Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.

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Transcrição da apresentação:

Recuperação da Informação Peter Ingwersen

 Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor Titular a partir de janeiro de 2006, em Information Retrieval (Recuperação de Informação).  Ele realizou pesquisa experimental sobre os aspectos cognitivos da interação usuário-sistema baseado em tarefas e serviu em vários projetos Esprit como consultor especialista para a Comissão da UE.

Capítulo 4 – Pesquisa tradicional em IR

Pesquisa tradicional em IR  Objetivos deste tipo de pesquisa Estudo de representação textual (classificação, indexação, processos de linguagem natural), técnicas de recuperação e componentes mecânicos de fontes e sistemas. Ênfase na maximização do desempenho da recuperação informacional por meio de comparações de técnicas, teorias e projetos experimentais de modo controlado em bases de dados de coleções.

Pesquisa tradicional em IR  Resultados e consequências Refinamento de métodos e modelos de análise de textos, representação e técnicas de recuperação de informações. Verificação de superestruturas textuais Análise de conteúdos Termos / Descritores / Dispositivos imagéticos, audiovisuais, etc. Buscadores booleanos / Relacionados, etc.

Pesquisa tradicional em IR  Resultados e consequências IR é entendido como processo paradigmático (compartilham o mesmo modelo): Em outras palavras = projetistas de sistemas, indexadores e autores, bem como pesquisadores (usuário intermediário e usuário final) compartilham as mesmas visões científicas, terminologias, etc. Para que possa haver, efetivamente, recuperação!

Pesquisa tradicional em IR  Compreensão de informação Tradicionalmente, Informação é entendida como informação científica (e associada com o significado do texto).

Pesquisa tradicional em IR  Uso e apoio a disciplinas Linguística, Matemática, Lógica e Ciência da Computação são suportes básicos das pesquisas em IR. Métodos linguísticos aplicados a problemas de representação (sintático); Matemática e Ciência da Computação, incluindo AI (Inteligência Artificial) foram integrados às pesquisas, em anos mais recentes.

Pesquisa tradicional em IR  Uso e apoio a disciplinas Aplicação em Organização do Conhecimento: Mais ligada às questões linguísticas e de sistematização do conhecimento

Pesquisa tradicional em IR  Teorias de classificação  Categorização enciclopédica do conhecimento. - CDD (Classificação Decimal de Dewey) – CDU (Classificação Decimal universal) – Otlet e La Fontaine – 1895  Sistemas de áreas específicas: tesauros

Pesquisa tradicional em IR  CDD Um dos aspectos originais desse esquema foi a utilização do sistema decimal para a divisão de cada classe em subclasses e para a notação. Outra inovação foi a inclusão de um índice alfabético bastante desenvolvido.

Pesquisa tradicional em IR CDD Para facilitar o uso do esquema, Dewey elaborou instruções claras e simples para adaptar a classificação aos aspectos locais.  A CDD tem por base a seguinte estrutura: As classes principais que correspondem, grosso modo, às disciplinas fundamentais do conhecimento, a saber:  100 Filosofia  200 Religião  300 Ciências Sociais  500 Ciência  600 Tecnologia  700/800 Artes  900 História (400 Filologia não representa uma disciplina fundamental).  000 Generalidades

Pesquisa tradicional em IR  CDU Esquema de classificação baseado na Classificação Decimal de Dewey. Foi sugerida inicialmente por Henry La Fontaine e Paul Otlet, na Primeira Conferência Internacional de Bibliotecários, realizada em 1895, na cidade de Bruxelas. É uma classificação extremamente flexível e é revista constantemente.

As principais divisões da CDU são:  0 Generalidades. Informação. Organização.  1 Filosofia. Psicologia.  2 Religião. Teologia.  3 Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação.  4 Classe vaga.  5 Matemática. Ciências Naturais.  6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.  7 Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos.  8 Linguagem. Linguística. Literatura.  9 Geografia. Biografia. História. Pesquisa tradicional em IR

TESAURO DE FOLCLORE E CULTURA POPULAR BRASILEIRA Pesquisa tradicional em IR

Característica mais importante de um sistema de classificação: - os sistemas devem ser exaustivos em seus domínios (campos do conhecimento). - classes devem ser mutuamente excludentes; - nenhum documento pode ser colocado em duas categorias. Pesquisa tradicional em IR

Uso de vocabulários controlados. Uso da linguagem natural inerente ao texto do documento e da linguagem documentária utilizada para “controlar” os termos. Linguagem Natural – linguagem expressa no cotidiano das pessoas (naturalmente polissêmica). Linguagem Documentária – linguagem construída (CDD, CDU, Tesauros, etc.) (Monossêmica). Teoria de Indexação, questões de vocabulário controlado

Teorias e métodos de construção de tesauros: baseada no conceito de termo preferencial (controle de vocabulário). Foco: relações conceituais lógico-semânticas entre os termos: relações genéricas, isto é, termos genéricos em relação aos termos específicos (parte-todo ou gênero espécie). Termos Genéricos e Específicos Teoria de Indexação, questões de vocabulário controlado

Relações entre termos em Vocabulários controlados  Relação Hierárquica (Gênero-Espécie) folhas coníferas (tipologia das folhas) folhas caducas folhas não-caducas Árvore TG TE

Relações entre termos em Vocabulários controlados  Relação Hierárquica (Partitiva) Sistema Nervoso Sistema Nervoso Central (Conceito partitivo) Cérebro (Conceito partitivo) Medula Espinhal (Conceito partitivo) TG TEs

Relações entre termos em Vocabulários controlados  Relação de equivalência - relação entre sinônimos  Sinonímia - é uma relação de equivalência entre, ao menos, duas palavras. EX.: Pássaros USE Aves Aves UP Pássaros *UP = usado para (remete do termo não preferido para o preferido)

Relações entre termos em Vocabulários controlados  Relações associativas (não hierárquicas, nem de equivalência)  Exemplo: Associação entre um objeto e seu campo de estudo. Indivíduo TR Psicologia / Psicologia TR Indivíduo  Outros exemplos: Mandioca TR Tapioca / Tapioca TR Mandioca Estética TR Beleza / Beleza TR Estética Tecelagem TR Tecido / Tecido TR Tecelagem Prisão TR Prisioneiro / Prisioneiro TR Prisão Plantas TR Herbicidas Herbicidas TR Plantas Aeronaves TR Armas antiaéreas Armas antiaéreas TR Aeronaves

Concluindo...  As linguagens, as técnicas de indexação e o controle de vocabulário visam a relevância da informação, e, por consequência, a recuperação da informação relevante.