BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Advertisements

UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
A Dinâmica e Características do Modelo do Setor Elétrico Brasileiro Rubens Rosental GESEL-IE-UFRJ Cabo Verde – 8 de julho de 2009.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Também chamada de Revolução tecnológica No mundo: a partir da 2ª Guerra Mundial (EUA, Ex-União Soviética e em alguns países.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
Comissão de Assuntos Econômicos – CAE Senado Federal Brasília, 18 de junho de 2013 O Mapa Estratégico da Indústria
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
A Adesão ao FMI e as “Décadas Perdidas”  Fernanda Pacheco de Souza  Greice Petri Machado.
REINTEGRA Audiência Pública Câmara de Deputados 19 de Novembro de 2013.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Capitalista Socialista Misto
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
1 Luiz Augusto de Oliveira Candiota Novembro/2003 A viabilização do crescimento econômico e o papel do Mercado de Capitais.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
BARREIRAS TARIFÁRIAS NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS Art. II GATT 1994.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 O Crescimento da Participação do Setor Público na Atividade Econômica As Funções Econômicas do Setor Público.
Aula 3 Kalecki Profa. Eliana Tadeu Terci. Kalecki Recebe influência de Marx e Keynes, preocupado em entender a dinâmica econômica: desemprego, distribuição.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Mercosul Nome: Guilherme dos S. Silva e Enzo N: 5 Ano: 8D.
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
1. 2 O que são blocos econômicos
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Giovanna Matera do Amaral nº10 Maria Clara Peregrina Aude nº15 8°ano A Professor: Wilson Fernandes Forti.
Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.
O Fluxo Circular da Renda e as interconexões na economia
O setor externo Aula 11.
INTCEX 2.4 IMPORTAÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS IMPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Operação do comércio internacional entre países que envolve a ENTRADA DE MERCADORIAS.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
O Plano Cruzado Amaury Gremaud Economia Brasileira Contemporânea
1 Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira Relações laborais nas empresas multinacionais.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
Políticas de Proteção ao Comércio Internacional O comércio internacional maximiza a produção mundial e beneficia todos os países. No entanto, quase todos.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Pesquisa na América Latina Com base nos textos disponíveis no Stoa.
A crise fiscal e suas consequências Celso L. Martone Novembro de 2015.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Gestão Negócios Internacionais Profa. Valdnéa A Paula Santos
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL

Brasil Exportações

Conclusão da aula 10: Condições econômicas do Brasil: Destaca-se como um dos mais importantes países não desenvolvidos industrializados – rápido processo de industrialização após a 2ªGM. Chegada de empresas transnacionais, que se expandiram ao mundo subdesenvolvido, criando a NDIT. Setores da economia: Agropecuária: 3º lugar Indústria: 2º lugar Serviços: 1º lugar Houve um aumento da exportação de produtos industrializados.

Tercearização X Terciarização Prática empresarial de contratar externamente, isto é, com outras empresas, produtos e serviços necessários ao seu processo produtivo. Terceirização: Trata-se do crescimento muito intenso da população ativa no setor de serviços em relação à população ativa.

exercício Sabemos que nos últimos anos houve um aumento no setor terciário na PEA. Com isto, explique o que seria o fenômeno da ‘terceirização’ e justifique o que ocorreu ao longo das décadas do século XX para que houvesse esta mudança.

Aula 11 – brasil na nova ordem mundial

TRABALHO No final do século XX e início do século XXI, o mercado de trabalho passou por uma série de transformações: Aumento do desemprego; Baixo ritmo de crescimento econômico; Modernização das empresas com novas tecnologias; Crises externas Aumento da participação feminina no PEA. Aumento do trabalho informal. Aumento da Tercearização e Terceirização.

POLÍTICA EXTERNA O país vem desenvolvendo a sua política externa, buscando aumentar as exportações para diminuir a dependência da economia nacional em relação ao seu financiamento externo. Busca ampliar o poder de negociação com os países desenvolvidos, principalmente em relação aos subsídios agrícolas. Ajudou a formar o G8 (que não faz parte) e G20.

PERFIL INTERNO A PARTIR DE 1990 Modelo Neoliberalista: Menor participação do Estado na economia; Abertura econômica Privatizações ao longo dos anos 90. Plano Real (plano de estabilização econômica). Não há congelamento de preços. Medidas para conter gastos públicos. No início o câmbio foi congelado, passando em 99 para a livre flutuação. Melhoria nos indicadores sociais.

exercício Descreva as principais características que levaram ao processo de industrialização tardia no Brasil, como os setores da economia se encontram atualmente distribuídos no PEA e quais foram as principais mudanças observadas no mercado de trabalho brasileiro.

Informações extras sobre a aula 10

REFORMAS ESTRUTURAIS DO ESTADO Objetivo: controle de contas públicas, tornando o Estado eficiente, moderno e público. Reformas: Administrativa (diminuir o quadro de funcionários públicos) Tributária (maiores arrecadações de impostos que favoreçam a atividade produtiva) Previdenciária (reduzir o déficit da previdência) Política (corrupção, produtividade dos parlamentos, fortalecimento dos partidos e etc) Sindical-trabalhista (O custo Brasil estimula o desemprego) Judiciária (agilizar códigos legais).

PERFIL EXTERNO O Mercosul Constituído em 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai (atualmente Venezuela) também). União aduaneira cujo objetivo é utilizar políticas de integração aduaneira para construir um bloco econômico sul-americano que possa ter maior relevância nas relações internacionais com os países ricos. Em 2004 o bloco afirmou um acordo com os países andinos para a criação da Unasul (União das Nações Sul-americanas). Os governos sul-americanos consideram necessária a integração de suas economias antes da formação da Alca.

PERFIL EXTERNO A Alca Proposta de integração comercial que abragerá todos os países da América (exceto Cuba). Terão preferências tarifárias. O objetivo é que as tarifas para o comércio sejam reduzidas até que fiquem zeradas, facilitando o fluxo de bens e serviços. Sua efetiva criação não está concluída.

CONFLITOS DE INTERESSES ENTRE BRASIL X EUA Fortalecer sua influência e hegemonia econômica nas Américas. Garante aos EUA o superavit na sua balança comercial. Antecipar a Alca é dificultar a maturação do Mercosul e sua aproximação com a EU. Setores não se encontram preparados para a concorrência externa. Ampliar e fortalecer o Mercosul é uma prioridade e elaborar um acordo de livre- comércio com a UE.

Aula 11 – estado e planejamento

As três fases do estado na economia brasileira Fase inicial (1930-1954) Modelo nacionalista – populismo político e desenvolvimento da indústria de bens de produção. Fase áurea (1956-1989) Modelo nacional-desenvolvimentista com acelerado crescimento e modernização da economia com base no binômio capital estatal e internacional (1956-1973) e crise econômica, política e social no final da Ditadura Militar. Fase final (1990) Modelo neoliberal com o programa de privatizações e reformas estruturais do Estado.

exercício (PUC-C) O Brasil é um país de grandes contrastes sociais. Dê dois exemplos concretos que comprovam essa afirmação, apontando suas explicações.