EMPRESARIAL III Aula 6 - Aceite EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 EMPRESARIAL III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA AULA  Aceite: Conceito  Prazo de apresentação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LETRA DE CÂMBIO Marco Antonio Lorga Tel.: (65) /
Advertisements

TÍTULOS DE CRÉDITO AVAL
NOTA PROMISSÓRIA Marco Antonio Lorga
TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
x Indique a opção incorreta, quanto ao cheque:
Unidade 7 - Títulos de Crédito: Teoria Geral
NOTA PROMISSÓRIA Promessa de Pagamento; Situações Jurídicas:
Unidade 8 - Títulos de Crédito: Em Espécie
Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
Unidade III – Letra de Câmbio
FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico.
NOTA PROMISSORIA.
Teoria Geral dos Títulos de Crédito
AGU 2010 – CESPE (certo ou errado)
LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO
AS DUPLICATAS WHORKSHOP CEAP – CURSO DE DIREITO
Prof. Wiverson de Oliveira
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplia: DIEITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 7 LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL.
LETRA DE CÂMBIO.
DIREITO EMPRESARIAL II
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
Unidade III – Letra de Câmbio (cont.)
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
NOTA PROMISSÓRIA A nota promissória é uma promessa de pagamento que uma pessoa faz em favor de outra. Temos duas pessoas participando da nota promissória:
LETRA DE CÂMBIO DecRETO 2044, 31/12/1908 (LEI SARAIVA)
Unidade V – Cheque (Lei 7.357/1985)
DUPLICATA Lei n , de 18 de junho de 1968.
DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL
Unidade IV – Nota Promissória
A NOTA PROMISSORIA AULA 11 CEAP – CURSO DE DIREITO
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA; DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR? MILTON CORREA FILHO Aula 10 A constituição do credito cambiario: SAQUE Fonte: FABIO.
Direito Empresarial Curso de Administração
Direito Empresarial I – 2009 Roberta Ceriolo Sophi
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
PROAB DIREITO EMPRESARIAL – AULA 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA: CÉLIO CELLI Aula 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA:
TÍTULOS DE CRÉDITO SAQUE ACEITE AVAL VENCIMENTO PAGAMENTO
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
N OTA P ROMISSÓRIA. 5.1 P REVISÃO L EGAL Decreto n / 1908 – arts. 54 a 56; Decreto n / 1966 – Lei Uniforme sobre Letras de Câmbio e Notas.
Unidade 5 Nota Promissória
Exercício de revisão LETRA DE CÂMBIO. LETRA 01 Qual o dia exato do vencimento? Quem é o proprietário da letra? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor.
EMPRESARIAL III Aula 4- Letra de Cambio e a Lei Uniforme de Genebra.
EMPRESARIAL III Aula 9- Protesto e Execução Cambiária.
1 CONTRATOS EM ESPÉCIE Profª.Fernanda Nunes. 2 CONCEITO Contrato, do latim “contractu”, é trato com. É a combinação de interesses de pessoas sobre determinada.
EMPRESARIAL III Aula 8- Vencimento e Pagamento. VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO.
TÍTULOS DE CRÉDITO Protesto. PROTESTO Conceito Ato praticado pelo credor, em cartório, para fins de incorporar ao título de crédito a prova do fato relevante.
EMPRESARIAL III Aula 10- Nota Promissória. DIREITO EMPRESARIAL AULA 10 NOTA PROMISSÓRIA – AULA 10 EMPRESARIAL III CORRE, GENTE... VAI COMEÇAR A AULA DE.
EMPRESARIAL III Aula 13- Duplicata.
EMPRESARIAL III Aula 12-Nota Promissória (2 Parte Aula 10)
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
EMPRESARIAL III REVISÃO AV2.
LETRA DE CÂMBIO Origem da letra de câmbio, saque, conceito, requisitos da letra de câmbio, aceite, endosso, aval, pagamento e prescrição da letra de câmbio.
LETRA DE CÂMBIO Origem da letra de câmbio, saque, conceito, requisitos da letra de câmbio, aceite, endosso, aval, pagamento e prescrição da letra de câmbio.
EMPRESARIAL III Aula 7- Aval.
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA TÍTULOS DE CRÉDITO.
Cheque  Conceito Trata-se de uma ordem de pagamento à vista, no que assemelha à letra de câmbio, a qual também considera-se uma ordem de pagamento, mas.
Responsabilidade Civil
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
EMPRESARIAL III Aula 1- Apresentação do Plano de Ensino Evolução Histórica dos Títulos de Crédito.
EMPRESARIAL III Aula 5- Endosso.
Direito Comercial Títulos de Crédito. Integrantes do grupo Kércia Daniel Thuany Daisy Domingas Juliana.
EMPRESARIAL III Aula 2- Apresentação do Plano de Ensino Evolução Histórica dos Títulos de Crédito.
XIV DIREITO CAMBIÁRIO. TÍTULO DE CRÉDITO - “é o documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado” (Cesare Vivante)
Transcrição da apresentação:

