COMO USAR A BIBLIOTECA NA ESCOLA TEMA: APRECIAÇÃO LITERÁRIA FASE: II.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO
Dois modos de ler a Bíblia.
Unidades de Ensino da Microsoft
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
A escrita dos Números..
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
RELEITURA DE UMA POESIA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Mobilização da Comunidade Escolar
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
APRENDIZ DA VIDA!.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
14º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
Atividade_3.8_MarciaCessel
Relatório de Proposta de Projeto
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Acompanhe seu filho na fase do aprendizado da leitura
Aprendi Clique.
JOHN PAUL I BIBLICAL CENTER VIGAN, FILIPINAS Método de Vigan Um método simples de compartilhar a Bíblia.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Leitura Estiloja.com.
Objetos de aprendizagem
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
• Manejo – Formação – Professor.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
Atenção para a explicação Exercite seu senso crítico.
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
ESTAÇÃO 1 - ATENDENTE Prestar atenção nas informações do atendente; Perguntar para tirar dúvidas sobre perda ou roubo; Próprio integrante respondeu à dúvida.
a importância da leitura
APRENDIZ DA VIDA!.
TRABALHO COLABORATIVO
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

COMO USAR A BIBLIOTECA NA ESCOLA TEMA: APRECIAÇÃO LITERÁRIA FASE: II

GRUPO Aline Coelho Braga Carla Viviane da Silva Angelo Fernanda de Paula Moreira Leila Aparecida Anastácio Marcelo Azevedo Queiroz Paulo de Castro Gonçalves

FASE II - 1º Etapa 7anos

Contos populares Objetiva familiarizar crianças com uma variedade de livros. Oferece a oportunidade para que elas relacionem a história com suas experiências, a fim de encontrar significados.

População: Idioma:Português Capital:Brasília Política:República Moeda:Real MATERIAIS

Contos populares O profissional deverá escolher contos populares de diferentes regiões brasileiras, como : EBOLI, T. A lenda da Vitória Régia.Rio de Janeiro: Ediouro, GUEDES,H.. Nhandaru: a lenda do sol e da lua. 2ed.. Curitiba : HGF,1997. SOUZA, Flávio de. Lendas e causos da Caipora.São Paulo: Cia. Das Letrinhas, Rede Cultura, 1998.

Preparação Instruções Acompanhamento AULA

JOGOS EM VERSO O objetivo principal desta atividade é estimular as crianças a juntarem palavras, utilizando a sonoridade e a rima.

AULA Duração: 30 minutos Materiais: Poemas simples e curtos, com palavras que as crianças já conhecem; Fichas de cartolina.

AULA Preparação Instrução

POEMAS Bate o sino pequenino Sino de Belém! Já nasceu o Deus menino Para o nosso bem! Paz na terra, pede o sino Alegre a cantar! Abençoe Deus menino Este nosso lar! Bate o sino pequenino Sino de Belém Já nasceu o Deus menino

Fase II - 2º etapa 8 anos

CAÇA PALAVRAS O que é: Esta atividade dá as crianças a oportunidade de extrair, através da sonoridade e da rima, os sentidos do texto. Duração: 50 minutos Materiais: Cópias de poemas, trava-línguas e parlendas. Preparação: Recorte e retire uma palavra- chave de cada verso dos poemas escolhidos. Instruções Variação

“O vento perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro vento que não tem tempo pra dizer que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem”. O vento perguntou pro _______qual é o tempo que o tempo tem. O _____respondeu pro vento que não tem tempo pra dizer que o ______do tempo é o tempo que o ______tem.

O CATA-VENTO Era um cata-vento Azul e _________ Que gostava de catar Ventos do ___ cedinho. Ventos de outros caminhos E depois se _________ Cata-vento de moinho. Mas o sonho do seu avô Era que fosse Um __________! Nãããooo! Heliana Barriga

O CATA-VENTO Era um cata-vento Azul e vermelhinho Que gostava de catar Ventos do dia cedinho. Ventos de outros caminhos E depois se aposentar Cata-vento de moinho. Mas o sonho do seu avô Era que fosse Um ventilador! Nãããooo! Heliana Barriga

Fase II - 3º etapa 9 anos

LENDO HISTÓRIAS DE MISTÉRIO Atividades que familiarizem as crianças com livros de mistério, dando-lhes oportunidades de ler, discutir e escrever histórias de mistério, de forma que possam entender e interpretar o que leram

ACOMPANHAMETNO Algumas histórias podem ser escolhidas pela classe para serem exibidas em quadros. Essas histórias podem ser copiadas e montadas numa folha de papel, com ilustrações de histórias de mistérios. Pode-se, também, colocar em exposição alguns livros de mistério, e uma lista destes existentes no acervo.

