Pedagogia Progressista Libertadora
Pedagogia Liberal X Progressista
Progressista Libertadora
A pedagogia progressista manifesta-se em 3 tendências e uma delas é a Libertadora . Também conhecida como a pedagogia do oprimido. Paulo Freire vincula a educação a luta e organização da classe oprimida. Tem a idéia de que esta classe conheça o suficiente para que lhes permita elaborar e reordenar os próprios pensamentos
A idéia desta pedagogia libertadora é mostrar a classe dos oprimidos o que eles são e através do conhecimento atuarem como transformador social, por isso esta pedagogia não se limita a atividades normais e também usa o campo da economia, política e ciências sociais.
Interessante dizer que a relação aluno/professor é de igualdade, ou seja, horizontal. A idéia básica é introduzir modificações institucionais. Portanto o conhecimento que o educando transfere representa uma resposta à situação de opressão a que se chega pelo processo de compreensão, reflexão e crítica
Paulo Freire
PAULO REGLUS NEVES FREIRE - EDUCADOR E FILÓSOFO BRASILEIRO 1921 - NASCIMENTO - VIVEU LONGO PERÍODO DE POBREZA E FOME. 1943 - DIREITO 1946 - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 1961 - DEPARTAMENTO DE EXTENSÕES CULTURAIS DA UNIVERSIDADE DO RECIFE 1962 - ALFABETIZAÇÃO COM O MÉTODO PAULO FREIRE
MÉTODO PAULO FREIRE 1921 - NASCIMENTO - VIVEU LONGO PERÍODO DE POBREZA E FOME. 1943 - DIREITO 1946 - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 1961 - DEPARTAMENTO DE EXTENSÕES CULTURAIS DA UNIVERSIDADE DO RECIFE 1962 - ALFABETIZAÇÃO COM O MÉTODO PAULO FREIRE
DÉCADA DE 60 - PEDAGOGIA LIBERTADORA PERDE FORÇA GOLPE MILITAR (1964) - JOÃO GOULART DITADURA - ÉPOCA DE REPRESSÃO - FALTA DE DEMOCRACIA - AUTORITARISMO EXTINÇÃO DO PLANO NACIONAL E ALFABETIZAÇÃO
DÉCADA DE 80 - PEDAGOGIA LIBERTADORA GANHA FORÇA 1980 - PAULO FREIRE RETORNA AO BRASIL 1989 ATÉ 1991 - SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO - SP 1991 - FUNDAÇÃO DO INSTITUTO PAULO FREIRE - SP 1997 - MORRE VÍTIMA DE UM ATAQUE CARDÍACO
Tendência Progressista Libertadora Papel da Escola Conteúdos Métodos Professor x aluno Aprendizagem Manifestações Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Temas geradores. Grupos de discussão. A relação é de igual para igual, horizontalmente. Resolução da situação problema. Paulo Freire.
Filme “Escritores da Liberdade” Freedom Writers, EUA, 2007 Baseado na história real de Erin (interpretada por Hilary Swank )
No ensino da Leitura, Paulo Freire, numa entrevista, sintetiza sua idéia de dialogismo: ‘“Eu vou ao texto carinhosamente. De modo geral, simbolicamente, eu puxo uma cadeira e convido o autor, não importa qual, a travar um diálogo comigo” "O professor de hoje é antes de mais nada um professor apaixonado, um catalisador, capaz de acelerar e ativar uma reação." Jorge Forbes “Enquanto a educação for artigo de luxo a gente está muito mais próximo de uma tragédia do que da transformação que o Brasil precisa”. MV Bill