Organizações Internacionais de Turismo Porque o desenvolvimento do turismo no país está relacionado ao que acontece ao resto do mundo?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Advertisements

Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH
Planejamento do Sistema Urbano de Drenagem
ESTRUTURA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
International Seminar on Bilateral and South- South Cooperation TUCA cooperation meeting South-South Cooperation: the perspective of Global Partnership.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
NEGOCIAÇÃO Grupo Excelência em Negociação Home Page:
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Direitos das Minorias © 2013
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Júlio de Jesus, Coordenador da Rede A Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos um projeto da APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.
Governança Regulatória: diagnóstico e reformas Alketa Peci Coordenadora do Projeto Universal CNPq.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional
Políticas Florestais Relevantes para o EURIS EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.
Fórum Permanente de Micro e Pequenas Empresas Comitê de Comércio Exterior Brasília – de de 2011.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Eco-92.
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
CONFERÊNCIAS DE ECONOMIA SOCIAL Cooperativa António Sérgio para a Economia Social Lisboa, Fundação Cidade de Lisboa 12 de Setembro de 2011 Conceito(s)
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Estatuto da Cidade: dimensões; Planos Diretores Municipais
Educação Cooperativista
PROJETO DE COOPERAÇÃO ENTRE SECEX/UNIÃO EUROPÉIA/PNUMA
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Escritório Internacional do Trabalho Departamento de Empresas Multinacionais DECLARAÇÃO TRIPARTITE DE PRINCÍPIOS RELATIVOS ÀS EMPRESAS MULTINACIONAIS E.
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
O TRANSPORTE AÉREO NAAMAZÔNIA - O Passado, o Presente e a Visão Perspectiva dos Aeronautas - CTD - Comissão de Turismo e Desporto CAINDR - Comissão da.
ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
Relações Internacionais Noções básicas Fonte: ELÍBIO JÚNIOR; MATOS, 2006.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO E HOTELARIA MINTER/UNINORTE
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Lei Orçamentária Anual - LOA
Ecologia e relações internacionais
Como funciona a União Europeia
A sociologia como ciência
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
Conteúdo programático
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
O mundo dividido na era da Globalização
Social and Solidarity Economy Social innovation in the world of work 27 – 31 July 2015, Johannesburg, South Africa.
Barreiras Técnicas às Exportações: O Papel do Inmetro Paulo Ferracioli CTA, 22 de julho de 2003 SEMINÁRIO DE METROLOGIA AEROESPACIAL.
A nova regionalização do mundo
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO PROGRAMA INTERREG V - A MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
26/10/2015 Tema:  Estrutura das Políticas Públicas em escala Mundial  Políticas de desenvolvimento do turismo no contextos da OMT, da UE e do Mercosul.
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
 O que fazer?  Apresentação de seminário  Grupos de trabalho FEIRA DA ABAV.
Para começar... FEIRA DA ABAV O que fazer? Apresentação de seminário
Transcrição da apresentação:

Organizações Internacionais de Turismo

Porque o desenvolvimento do turismo no país está relacionado ao que acontece ao resto do mundo?

De que forma o organismos internacionais interferem no desenvolvimento do turismo nos países?  Estabelecendo diretrizes e orientações  Oferecendo recursos financeiros e apoio- técnico  Estabelecendo tratados e acordos entre países e regiões

Como se organizam? “Existe uma estrutura institucional em termos mundiais, que consiste em organizações com interesse direto e indireto no setor, e uma série de leis internacionais relacionadas a áreas afins, incluindo meio ambiente, patrimônio, comércio, relações trabalhistas e transporte” (Hall, M.C., 2001)

Exemplos de acordos internacionais  Uso do espaço aéreo  Acordos de Livre Comércio – União Européia, Mercosul, OMC, OIT, etc.  Convenção do Patrimônio Mundial Natural e Cultural

Organismos Internacionais de Turismo  OMT – Organização Mundial do Turismo  WTTC – World Tourism Travel Council  IATA – Internacional Air Transport Association IATA

““... é a principal organização internacional criadora de políticas no campo do turismo, sendo particularmente influente em países menos desenvolvidos.... (Hall, M. 2001) EEm 1998 tinha como membros 138 países e mais de 350 membros afiliados representando governos locais, associações de turismo, empresas do setor privado e instituições educacionais

