IDEIAS PARA POUPAR QUERCUS / DECO / DECOJovem ESAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Seca A importância da água !.
Promoção do Turismo Sustentável e Ética SENAC RJ Consultora docente: Ana Claudia Paraense.
Importância de poupar energia
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
CF 2011 Propostas para o AGIR. DIES DOMINI Dia do Senhor Dia do Senhor Metáfora do barro Metáfora do barro Dia de descanso Dia de descanso Dia de solidariedade.
Consumo e Gestão de Água
O AR Alexandre nº 1 Luís nº 13 Arhangel nº 3 Tatiana nº 19
O ambiente é de todos Não o vamos destruir.
AMBIENTE Nós somos amigos do Ambiente e do nosso planeta. Sabemos que já sabes reciclar, etc. mas existem outras coisas importantes por exemplo: Sabes.
Conservação de Energia
Economize Água * Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água!! * Se tiver piscina, mantenha-a.
Trabalho de Área de Projecto – 8ºB
CAPELA 5° ANO 22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
A POLÍTICA DOS 3 R’s.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
A Água e a Biodiversidade
A Terra: o Planeta Azul.
O que pode fazer para as combater? EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
A Água e o Futuro.
Educação Financeira.
Como ajudar o ambiente a partir das nossas casas
A preservação do ambiente começa dentro de nossas próprias casas.
“Pegada Carbónica” da Escola Secundária de Lagoa
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Processo de Reciclagem do Vidro
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Tiago Costa Nº20 8ºC  Isolamento térmico  Organização dos espaços  Iluminação  Equipamento eléctricos  Aquecimento\Refrigeração.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Dicas para preservar o Meio Ambiente em que vivemos
Programa Usos e Disponibilidade dos recursos naturais
Sessão de formação Gestão da Economia Doméstica 1.
2 Energia Tudo o que acontece é produzido pela energia. É tudo o que produz ou pode produzir acção. É um recurso imprescindível para a existência de.
Pegada Ecológica.
A quem se dirige este projecto?
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Separação e Reciclagem Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8º A.
CONSELHO NACIONAL DE DEFESA AMBIENTAL
“Por um mundo mais sustentável” Autores: Alunos do 3º ano B – 2011 Professoras: Rosana Davi Lorente e Fabiana Faria de Oliveira Comunidade Educacional.
Nível I – Jardins-de-infância e 1º ciclo
Cartilha de Boas Práticas para Serviços de Alimentação
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. A qualidade do ambiente próximo O nosso papel na preservação do ambiente A qualidade do ar ÍNDICE.
ECO QUIZ Consumo Sustentável Nível II – 2º e 3º ciclos.
Ciências Naturais – 8.º ano
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
Separação e Reciclagem
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA DO ESTADO DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental CIRCUITO ELÉTRICO Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
PLANO DE SENSIBILIZAÇÃO DE 2005 PLANO DE SENSIBILIZAÇÃO RESÍDUOS DO NORDESTE, EIM 2005.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Energias Renováveis e Alterações Climáticas António Sá da Costa Viana do Castelo 6 de Dezembro 2007 I Congresso de Energias Alternativas.
De onde vem a energia Sabem de onde vem a energia A energia permite-nos mudar qualquer coisa à nossa volta: transformar escuridão em luz, aquecer uma.
Trabalho realizado por: Jessica Monteiro nº15 9ºb.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
O conceito de SUSTENTABILIDADE foi criado no começo da década de 80, por Lester Brown.
Clauber Leite Eliana Vileider Rossana Filetti Soranz.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Trabalho elaborado por: Carolina Ramos nº5 Cheila Ferreira nº6 Duarte Neves nº10 Francisca Costa nº12 Joana Pinto nº16 Escola básica nº2 e 3 de Arganil.
Gestão sustentável dos recursos Protecção e Conservação da Natureza.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Uso Correto de EPI's: Abafadores
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

