CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.

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Transcrição da apresentação:

CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior da Região Norte – FOPROP NORTE Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REGIÃO NORTE

Amazônia Legal Brasileira km 2 ≈ 60% do território brasileiro 20 milhões de Pessoas Biodiversidade Etnodiversidade 20% de toda água doce do Planeta Recursos Minerais

Histórico da Pesquisa e Pós-Graduação na Região Norte 1986 – I PNOPG (Dirigentes das Instituições Norte) 1987 – Plano de Metas – Formação e fixação de RH – implantação das PGs; 1989 – II PNOPG (reunião em Belém) 1991 – Visita de consultores – realinhamento do PNOPG; 1993 – III PNOPG – Focado em áreas prioritárias; 1995 – Criada na CAPES a Secretaria Executiva do PNOPG; 1996 – IV PNOPG – Orçado em 18 milhões – Minter; ampliação do PICDT; PTU/CNPq; DCR; 1999 – Relançado o IV PNOPG; 2003 – FOPROP NORTE – Elabora o V PNOPG 2004 – Elaborado o Plano Nacional de Pós-Graduação –PNPG ( ) – Aprovado pelo MEC – Janeiro de – PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA FORMAÇÃO DE RH NA AMAZÔNIA

ASSIMETRIAS REGIONAIS

Número de Cursos de Mestrado segundo as regiões : – PNPG ( )

Número de Cursos de Doutorado segundo as regiões : – PNPG ( )

CENÁRIO REGIONAL A PÓS-GRADUAÇÃO NAS REGIÕES Doutorado +Mestrado 1765 Doutorado +Mestrado 87 Doutorado +Mestrado 168 Doutorado +Mestrado 412 Doutorado +Mestrado =561

: Recursos Humanos na Região Norte – Considerações : Recursos humanos envolvidos em atividade de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de Pesquisa, e de ensino superior da região norte ( ); 30% dos RH são mestres; 19% doutores e 50% são graduados; Elevado potencial dos RH da Região Norte para fazer o doutorado (50%) - Necessidade de criação e fortalecimento dos programas de doutorado para a região;

Distribuição dos grupos de pesquisa segundo as regiões geográficas, Fonte : CNPq, Censo

Número de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq e de Universidades Federais da Amazônia Legal

A pós-graduação é, cada vez mais, o destino de muitos dos estudantes de IC; É uma opção natural, o caminho previsível para aqueles que descobrem a vocação para carreira científica e acadêmica; A própria seleção de ingressos, realizada por muitas comissões de pós-graduação, tem valorizado as experiências de pesquisa na graduação como quesito importante do currículo dos candidatos; Destino de alunos de iniciação científica

DENSIDADE DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA LEGAL AMAZÔNIA LEGAL 1 PESQUISADOR/ 1322 KM 2 RESTO DO BRASIL 1 PESQUISADOR/ 55 KM 2 AMAZÔNIA = 01 DOUTOR/2857 KM 2 RESTO DO BRASIL = 01 DOUTOR/90 KM 2

DENSIDADE DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA LEGAL LOGO TEMOS : 31 VEZES MAIS DOUTORES NO RESTANTE DO PAÍS DO QUE NA AMAZÔNIA PARA CHEGARAMOS A TER 1 DOUTOR / 90 KM 2 TERÍAMOS QUE ABSORVER OS 6000 DOUTORES QUE O PAÍS ESTÁ FORMANDO DURANTE 9 ANOS Fonte : INPA (2004)

RH na Região Norte: Pontos a serem considerados Evolução do sistema de Pós-Graduação na Região Norte foi muito tímido ( taxa de crescimento de 15% ao ano); Percebe-se grandiosos desequilíbrios no sistema de pesquisa & pós ( 3% dos recursos de pesquisa e 2% dos programas de Pós); Há uma pressão da demanda por pós-graduação (50%); Há uma necessidade de “Flexibilizar”o modelo de Pós- graduação a fim de permitir o crescimento do sistema; Há uma necessidade premente de se criar programas de pesquisa e pós que permitam que as Instituições atuem em rede visando reduzir os desequilíbrios regionais;

PROGRAMA PARA FORMAÇÃO DE RH NA AMAZÔNIA Reunião do FOPROP – RORAIMA ( CAPES) – Maio de 2005 ( Lançado o desafio ); Reunião na CAPES – Constituição de uma Equipe (06 de Abril): Presidida pelo Diretor de Programa da CAPES – Dr. J.F.Lima Adalberto Val (INPA) Regina Markus (USP) Emídio Cantídio ( CAPES) Roberto Dall’agnol (UFPA) Adalberto Vieyra (UFRJ) Foprop Norte ( Equipe)

Segunda Reunião- 13/06 (CAPES); Equipe propõe: Um programa intitulado: Programa de Aceleração da Formação de Recursos Humanos, para o Ensino e a Pesquisa, e Criação de Novos Programas de Pós-Graduação para Região Amazônica : ACELERA AMAZÔNIA CIÊNCIA NA AMAZÔNIA PARA O BRASIL Objetivos: -Acelerar a consolidação dos grupos de pesquisa existentes bem como a nucleação de novos grupos de pesquisa (Concretizar a pós-graduação na região;

Gerar as condições estruturais e fundamentais, baseadas em programas de pós-graduação que permitam acelerar a velocidade de formação de RH para a Amazônia; Neste caso foi estabelecida como meta triplicar o número de doutores na região até 2010; Implantar um programa de mobilidade – buscando conceber ações transversais para fomentar a cooperação entre grupos de pesquisa de alto nível localizados nas diversas regiões do país;

Etapas Seguintes: Cada Instituição da região receberá o documento – para realizar o seu diagnóstico; Posteriormente o programa será finalizado; Espera-se a sua implantação para 2006; SUCESSO DO PROGRAMA DEPENDERÁ : -Da existência de um fundo específico de investimento para Amazônia; -Do Apoio das FAPs; -Emendas parlamentares específicas destinadas a este programa; -Parcerias com o setor privado; APOIO : MCT, SBPC, ABC

OBRIGADO PELA ATENÇÃO FOPROP NORTE