Influências “ Além de sua função política, a OMT exerce também significativa influência no desenvolvimento do turismo nacional e regional e desempenha um papel importante no planejamento do uso do solo e recursos naturais” (Hall, M. 2001)

DIA MUNDIAL DO TURISMO  27/09/2004 – “Esporte e Turismo: duas forças vivas de compreensão mútua, cultura e desenvolvimento social”  2005 – “Viagens e transporte: do imaginário de Júlio Verne à realidade do século 21”  Mudanças ClimaticasMudanças Climaticas  Tourism and WaterWater

Algumas diretrizes internacionais em Turismo  Código de Ética – OMT Código de Ética  Campanhas contra a exploração sexual infantil – OMT  Certificação de Sustentabilidade – OMT  Cartas de San José,1997 de Manila,1980San JoséManila  Eco 92/ Agenda 21Agenda 21

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico 1961 Paris  oferece aos governos um ambiente no qual se pode discutir, desenvolver e aperfeiçoar as políticas econômicas e sociais.  estatísticas, previsões econômicas e influência política

World Travel and Tourism Council Our Mission The World Travel & Tourism Council (WTTC) is the forum for business leaders in the Travel & Tourism industry. With Chief Executives of some one hundred of the world's leading Travel & Tourism companies as its Members, WTTC has a unique mandate and overview on all matters related to Travel & Tourism. WTTC works to raise awareness of Travel & Tourism as one of the world's largest industries, supporting 260 million jobs and generating 9 per cent of world GDP. WTTC advocates partnership between the public and private sectors, delivering results that match the needs of economies, local and regional authorities and local communities with those of business, based on:  Governments recognising Travel & Tourism as a top priority  Business balancing economics with people, culture and environment  A shared pursuit of long-term growth and prosperity

OECD  “ importante no que se refere ao turismo nacional na Austrália, Canadá e Nova Zelândia, através da condução de acordos formais, como o estabelecimento de códigos com vinculo legal para o livre fluxo de capital e serviços”  Grupo de Trabalho Especial sobre Obstáculos ao Turismo Internacional do Comitê de Turismo da OCDE

Obstáculos às viagens e turismo internacional  Atenção do governo concentrada na divulgação de turismo receptivo e não em uma abordagem mais geral que trate da redução ou remoção de restrições ao turismo em base mundial  Os governos não realizaram uma avaliação total do impacto do turismo provocado por suas leis e regulamentações  Na maioria, as organizações internacionais que tratam de problemas referentes ao turismo o fazem de modo fragmentado e não encarando o turismo como uma unidade integral

Obstáculos  Sugere que a cooperação melhoria a eficiência destas organizações  Há falta de normas e princípios gerais internacionalmente aceitos para tratar de problemas novos, assim como um mecanismo para solução de controvérsias.

Convenção do Patrimônio Mundial e Cultural 1972 “ um instrumento legal e inovador destinado a permitir que as nações cooperem para a proteção de sítios culturais e naturais de destacado valor para a humanidade” UNESCO BRASIL

Convenção de Proteção do Patrimônio  proporciona estrutura legal, administrativa e financeira  os signatários comprometem-se a auxiliar na identificação, proteção conservação e preservação das propriedades do patrimônio mundial

Organização dos Estados Americanos  Unidade Intersetorial de Turismo – 1996  Oferecer apoio ao fórum do Congresso Interamericano de Viagens na formulação de uma política turística para o hemisfério  Oferecer apoio na área de desenvolvimento turístico sustentável e integral  Oferecer apoio aos workshops, conferências, seminários hemisféricos e subregionais  Formular e avaliar a execução de projetos de cooperação técnica  Facilitar o intercâmbio de informações  Realizar pesquisas e análises sobre questões de turismo  Promover a cooperação entre organizações de turismo internacionais, regionais e subregionais

EUROMONITOR Established in 1972, Euromonitor International is the world leader in strategy research for consumer markets. Comprehensive international coverage and leading edge innovation make our products an essential resource for companies locally and worldwide.

Bibliografia Hall, M.C., Planejamento turístico. São Paulo. Contexto Lickorisnh, J. Introdução ao Turismo.