Pediatria e Comunidade: um projeto de parceria na área do Neurodesenvolvimento Joana Monteiro 1, Rosário Pinho 2, Ana Barbosa 1, Virgínia Monteiro 1 1.

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Transcrição da apresentação:

Pediatria e Comunidade: um projeto de parceria na área do Neurodesenvolvimento Joana Monteiro 1, Rosário Pinho 2, Ana Barbosa 1, Virgínia Monteiro 1 1 Serviço de Pediatria – Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, EPE (Director – Prof. Dr. MRG Carrapato) 2 Divisão Municipal de Educação - Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (Vereador Prof. Isidro Figueiredo) INTRODUÇÃO MÉTODOS RESULTADOS CONCLUSÃO As perturbações do Neurodesenvolvimento (ND) revestem-se de uma importância crescente, não só pela elevada incidência mas também pela abordagem frequentemente complexa, tanto ao nível da investigação diagnóstica quanto da intervenção, idealmente multidisciplinar e continuada no tempo. A articulação entre as áreas médica, educativa e psicológica, rentabilizando recursos e definindo objectivos comuns, é vital na obtenção de resultados concretos. Com o objectivo de promover uma resposta mais eficaz no diagnóstico, orientação terapêutica e acompanhamento das crianças com patologia ND (ou em risco de a vir a apresentar) foi criado um protocolo de articulação entre a Divisão Municipal de Educação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (CMOA) e a Consulta de Desenvolvimento (CD) do CHEDV. Foi constituída uma equipe composta por elementos da autarquia, educação e CD. A população alvo é composta por crianças até 18 anos residentes e/ou frequentadoras da rede escolar do concelho de Oliveira de Azeméis durante o ano lectivo 2010/11, enviadas à CD pelos cuidados de saúde primários, serviços hospitalares, pediatras e terapeutas da comunidade. Foram submetidas a avaliação individualizada, a qual contemplava abordagem médica global e utilização de instrumentos de avaliação protocolados e adequados a cada situação : avaliação do desenvolvimento psicomotor/avaliação cognitiva (Schedule of Growing Skills II, Escala de R. Griffiths, WISC-III), avaliação comportamental (questionários de Conners, Achenbach, M-CHAT / CARS), avaliação pedagógica (bateria de testes desenvolvidos na consulta para avaliação de competências pré-académicas, 1.º e 2.º ciclo - avaliação da leitura, escrita e cálculo). Quando indicado, foi efectuada avaliação complementar por outras especialidades médicas (ORL, Oftalmologia, Neuropediatria, Pedopsiquiatria, Medicina Física e Reabilitação), bem como estudos complementares de diagnóstico (cariótipo com bandas de alta resolução, estudo metabólico, pesquisa de X-frágil e neuroimagem) e avaliação pelo Serviço Social. Após definição da intervenção, o elemento da educação e psicóloga da equipa articulavam-se diretamente com as escolas e apoios comunitários, facilitando a sua implementação e monitorizando os resultados. Conhecer as necessidades e os recursos da comunidade e desenvolver um trabalho de parceria, são alguns dos princípios fundamentais da intervenção em áreas que impõem uma acção multidisciplinar e consistente. A presença de técnicos com estes conhecimentos e articulação facilitada com a comunidade, principalmente em atividades ligadas à área educativa, otimizam a avaliação multidisciplinar feita na CD e promovem uma utilização mais rápida e eficaz dos apoios disponíveis. Esta parceria pode ser desenvolvida através de projetos interinstitucionais específicos e estruturados de forma a terem continuidade no tempo, podendo assim constituir-se como uma mais valia em áreas persistentemente carentes como a do ND.  População Escolar Total no ano lectivo 2010/11: 9958 alunos.  Total de crianças enviadas à consulta: 185 (1.66%)  Distribuição por Sexos:  Idade de Referenciação à Consulta de Desenvolvimento  Referenciação:  Motivo de envio à CD: Média (± Desvio Padrão)7.21 ± 3.26 anos  Diagnóstico:  Comorbilidades:  Tratamento Farmacológico:  Apoios na Comunidade: ADL – Atraso da linguagem ADPM – Atraso do Desenvolvimento Psicomotor DC – Défice Cognitivo Alt. Comp. – Alterações do Comportamento Pat. Pedo. – Patologia Pedopsiquiátrica DEA – Dificuldade Específica da Aprendizagem DGA – Dificuldades Globais de Aprendizagem ABREVIATURAS MTF associado a