Pedagogia Progressista Libertadora

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Educação Online e suas Diversidades
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POR UMA “PALAVRAÇÃO”
Filosofia Política Mozart Lacerda Filho
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Correntes Pedagógicas
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Alfabetização de Adultos e Conscientização
A produção do fracasso escolar
Perfil do Profissional
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
5 – MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR E A “PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE”
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
PAULO FREIRE 10 ANOS DE SAUDADE.
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Segunda República – 1945 a 1964.
Alfabetização e Letramento
Tendência Progressista Libertadora
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
ESCRITORES DA LIBERDADE
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
Educação Paulo Freire. PORQUE UM REFERENCIAL TEÓRICO ? Buscar uma nova organização para o espaço significa ousar. Um desafio para nós, educadores, coordenadores,
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Inês Barbosa de Oliveira
PAULO FREIRE.
5 Princípios da Educação Libertária - Material de Apoio Educação Braslieira Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades.
Disciplina de Educação Popular II Etapa
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Rubens Alves Escrever e ler são formas de fazer amor. O escritor não escreve com intenç ões didático – pedagógicas. Ele escreve para produzir prazer. Para.
As Concepções Pedagógicas.
Tendências Pedagógicas
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
No segundo semestre de 2009 entrevistamos alunos da EJA, objetivando conhecê-los em suas características: sócio-demográfica, sócio-cultural e sócio-cognitiva.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Estágio Supervisionado II
Ser coordenador Ser Coordenador. Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento:
EQUIPE: Rafaela – 36 Juquiliane – 23 Maria Eduarda Bitu – 30 Gabriela - 37.
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Faculdade Piaget - Brasil
Um breve histórico Paulo Freire. Vida Nasceu em Recife, em 1921; Formou-se em advocacia, mas não exerceu; Foi exilado para o Chile, após o golpe militar.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Pedagogia Progressista Libertadora

Pedagogia Liberal X Progressista

Progressista Libertadora

A pedagogia progressista manifesta-se em 3 tendências e uma delas é a Libertadora . Também conhecida como a pedagogia do oprimido. Paulo Freire vincula a educação a luta e organização da classe oprimida. Tem a idéia de que esta classe conheça o suficiente para que lhes permita elaborar e reordenar os próprios pensamentos

A idéia desta pedagogia libertadora é mostrar a classe dos oprimidos o que eles são e através do conhecimento atuarem como transformador social, por isso esta pedagogia não se limita a atividades normais e também usa o campo da economia, política e ciências sociais.

Interessante dizer que a relação aluno/professor é de igualdade, ou seja, horizontal. A idéia básica é introduzir modificações institucionais. Portanto o conhecimento que o educando transfere representa uma resposta à situação de opressão a que se chega pelo processo de compreensão, reflexão e crítica

Paulo Freire

PAULO REGLUS NEVES FREIRE - EDUCADOR E FILÓSOFO BRASILEIRO 1921 - NASCIMENTO - VIVEU LONGO PERÍODO DE POBREZA E FOME. 1943 - DIREITO 1946 - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 1961 - DEPARTAMENTO DE EXTENSÕES CULTURAIS DA UNIVERSIDADE DO RECIFE 1962 - ALFABETIZAÇÃO COM O MÉTODO PAULO FREIRE

MÉTODO PAULO FREIRE 1921 - NASCIMENTO - VIVEU LONGO PERÍODO DE POBREZA E FOME. 1943 - DIREITO 1946 - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 1961 - DEPARTAMENTO DE EXTENSÕES CULTURAIS DA UNIVERSIDADE DO RECIFE 1962 - ALFABETIZAÇÃO COM O MÉTODO PAULO FREIRE

DÉCADA DE 60 - PEDAGOGIA LIBERTADORA PERDE FORÇA GOLPE MILITAR (1964) - JOÃO GOULART DITADURA - ÉPOCA DE REPRESSÃO - FALTA DE DEMOCRACIA - AUTORITARISMO EXTINÇÃO DO PLANO NACIONAL E ALFABETIZAÇÃO

DÉCADA DE 80 - PEDAGOGIA LIBERTADORA GANHA FORÇA 1980 - PAULO FREIRE RETORNA AO BRASIL 1989 ATÉ 1991 - SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO - SP 1991 - FUNDAÇÃO DO INSTITUTO PAULO FREIRE - SP 1997 - MORRE VÍTIMA DE UM ATAQUE CARDÍACO

Tendência Progressista Libertadora Papel da Escola Conteúdos Métodos Professor x aluno Aprendizagem Manifestações Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Temas geradores. Grupos de discussão. A relação é de igual para igual, horizontalmente.  Resolução da situação problema. Paulo Freire.

Filme “Escritores da Liberdade” Freedom Writers, EUA, 2007 Baseado na história real de Erin (interpretada por Hilary Swank )

No ensino da Leitura, Paulo Freire, numa entrevista, sintetiza sua idéia de dialogismo: ‘“Eu vou ao texto carinhosamente. De modo geral, simbolicamente, eu puxo uma cadeira e convido o autor, não importa qual, a travar um diálogo comigo” "O professor de hoje é antes de mais nada um professor apaixonado, um catalisador, capaz de acelerar e ativar uma reação." Jorge Forbes “Enquanto a educação for artigo de luxo a gente está muito mais próximo de uma tragédia do que da transformação que o Brasil precisa”. MV Bill