EMPRESARIAL III Aula 6 - Aceite

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 EMPRESARIAL III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA AULA  Aceite: Conceito  Prazo de apresentação  Recusa - Vencimento Antecipado  Efeitos do Aceite

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 EMPRESARIAL III ACEITE

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 PRESTEM ATENÇÃO NA SEGUINTE FRASE... PRESTEM ATENÇÃO NA SEGUINTE FRASE...

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 PRINCESA FIONA... VOCÊ ACEITA CASAR COMIGO ?

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 DECLARAÇÃO CAMBIÁRIA EXCLUSIVA DO SACADO QUE - COM ISSO - ASSUME A OBRIGAÇÃO DE PAGAR O TÍTULO NO VENCIMENTO A A B B C C INDICAÇÃO PARA PAGAR SACADO SACADOR ACEITANTE TOMADOR B B OBRIGADO PRINCIPAL OBRIGADO PRINCIPAL

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 ACEITANTE: OBRIGADO PRINCIPAL ACEITANTE B B A A C C D D E E DEVEDORES INDIRETOS DEVEDOR DIRETO E PRINCIPAL 1º) 2º)

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 RECUSA DO ACEITE ANEXO II EFEITOS DA RECUSA DO ACEITE ANTECIPAÇÃO DO VENCIMENTO AÇÃO DIRETA EM FACE DO SACADOR ANTECIPAÇÃO DO VENCIMENTO AÇÃO DIRETA EM FACE DO SACADOR

EMPRESARIAL III ENDOSSO – AULA 5 “Art O portador de uma letra pode exercer os seus direitos de ação contra os endossantes, sacador e outros co-obrigados: No vencimento: Se o pagamento não foi efetuado. Mesmo antes do vencimento: 1 - Se houve recusa total ou parcial de aceite; (...)” “Art O portador de uma letra pode exercer os seus direitos de ação contra os endossantes, sacador e outros co-obrigados: No vencimento: Se o pagamento não foi efetuado. Mesmo antes do vencimento: 1 - Se houve recusa total ou parcial de aceite; (...)” EFEITOS DA RECUSA DO ACEITE ARTIGO 43,1 LUG EFEITOS DA RECUSA DO ACEITE ARTIGO 43,1 LUG OBS: CLÁUSULA NÃO ACEITÁVEL – ARTIGO 22 DA LUG

EMPRESARIAL III ENDOSSO – AULA 5 “Art.22 (...) Pode proibir na própria letra a sua apresentação ao aceite, salvo se se tratar de uma letra pagável em domicílio de terceiro, ou de uma letra pagável em localidade diferente da do domicílio do sacado, ou de uma letra sacada a certo termo de vista.” “Art.22 (...) Pode proibir na própria letra a sua apresentação ao aceite, salvo se se tratar de uma letra pagável em domicílio de terceiro, ou de uma letra pagável em localidade diferente da do domicílio do sacado, ou de uma letra sacada a certo termo de vista.” CLÁUSULA “NÃO ACEITÁVEL” ARTIGO 22, 2ªALINEA LUG CLÁUSULA “NÃO ACEITÁVEL” ARTIGO 22, 2ªALINEA LUG

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 CARACTERÍSTICAS DO ACEITE DECLARAÇÃO UNILATERAL E EXCLUSIVA DO SACADO DECLARAÇÃO UNILATERAL E EXCLUSIVA DO SACADO TÍTULOS COM ESTRUTURA DE ORDEM DE PAGAMENTO A PRAZO TÍTULOS COM ESTRUTURA DE ORDEM DE PAGAMENTO A PRAZO FORMAL ( INSERIDO NO ANVERSO DO TÍTULO OU VERSO COM IDENTIFICAÇÃO “ACEITO”)