IDEIAS PARA POUPAR QUERCUS / DECO / DECOJovem ESAS

IDEIAS PARA POUPAR A crise é mundial, mas as nossas preocupações devem começar em nossa casa, pois nunca como agora, foi tão necessário agir a nível Local, para contribuirmos para a resolução do problema a nível Global. Esta é a nossa pequena contribuição, através da organização de alguns conselhos para equilibrar o seu orçamento doméstico, dados por nós, mas principalmente pela QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza) e pela DECO (Organização Portuguesa para a Defesa do Consumidor). Escola Secundária Abel Salazar

Eficiência Energética Instale uma ficha com corte de corrente para anular consumos “standby” e “offpower” em televisões, aparelhagens, vídeo ou DVD. Estes aparelhos representam entre 10 e 40 por cento do seu consumo total (Quercus). Se sair de uma divisão, mesmo que por pouco tempo, apague sempre a luz – 10 a 15 por cento do consumo total de electricidade de uma casa deve-se à iluminação (Quercus).

Eficiência Energética O frigorífico é o electrodoméstico que mais energia consome (22 por cento), pelo que na compra de um novo deve escolher os de classe A ou A+: consome menos, poupa mais (Quercus). Substitua as antigas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas nas divisões da casa mais utilizadas: gastam apenas 1/5 das outras e duram oito a dez vezes mais (Quercus).

Eficiência Energética Depois de carregar o seu telemóvel, máquina fotográfica ou PDA não deixe o carregador na tomada, pois mesmo sem estar a ser utilizado pode apresentar consumos energéticos que se irão reflectir na factura da electricidade (Quercus). Quando terminares o jogo na consola, antes de te deitares, certifica-te que a desligaste. A televisão deve ser desligada no botão e não através do comando (DECOJovem).

Consumo de Água Entre lavar a loiça à mão ou à máquina, prefira a segunda opção, desde que com carga completa: vai gastar entre 20 a 40 litros, cerca de cinco vezes menos do que na lavagem à mão (Quercus). Lavar os dentes ou fazer a barba com a água a correr implica gastar entre 10 a 30 litros desnecessários que podem ser evitados com o simples gesto de fechar a torneira (Quercus).

Consumo de Água Evite banhos de imersão, que podem gastar até 180 litros de água; no duche, procure ser rápido e fechar a torneira enquanto se ensaboa (Quercus). Em casa, no trabalho, ou num espaço público, não deixe as torneiras a pingar: à velocidade de uma gota por segundo, pode representar um consumo de até litros/mês (Quercus).

Consumo de Água Lavar o carro com a mangueira implica gastar até 500 litros de água, quando esta tarefa pode ser facilmente feita com um balde e uma esponja, que reduzem esse consumo para 50 litros (Quercus). Na escola, depois da aula de educação física, toma um duche rápido e não brinques com a água (DECOJovem).

Ir às Compras Quando for ao supermercado, leve sacos de casa de preferência lavável e duráveis (pano, por exemplo). Evite os de plástico, que podem levar mais de 200 anos a biodegradarem-se (Quercus). A fruta vinda da Nova Zelândia implica cinco vezes mais emissões de gases de efeito de estufa do que a produzida em Portugal: por isso na próxima ida ao mercado prefira produtos nacionais (Quercus).

Ir às Compras Evite produtos embalados em excesso: Representam uma maior quantidade de resíduos, por vezes de difícil reciclagem, e a embalagem pode chegar a pesar 20 por cento no preço final (Quercus). Na compra de vinho, escolha garrafas com rolhas de cortiça: o fabrico emite 4 vezes menos dióxido de carbono para a atmosfera do que a produção de cápsulas de alumínio (Quercus).

