Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CICLO DE APRENDIZAGEM E A VIVÊNCIA
Advertisements

O Behaviorismo e sua contribuição para a Educação
TEORIA COMPORTAMENTAL
Características Biográficas:
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta.
Teorias de Aprendizagem
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
Psicologia da Aprendizagem
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e
2. Condicionamento operante ou instrumental:
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
Tecnologia em Marketing
A teoria Behaviorista sobre as ações
TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Behaviorismo.
Terapia(s) Comportamental(is)
R = Resposta = Comportamento
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Teorias de Aprendizagem
Psicologia da Personalidade II
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
BURRHUS FREDERICK SKINNER
FMU – Direito - Psicologia Jurídica BEHAVIORISMO II Prof. Dr
Jogos e Aprendizagem JOGOS e Aprendizagem Ensaiando e Ensinando Comportamentos - Uma abordagem psicológica -
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
Processos Psicológicos Básicos
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Memória de aula – 3 semana
SKINNER.
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
Comportamento Organizacional
O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER Prof. Cibelle Celestino Silva
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
Análise funcional de um caso clínico: promiscuidade masculina – contingências conflitantes, terminar -> acesso a novas parceiras, acesso a amigos (R+),
B EHAVIORISMO Porto, 2010 Psicologia da Educação.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
O Behaviorismo Paula Gonçalves Ribeiro – 14336
Fundamentos do comportamento humano nas organizações.
Reflexo: Estímulo elicia Resposta
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
E FICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS : A noção de validade no ato jurídico: É necessário a presença de todos os elementos essenciais.
Controle pessoal  Episódio social: Pessoa A emite comportamento verbal e a pessoa B se comporta em função do mesmo; E quando uma pessoa arranja contingências.
Psicologia da Educação (Educação Física)
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
BEHAVIORISMO COMPORTAMENTALISMO, TEORIA COMPORTAMENTAL, ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO, ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.
Análise Experimental do Comportamento. Introdução Conforme propõe Carvalho Neto (2002), a Análise do Comportamento seria a amplitude da prática behaviorista,
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
Comportamento operante. Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Behaviorismo O estudo do comportamento.
Alguns pontos importantes do filme sobre Skinner Professora Luciana Campos.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por Watson em Estuda como os organismos reagem aos estímulos em seus ambientes e como os estímulos podem ser utilizados para gerenciar o comportamento.

Behaviorismo Os seres humanos adaptam-se ao ambiente através do processo de aprendizagem, pois o que foi aprendido pode ser mudado com nova aprendizagem. Aprendizagem – mudança relativamente permanente de comportamento.

Behaviorismo Quando o processo de aprendizagem se dá por meio da associação de eventos, chama-se este processo de Condicionamento. Condicionamento: 1. Clássico – Pavlov 2. Operante – Skinner

Behaviorismo Condicionamento Clássico: - Aprendizado pela associação de dois estímulos S1 + S2 (neutro) R S1 – estímulo incondicionado (não-aprendido) S2 – estímulo condicionado (aprendido) R - Resposta S1 R

Behaviorismo Condicionamento Clássico (Exemplos): S1 – Despertador S2 – Horário que quer acordar R – Acordar no horário S1 – Uso de propaganda para venda do produto S2 – Produto disponível para venda R – Venda do produto

Behaviorismo Condicionamento Clássico (Exemplos): S1 – Droga que causa náusea S2 – Bebida alcoólica R – Náusea OBSERVAÇÃO: Se o estímulo condicionado (aprendido) passa a ser utilizado durante muito tempo sem a associação do estímulo incondicionado (não-aprendido), a resposta fica suprimida. Ou seja, a resposta passa a acontecer com freqüência e intensidade menor.

Behaviorismo Condicionamento Operante: - Aprendizado pela associação de um comportamento às suas conseqüências. Estímulo positivo (reforço) – quando o objetivo é a manutenção do comportamento. R S+ Estímulo aversivo (punição) – quando o objetivo é a inibição do comportamento. R S-

Behaviorismo Condicionamento Operante (Exemplos): Estímulo positivo (reforço) – Elogio para manutenção de determinado comportamento, ganho por produtividade, programa de metas, promoção no trabalho Estímulo aversivo (punição) – multa de transito, advertência, suspensão.

Behaviorismo Condicionamento Operante: OBSERVAÇÃO: Deve-se utilizar o reforço ao invés da punição. A punição normalmente não orienta para o comportamento desejado, mas orienta para o que não fazer. Já o reforço, diz o que fazer, diz qual o comportamento adequado.

Behaviorismo Exercício: Com base na realidade de uma empresa de eventos, crie um programa que utilize o estímulo positivo como forma de orientar o comportamento. Neste exemplo deve conter: -Comportamento a ser reforçado; -Estímulo utilizado; -Como serão mensurados os resultados do comportamento reforçado.