Organização da Área da Vigilância Socioassistencial no âmbito da Gestão Municipal 27 de Março de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Estado da Saúde
Advertisements

Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
Conferência de Assistência Social – ano 2013
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
Acompanhamento Familiar
INCENTIVOS PARA A MUDANÇA DE GESTÃO
“Entidades e organizações de assistência social”
Protocolo de Gestão Integrada
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
PROPOSTAS/DELIBERAÇÕES DA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIAS / GEPAS Florianópolis 2013.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Reconhecimento dos Profissionais do SUAS
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Ir. Vicente Falqueto.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
Apresentação Diagnóstico Social
Política de Assistência Social
X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS
CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015
Vigilância Socioassis-tencial Proteção Especial Gestão de Benefícios Vigilância Socioassis-tencial Proteção Básica NOB/SUAS/2012.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Centro de Referência de Assistência Social
TEMA: CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
O que é CRAS?. O que é CRAS? O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política nacional de assistência.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
CRAS nas PECs.
Avaliação, Gestão da Informação e o PRONTUÁRIO SUAS
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Cinthia Barros dos Santos Miranda Coordenadora Substituta dos Serviços de Vigilância Social Departamento de Gestão do SUAS Secretaria Nacional de Assistência.
No Sistema Único de Assistência Social Marcos Regulatórios Ana Carina do Prado Ávila Verbisck Gestora de ações sociais- Psicóloga CAGSUAS- SUPAS - SETAS/MS.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
GESTÃO ADMINISTRATIVA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS Tânia Mara Garib Apresentação: Tânia Mara Garib.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
Processo de Reconhecimento das categorias profissionais no âmbito do SUAS Léa Braga 30 de março de 2011 Processo de Reconhecimento das categorias profissionais.
Transcrição da apresentação:

Organização da Área da Vigilância Socioassistencial no âmbito da Gestão Municipal 27 de Março de 2014

Vigilância Socioassistencial Objetivos da Assistência Social Proteção Social Vigilância Socioassistencial Defesa de direitos Art. 2º da LOAS e Art. 1º da NOB SUAS 2012

A Vigilância Socioassistencial é uma área vinculada à gestão do SUAS e tem como objetivo a produção, sistematização e análise de informações territorializadas sobre situações de risco e vulnerabilidade que incidem sobre famílias e indivíduos, assim como, de informações relativas aos padrões de qualidade dos serviços socioassistenciais ofertados. Vigilância Socioassistencial

Organização da Área de Vigilância Socioassistencial no Âmbito da Gestão A Vigilância Socioassistencial deve ser concretamente constituída como uma área nos órgãos gestores dos três entes federados. Revisão do organograma das SMAS. A formalização de um setor responsável pela VS, mais importante que um nome especificado, ou o tamanho da equipe, ou ainda, infra-estrutura de computadores, é importante que as funções específicas da vigilância sejam cumpridas de forma homogênea, qualitativa e adequada.

Organização da Área de Vigilância Socioassistencial no Âmbito da Gestão Equipe técnica constituída com profissional(is) de nível superior, tais como: assistente social, psicólogo, estatístico, sociólogo, economista, etc. O ideal é que exista uma equipe específica e permanente. Para os municípios de Pequeno Porte, o primordial é que exista, no mínimo, uma pessoa de referência para a Vigilância Socioassistencial.

Organização da Área de Vigilância Socioassistencial no Âmbito da Gestão Estratégia para a constituição das equipes de referência da vigilância socioassistencial: – CONTATAÇÃO – REALOCAÇÃO – CAPACITAÇÃO A VS pode contratar consultorias (pessoas jurídicas), e ainda, em caráter temporário, contratar pessoas físicas, ex: estatístico, analista de sistema, sociólogo, etc.

Vigilância Socioassistencial no Pacto de Aprimoramento da Gestão Municipal Prioridade: Estruturação das SMAS com formalização de áreas essenciais: Municípios de Pequeno I, Pequeno II e Médio Porte Instituição formal, na estrutura do órgão gestor de assistência social, as áreas constituídas como subdivisões administrativas, Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e a área de Gestão do SUAS com competência de Vigilância Socioassistencial. Municípios de Grande Porte e Metrópoles áreas a serem constituídas formalmente como subdivisões administrativas a Prot. Social Básica, Prot. Social Especial, com subdivisão de Média e Alta Complexidade, Gestão Financeira e Orçamentária, Gestão de Benefícios Assistenciais e Transferência de Renda, área de Gestão do SUAS com competência de: Gestão do Trabalho, Regulação do SUAS e Vigilância Socioassistencial.

Apoio aos Municípios na Organização da Área de Vigilância Socioassistencial Realização de Encontros Estaduais para Orientações Técnicas sobre a Vigilância Socioassistencial. Cursos do CapacitaSUAS MS realizados por IES. Visita in loco aos municípios de acordo com a demanda. Orientações técnicas sobre a VS em MS. Pacto de Aprimoramento da Gestão Municipal. Reunião com os(as) Prefeitos(as) e gestores de AS.

OBRIGADA! Coordenadoria de Apoio à Gestão do SUAS Equipe de Vigilância Socioassistencial (67)