Ir às Compras Prefira produtos biológicos, livres de pesticidas e adubos químicos: frutas, legumes, lacticínios, vinhos, enchidos – basta procurar o selo “Agricultura Biológica” ou “Protecção Integrada”. (Quercus) Ao escolheres as tuas sapatilhas,ou outra peça de vestuário, consulta a etiqueta e repara no local de fabrico. Rejeita produtos oriundos de países que utilizam mão de obra infantil. (DECOJovem)

Mobilidade Se nos trajectos diários viaja de automóvel sozinho, pondere a alternativa dos transportes públicos, que emitem menos 50% de dióxido de carbono por quilómetro/passageiro ou pense em partilhar o carro. (Quercus) Escolha um veículo a gasóleo: consome menos do que um a gasolina; apesar de mais eficiente e rentável, o gasóleo é menos poluente por isso equipe o veículo com um filtro de partículas. (Quercus)

Mobilidade Pondere adquirir um veículo híbrido, alimentado a gasolina e por uma bateria eléctrica que se recarrega com energia cinética em travagens ou descidas: poderá poupar 20 a 30 por cento no combustível. (Quercus) Poupe combustível com uma condução ecológica: evite mudanças bruscas de velocidade, não transporte peso desnecessário, circule com a pressão correcta nos pneus, use o ar condicionado só quando não o puder evitar. (Quercus)

Utilize a bicicleta nas pequenas deslocações e, se possível, nos trajectos diários casa/trabalho; se adquirir uma bicicleta desmontável pode transportá-la no comboio, metro ou autocarro. (Quercus) Aproveita o bom tempo e, desloca-te para a escola a pé, ou, de bicicleta: o ambiente e a tua saúde agradecem. (DECOJovem) Mobilidade

Tratar os resíduos Guarde os óleos alimentares usados numa garrafa de plástico e quando esta estiver cheia informe-se sobre pontos de recolha ou, em último caso, coloque-a bem fechada no lixo normal: nunca os despeje. (Quercus) As pilhas e baterias gastas devem ser sempre colocadas no pilhão e nunca no lixo normal e muito menos na Natureza: só uma pilha pode contaminar litros de água. (Quercus)

Tratar os resíduos Os veículos em fim de vida são considerados resíduos perigosos para o ambiente, por isso se quiser desfazer-se do seu, entregue-o num centro de desmantelamento licenciado da VALORCAR. (Quercus) Aproveite os versos das folhas de papel em casa, no escritório ou na escola e só depois coloque para reciclar – por cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate de 15 a 20 árvores. ( Quercus)

Tratar os resíduos Produzir um quilo de plástico implica dois quilos de petróleo, por isso este é um material que devemos evitar de comprar, reutilizar o mais possível e, por fim, colocar no ecoponto amarelo. (Quercus) A melhor maneira de contribuirmos para o problema do tratamento dos resíduos é SEPARAR o lixo. (DECOJovem)

Faça contas à poupança 70€ é quanto pode poupar anualmente em iluminação se substituir as suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas. Em média, cinco lâmpadas incandescentes de 100 W, com uma utilização diária de cinco horas, corresponde a um gasto de 87 euros por ano. Se trocar por fluorescentes compactas de 20 W vai ter um custo de 17 euros. (DECO)

Faça contas à poupança 55€ por ano é quanto pode poupar caso opte por escolher electrodomésticos de classe energética A++. Por exemplo, os frigoríficos desta classe têm um custo anual de 20 euros. Os de classe C têm um custo anual de 75. No caso dos frigoríficos, coloque-os na zona mais fria da cozinha, afastado do fogão; evite formação de gelo nas paredes; abra a porta menos vezes e durante pouco tempo. (DECO)

Faça contas à poupança 50€ por ano é quanto poderá poupar se desligar os seus aparelhos eléctricos na função “off”, em vez de os deixar apenas em “standby”. A DECO deixa ainda outra sugestão para um uso equilibrado dos seus electrodomésticos que o vão ajudar a poupar: - Desligue o forno eléctrico dez minutos antes do final da cozedura; - Na máquina da lavar roupa, use os programas de 40ºc em vez de 60ºc; - Desligue o ferro de engomar cinco minutos antes de terminar; - Imprima os seus documentos em modo de rascunho e a preto e branco: poupa tinta e electricidade. (DECO)

Faça contas à poupança Poupe em energia, não desperdice água e adira à reciclagem. Ganhe na Saúde, no Bem-Estar e Qualidade de Vida. O seu corpo agradece, a sua bolsa e o ambiente também!!!!!!!!!!!!!!!!! Apresentação da responsabilidade da DECOJovem / ESAS (DECOJovem)