Força e Movimento O que é o movimento? Escola Secundária de Alcácer do sal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

Capítulo 1 O MOVIMENTO Índice remissívo.
MECÂNICA Mecânica Clássica Cinemática – Movimento em uma dimensão
Rotação dos Corpos Rígidos
Velocidade Média CINEMÁTICA vm vm
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
CINEMÁTICA.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti

Física - Movimentos Adaptado de Serway & Jewett por Marília Peres.
TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS
Gráficos.
Cinemática – Principais Conceitos.
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Trabalho realizado por uma força constante e sua representação gráfica
Distância Percorrida Considera um automóvel que se move desde o prédio A até à casa B. Antes de iniciar o movimento, o automobilista colocou o "conta-quilómetros"
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Movimentos.
Movimento e Repouso; Trajectória e Distância; Tempo e rapidez média
Cinemática Professor PH.
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Gráficos Posição-Tempo
Filipa Vicente Professora de CFQ O trânsito Velocidade e rapidez.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
CINEMÁTICA.
Movimento e Forças Unidade 1 – EM TRÂNSITO
Movimento O que é o movimento?.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
1 MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física A Mecânica Clássica se divide em: 1. Cinemática 2. Dinâmica A Mecânica estuda o movimento e.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Movimento Características Uniforme Rectilíneo Uniformemente Variado.
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Grandezas cinemáticas em coordenadas:
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR FISICA 12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO Paula Sousa 2011/2012 Paula Sousa 2011/2012 Prof. Cacilda Ferreira.
Derivada, a linguagem do movimento. A derivada expressa o ritmo da mudança instantânea em qualquer fenómeno que envolva funções. Quando se trata de corpos.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
Trajectória (Elaborado por Prof. Jorge Barata) -É a linha definida pelas sucessivas posições ocupadas por uma partícula no decorrer do tempo, num determinado.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. Sumário Movimento sob ação de uma força resultante constante. A importância das condições iniciais do movimento.
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. 2 3 PRÉ REQUISITOS DE FQA.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Física I Aula 06 Forças e Movimentos IV Movimento Circular 2009/2010.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Física I Aula 7 Energia Cinética e Trabalho 2009/2010.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Trajetória e Referencial John Física Disciplina Professor.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
Física I 14 Aula 12 Centro de Massa e Momento Linear I 2009/2010.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
ROTAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I Prof. Bruno Farias.
Física I Aula 17 Momento de uma Força e Momento Angular 2009/2010.
Aula 3 - Escalares, Vetores,
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
CINEMÁTICA John Física Disciplina Professor. Movimento.
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
ESTUDO DO MOVIMENTO O movimento é uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
Transcrição da apresentação:

Força e Movimento O que é o movimento? Escola Secundária de Alcácer do sal

O que é o Movimento? Um corpo está em movimento em relação a um dado referencial quando a posição de qualquer dos pontos desse corpo mudar ao longo do tempo relativamente a esse referencial. Caso contrário estará em repouso em relação a esse referencial.

O que é o movimento > Trajectória No decorrer do tempo, uma partícula material em movimento vai ocupando sucessivas posições num determinado referencial, constituindo uma linha que se chama trajectória

O que é o movimento > Trajectória Alcácer – Setúbal por Auto-estrada A2 58Km Alcácer – Setúbal por IC1 e N10 50km Alcácer – Setúbal por N253 e N km Trajectória mais rápida Trajectória mais económica Trajectória mais curta

O que é o movimento > Posição A posição de uma partícula material P pode ser definida pela suas coordenadas cartesianas num sistema de eixos ordenados. Conforme o problema em estudo, o sistema de eixos ordenados deverá se unidimensional, bidimensional ou tridimensional

O que é o movimento > Posição O 50km 25km P(20,24) P(57,51)

O que é o movimento > Deslocamento O 50km 25km P(20,24) P(57,51) xx  x = Pf - Pi  x = (57,51) – (20,24)  x = (37,27)  x = 37ex + 27ey O deslocamento é um Vector  x| = 45,8km |  x| = sqrt(37^2+27^2) A norma do vector deslocamento é 45,8km

O que é o movimento > Deslocamento O XiXi XfXf No Movimento Rectilíneo a norma do deslocamento é igual à distancia... No entanto quando uma partícula percorre uma certa distancia, segundo uma trajectória rectilínea, num dado intervalo de tempo, como podemos saber qual o sentido do movimento?