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 Nº 01 Vencimento dia 06 dezembro de 2013 Valor R$ ,00 No vencimento pagará(ão) V.Sa(s) por esta única via de Letra de Câmbio à LETRA “C” Na praça de Rio de Janeiro a apresentação desta cambial poderá ser feita até 29 de outubro de 2013 da data do saque. Aceitante(s):sacado_________Roberto Dinamite_________ _________________________________________________ Rua São Januário, nº 200 – Bairro São Cristóvão Cep Cidade: Rio de Janeiro Estado: Rio de Janeiro____ Documentos CNPJ/CPF: Outros Doc. ou à sua ordem a importância de vinte mil reais Local e Data do saque Rio de Janeiro, 02 de maio de 2013 LETRA DE CÂMBIO aceito (amos) ___________________________________ _________ __________________________ LETRA “A” ACEITE

EMPRESARIAL III ENDOSSO – AULA 5 “Art O aceite é puro e simples, mas o sacado pode limitá-lo a uma parte da importância sacada. Qualquer outra modificação introduzida pelo aceite no enunciado da letra equivale a uma recusa de aceite. O aceitante fica, todavia, obrigado nos termos do seu aceite.” “Art O aceite é puro e simples, mas o sacado pode limitá-lo a uma parte da importância sacada. Qualquer outra modificação introduzida pelo aceite no enunciado da letra equivale a uma recusa de aceite. O aceitante fica, todavia, obrigado nos termos do seu aceite.” LIMITAÇÃO X MODIFICAÇÃO DO ACEITE

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 O ACEITE PODE SER CANCELADO?

EMPRESARIAL III ENDOSSO – AULA 5 “Art Se o sacado, antes da restituição da letra, riscar o aceite que tiver dado, tal aceite é considerado como recusado. Salvo prova em contrário, a anulação do aceite considera- se feita antes da restituição da letra. Se porém, o sacado tiver informado por escrito o portador ou qualquer outro signatário da letra de que a aceita, fica obrigado para com estes, nos termos do seu aceite.” “Art Se o sacado, antes da restituição da letra, riscar o aceite que tiver dado, tal aceite é considerado como recusado. Salvo prova em contrário, a anulação do aceite considera- se feita antes da restituição da letra. Se porém, o sacado tiver informado por escrito o portador ou qualquer outro signatário da letra de que a aceita, fica obrigado para com estes, nos termos do seu aceite.” CANCELAMENTO DO ACEITE ARTIGO 29 LUG

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 EMPRESARIAL III Vamos aos Exercícios...

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 EMPRESARIAL III CASO CONCRETO: Augusto emitiu uma letra de câmbio no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) contra Bernardo e em favor de seu credor Cardoso, que endossou a cambial para Danilo que ao levar o título a aceite, obteve o aceite parcial modificativo de data de pagamento. Indaga-se: A)Pode o sacado, no caso acima, limitar o aceite? B) Quais os efeitos produzidos pelo aceite parcial? CASO CONCRETO: Augusto emitiu uma letra de câmbio no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) contra Bernardo e em favor de seu credor Cardoso, que endossou a cambial para Danilo que ao levar o título a aceite, obteve o aceite parcial modificativo de data de pagamento. Indaga-se: A)Pode o sacado, no caso acima, limitar o aceite? B) Quais os efeitos produzidos pelo aceite parcial? Coletânea dos Casos Concretos SEMANA 06

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 EMPRESARIAL III QUESTÃO OBJETIVA: Em relação ao aceite nas letras de câmbio é incorreto afirmar: A) A letra pode ser apresentada até o vencimento pelo portador ou até por um simples detentor B) É vedado ao sacado riscar aceite já dado, mesmo antes da restituição da letra. C) O sacador pode determinar que a apresentação ao aceite não poderá efetuar-se antes de determinada data D) O sacado pode limitar o aceite a uma parte da importância sacada QUESTÃO OBJETIVA: Em relação ao aceite nas letras de câmbio é incorreto afirmar: A) A letra pode ser apresentada até o vencimento pelo portador ou até por um simples detentor B) É vedado ao sacado riscar aceite já dado, mesmo antes da restituição da letra. C) O sacador pode determinar que a apresentação ao aceite não poderá efetuar-se antes de determinada data D) O sacado pode limitar o aceite a uma parte da importância sacada Coletânea dos Casos Concretos SEMANA 06

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 EMPRESARIAL III Cenas dos próximos capítulos... Ah! Não se esqueçam de trazer o caso concreto aula 07 Legislação : AVAL

EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 EMPRESARIAL III