Quebra de Paradigmas e o Cotidiano das Organizações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação e difusão tecnológica
Advertisements

PRNCIPAIS CONCEITOS DO REFERENCIAL TEORICO DE MARX
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
A QUESTÃO COMPETITIVIDADE
Cidadania e Responsabilidade Socioambiental
Criatividade nas Empresas
CRISES ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SSMA
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
Balanced Scorecard BSC
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
{arlei, undersun, galvao,
Prof. Ivã da Cruz de Araujo. Campo do conhecimento em Administração voltado especificamente para os assuntos da Gestão do Estado.
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Tema Gestão do Conhecimento:.
Juliana Fernandes de Matos Luís Paulo Domingues Pereira
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
A OUVIDORIA E A COPA DO MUNDO NO BRASIL Luciana Nunes Mestre em Ciências, NSU/EUA Ex-Assessora Ouvidoria da Policia RJ Relações Institucionais Comitê Rio2016.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
INFORMAÇÃO E ESPAÇO GEOGRÁFICO
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Qual a importância do Marketing Contábil
Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Terceirização (Outsourcing): Foco nos Produtos e nos Serviços
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
Abracom.
Qualidade- conceitos fundamentais. Novos Paradigmas A vida é um encadeamento de relações. Organizações são sistemas vivos capazes de aprender e de se.
Centro de Ensino Superior do Amapá
Gestão de Pessoas I AULA O2
Fundamentos da Administração Pública
GESTÃO DO CONHECIMENTO
 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.
GESTÃO COM PESSOAS HISTÓRICO.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÂO
Outras épocas, outros lugares. O fascismo ainda é possível? O fascismo ainda é possível? Obstáculos: repugnância ao regime; globalização econômica e declínio.
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
ACIDENTES DE TRÂNSITO: um olhar sob a perspectiva da economia.
Tema: Comportamento do Shopper (Comprador) no PDV
Questionários Tecnologia da Informação Prof.: Edelclayton Ribeiro.
Redemocratização do Brasil pós ditadura militar 1989 –eleições diretas-  21 candidatos para presidência da República. DOIS permaneceram para o Segundo.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Inovação Tecnológica & Propriedade Intelectual “Peer Production” Conhecimento Compartilhado “Commons” Conferência do Sudeste B.HTE
Transcrição da apresentação:

Quebra de Paradigmas e o Cotidiano das Organizações Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

O que é um Paradigma? É uma forma de se enxergar o mundo. Constitui um padrão. O paradigma informa como analisar e interpretar os fatos, eventos e situações. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Benefício e Malefício dos Paradigmas Constitui uma espécie de “filtro mental” que nos permite administrar o excesso de informações da realidade que nos cerca. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Benefício e Malefício dos Paradigmas Impede que as pessoas olhem e entendam padrões diferentes daqueles com os quais estamos acostumados e, portanto, impede a descoberta de fatos novos. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Exemplos de Quebra de Paradigma Políticos: 1) queda do comunismo; 2) União Européia; 3) Constituições brasileiras de 1946 e 1988; e 4) fim das ditaduras (incluindo o Brasil) militares com incremento dos movimentos de redemocratização. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Exemplos de Quebra de Paradigma Econômicos: 1) diminuição da participação estatal na economia; 2) valorização do capital e dos mercados; 3) plano cruzado, Collor e real; e 4) redução drástica das fronteiras comerciais. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Exemplos de Quebra de Paradigma Sociais: 1) movimentos ambientalistas; e 2) intensificação dos direitos humanos. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Exemplos de Quebra de Paradigma Tecnológicos: 1) uso pleno da informática; 2) incremento das tecnologias de comunicação Internet, fax, celular, satélites; e 3) viagens espaciais. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Exemplos de Quebra de Paradigma Empresariais: 1) descentralização e flexibilização das formas de gestão; 2) valorização do capital intelectual; 3) valorização do impacto do elemento humano nos processos produtivos; 4) surgimento de inúmeras tecnologias de gestão voltadas para o aperfeiçoamento contínuo; e 5) consideração do ambiente externo no desenvolvimento organizacional. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.