O que é o movimento > Deslocamento Deslocamento Escalar Num movimento rectilíneo o deslocamento é dado pela expressão:  x = xf – xi E designa-se por Deslocamento Escalar

O que é o movimento > Deslocamento Deslocamento Escalar O XfXi O Xf Se xf > xi, então  x > 0 Se xf < xi, então  x < 0 O movimento efectuou-se no sentido positivo do eixo OX O movimento efectuou-se no sentido negativo do eixo OX

O que é o movimento > Velocidade Velocidade Média e Rapidez Média Se demorarmos 45 minutos de Alcácer até Setúbal pela estrada nacional (50km) como calculamos a velocidade média? d(distancia) T(tempo) = 67km/h Os físicos chamam a esta grandeza Rapidez Média. Trata-se de uma grandeza escalar e é sempre positiva.

O que é o movimento > Velocidade Velocidade Escalar Média A velocidade média é uma grandeza mais completa visto dar-nos informação sobre o sentido do movimento  x (deslocamento)  t Vm = xx A Velocidade Média não depende da trajectória que a partícula efectua entre dois pontos.

O que é o movimento > Velocidade Velocidade Escalar Média O XiXf O Xi Vm > 0 pois  x > 0 Vm < 0 pois  x < 0

O que é o movimento > Velocidade Velocidade Escalar Durante uma viagem o velocímetro de um automóvel não indica sempre o mesmo valor. Isto significa que podemos fazer corresponder a cada instante, um valor da velocidade A Velocidade Escalar Instantânea

O que é o movimento > Velocidade Velocidade Escalar Eis alguns recordes de Velocidade Escalar Instantânea Corredor - 41 km/hEsquiador km/h Barco a Motor km/h Carro de Corrida – 464 km/h

O que é o movimento > Velocidade Velocidade Escalar Como se calcula a velocidade escalar de uma partícula num determinado instante? Vamos observar o seguinte gráfico posição – tempo de uma partícula em movimento rectilíneo Que distancia a partícula percorreu? Em que sentido? Quanto tempo durou o movimento? A sua velocidade foi constante? Qual a sua velocidade média?

O que é o movimento > Velocidade Velocidade Escalar Qual a Velocidade Escalar no instante t = 2s? Vm xx tt Vm é o declive de uma recta v

O que é o movimento > Velocidade A velocidade instantânea depende de  x, portanto também é um vector com as seguintes características: Aplicado na partícula Direcção tangente à trajectória Sentido do movimento nesse instante Movimento RectilíneoMovimento Curvilíneo

O que é o movimento > Momento Linear Estes dois veículos circulam ambos a uma velocidade de 40 km/h Se chocarem contra um quiosque qual deles provocará mais estragos? Porquê?

O que é o movimento > Momento Linear Factos como o anterior revelam que o comportamento de um corpo, durante uma interacção com outro não depende só da velocidade, depende também da massa. Assim, Newton definiu uma grandeza que depende da massa e da velocidade, chamada Momento Linear ou Quantidade de Movimento que é dada pelo seguinte produto: O momento linear é uma grandeza vectorial com a mesma direcção e sentido da velocidade. A unidade SI de momento linear é kg.m.s -1

O que é o movimento > Força Sob a acção de uma força constante, uma partícula material experimenta, em intervalos de tempo iguais, variações de velocidade e, por conseguinte, iguais variações do momento linear. Como a força e a variação do momento linear têm a mesma direcção e o mesmo sentido, podemos escrever Força é a taxa de variação temporal do momento linear.