novos. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Exemplos de Quebra de Paradigma Políticos: 1) queda do comunismo; 2) União Européia; 3) Constituições brasileiras de 1946 e 1988; e 4) fim das ditaduras (incluindo o Brasil) militares com incremento dos movimentos de redemocratização. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Exemplos de Quebra de Paradigma Econômicos: 1) diminuição da participação estatal na economia; 2) valorização do capital e dos mercados; 3) plano cruzado, Collor e real; e 4) redução drástica das fronteiras comerciais. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Exemplos de Quebra de Paradigma Sociais: 1) movimentos ambientalistas; e 2) intensificação dos direitos humanos. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Exemplos de Quebra de Paradigma Tecnológicos: 1) uso pleno da informática; 2) incremento das tecnologias de comunicação Internet, fax, celular, satélites; e 3) viagens espaciais. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Exemplos de Quebra de Paradigma Empresariais: 1) descentralização e flexibilização das formas de gestão; 2) valorização do capital intelectual; 3) valorização do impacto do elemento humano nos processos produtivos; 4) surgimento de inúmeras tecnologias de gestão voltadas para o aperfeiçoamento contínuo; e 5) consideração do ambiente externo no desenvolvimento organizacional. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.