Contos de fadas podem ser usados da mesma maneira. Lendo em voz alta para as crianças. Estimulando-s a retirara emprestado. Orientando-as a discutira as peculiaridades do gênero e como escrever contos de fadas. Conclua a atividade fazendo com que as crianças compartilhem suas histórias

Livros de poesia também podem ser usados. Escolha poemas que possam interessar as crianças. Leia as poesias em voz alta, estimulado-as a retirar livros de poesia. Peça-lhes para preparar e apresentar seus poemas preferidos em sala comentando o que lhes chamou mais a atenção. Incentive-as a escrever e compartilhar seus poemas com os colegas. Pode-se encerrar a atividade com um varal de poesias escritas pelas crianças.

AULAS Duração: Cinco aulas de 30 minutos Materiais: Livros de mistério da coleção Uma folha de cartolina Canetas hidrocor Papel Lápis

PRIMEIRA AULA Encorajar as crianças a discutirem: O que é mistério? Como ele é diferente de outro tipo de ficção? Desenvolver as seguintes idéias: O livro de mistério contém sempre um crime a ser solucionado. Alguém que investiga e soluciona o crime Pistas que levam a solução do crime O mistério pode ser comparado a um quebra cabeças.

PRIMEIRA AULA Pedir as crianças para identificarem os elementos do mistério enquanto se lê uma historia para elas. Estimular as crianças a pegar emprestado este tipo de literatura. Expor alguns tipos de ficção para ajudar na escolha.

SEGUNDA AULA Recorde e discuta a historia rapidamente Peças às crianças para citarem o que distingue o mistério de outras ficções. Escreva as características em um cartaz à medida que forem falando. Peças às crianças para em grupo pensarem em uma história que escreveriam com essas características.

TERCEIRA AULA Apresente o cartaz com as características de um livro de mistério. Oriente as crianças a escrever uma pequena história com as características. Peças a algumas crianças para que leiam suas histórias para a turma para ajudar as crianças que estejam tendo dificuldades para formularem suas idéias.

QUARTA AULA Oriente as crianças para continuarem a escrever as histórias. Ajude aquelas que apresentaram dificuldades

QUINTA AULA Organize uma sessão de leitura e compartilhamento: em primeiro lugar, proponha às crianças trocarem e lerem silenciosamente as histórias umas das outras e apresentarem sugestões sobre ortografia e uso das palavras. Depois da revisão, estimule cada criança a ler sua história par a classe.

FASE II - 4º ETAPA 10 ANOS

AUTOBIOGRAFIA Atividade que dá aos estudantes a oportunidade de se familiarizar com a espécie literária denominada AUTOBIOGRAFIA.

AULA Duração: Duas aulas de 30 minutos Materiais: Lápis Papel

INSTRUÇÃO 1º AULA: Pedir para os alunos se lembrarem de algo gravado em suas memórias; Peça para escreverem sobre ele, sendo que não precisa ser uma história completa; Dê 20 minutos para escreverem.

INSTRUÇÃO 2º AULA: Peça para lerem em voz alta para a turma seus textos ou entregarem a um amigo para ser lido em silêncio.

Escrevendo Biografias Esta atividade permite aos estudantes conhecerem as biografias. Tempo estimado: 4 aulas de 30 minutos. Material: Papel e Lápis

Instruções Os alunos deverão escolher uma pessoa conhecida: uma pessoa famosa ou alguém que conheçam pessoalmente.

Os textos biográficos devem ser interessantes: ter um ponto principal, um começo,meio e conclusão. Devemos lembrá-los que que uma biografia não é ficção. Início Meio Fim Instruções

Quem é Bin Laden? Os alunos deverão contar apenas um ou dois acontecimentos da vida da pessoa, não sendo necessário toda a história da vida da pessoa Onde ele nasceu? O que ele fez de importante? Quando ele nasceu? O que ele gosta e o que ele não gosta?

Instruções Discuta possíveis formas de reunir informações usando fontes biográficas da biblioteca ou entrevistando pessoas por exemplo.

Instruções Peça aos alunos para escreverem um texto curto sobre a pessoa que escolheram, usando informações já estabelecidas anteriormente. Escreva a seguinte definição de uma biografia no quadro: “Uma biografia é composta de fatos verdadeiros sobre uma pessoa.” Dê tempo para que façam mudanças no texto se necessárias. Dê a cada um a oportunidade de ler seu texto para todas da sala.

Referência KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para a pré-escola e ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.