Comunicação a seu favor: voz, gestos, presença.... preparo Curso – Tecnólogo em RH Disciplina: Comunicação Empresarial Profa. Rosana Toledo.

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Transcrição da apresentação:

Comunicação a seu favor: voz, gestos, presença.... preparo Curso – Tecnólogo em RH Disciplina: Comunicação Empresarial Profa. Rosana Toledo

Recapitulando... -A gesticulação obedece a um processo natural -Pensamos na mensagem ao mesmo tempo em que informamos ao corpo o movimento a ser executado. -O corpo reage e só depois pronunciamos as palavras -Ninguém poderá parecer ter sido fabricado para falar. -O homem respira, corre sangue em suas veias, seu coração pulsa, seus movimentos e ações não podem ser totalmente programados como se fosse um robô

Sensibilidade  Percepção Como você se sente quando exposta? Veja os outros como são, sem preconceitos.

Importância do falar bem  Atributos de um bom orador: voz: A voz é uma das extensões mais fortes da nossa personalidade, um meio de atingir o outro. Por ela passamos o que somos e o que sentimos. É única. Indispensável para bem comunicar Para conseguir uma boa voz treine dicção e leitura em voz alta Poucas pessoas prestam atenção a quem fala com voz desagradável ou monótona Respire bem.

Importância do falar bem  Atributos de um bom orador: voz: veículo de transporte da mensagem -respiração: combustível da voz; -correta: abdominal

Importância do falar bem  Evite falar: Durante a inspiração Após a total expiração Se ocorrer desequilíbrio com a voz, respire profundamente

Importância do falar bem  Pronuncie bem as palavras (Dicção): ser melhor compreendido; aumentar credibilidade (ino, vino, omissão dos “r” e “s” no final dos verbos, “vamu falá cum ele” ou “fizemo a prova”).  Coloque ênfase nas palavras: pronunciá-la com mais ou menos intensidade; pronunciar mais pau-sa-da-men-te as sílabas; destacá-la entre pausas.

Importância do falar bem  Intensidade da Voz: Não se pode falar aos berros para um pequeno grupo ou aos sussurros para uma multidão.  Ritmo: Velocidade + Intensidade = Ritmo, levando em conta a pronúncia correta das palavras e sua acentuação. Pode influir no espírito e na vontade do grupo.

Importância do falar bem  Vocabulário: Amplo e automatizado para a fala; Tipos que vocábulos que devemos evitar: - o palavrão e a gíria; - os termos incomuns; - o palavreado técnico; - chavões e palavras vulgares; - vícios de linguagem: né, tá, ãããã, huuummm, etc.

Comunicação Visual Pelo olhar você percebe o retorno da mensagem que transmite ao grupo Verifica o comportamento das pessoas Dependendo da receptividade, poderá adaptar sua mensagem e modificar: sua linha de raciocínio; o ritmo de sua fala; o tipo de gesticulação ou qualquer outra alteração no procedimento. Tudo para resgatar a atenção e o interesse de seu público

Comunicação Visual - OLHOS Pela comunicação visual: Recebemos o retorno do auditório Orientamos nossa linha de atuação Demonstramos nossos sentimentos Valorizamos a presença de cada elemento da platéia Percebemos o sorriso ou o semblante alegre de um ouvinte, um acenar de discordância de outro e, neste diálogo, adaptamos nossa mensagem. Dos olhos dependem o sucesso da expressão verbal.

Medo de falar em público Motivos: Nervosismo Auto-imagem negativa Instabilidade emocional Inexperiência na função Apresentações anteriores frustrantes Falta de treino ou falta de conhecimentos no que se vai falar

Como administrar medos e inibições? Preparar-se Criar um Plano de Ação (estabelecer objetivos, sistematizar idéias e estratégias pessoais) Fortalecer a auto-estima (a forma como o orador atua é produto de sua auto-estima) Resgatar imagens mentais positivas (antes de apresentar-se, sintonize-se com momentos agradáveis) Responsabilizar-se pelo sucesso Permitir-se errar (só há um jeito de falar em público: falando!)

Receita para se tornar um bom orador Não existem receitas. Todos os caminhos são trabalhosos, mas estes ingredientes ajudam: Uma boa dose de autoconfiança Uma colher de humildade Uma xícara de expressão corporal acrescida de boa voz Riqueza de vocabulário a gosto Uma colher de fermento Bata a humildade com a expressão corporal e em seguida misture a simpatia naturalmente. Coloque uma pitada de assunto paralelo. Vá colocando a postura em todas as fases do preparo e finalmente adicione o fermento do entusiasmo. Unte a forma com bastante expressividade e em seguida derrame à mesa a sabedoria e deixe crescer. Não descuide um só instante da temperatura do auditório, conservando em nível bem elevado. Cubra tudo com a calda da expectativa para despertar o interesse, atenção e a curiosidade dos ouvintes. Doure tudo no calor do auditório e saboreie o sucesso! Fonte: Técnicas de Apresentação – Instituto de Formação Carrefour

Revisão: pontos importantes Seu corpo, sua imagem, sua postura, o modo como você fala, anda, sorri, mexe com as mãos diz muito sobre quem você é. Para ser um bom comunicador, comece exercitando consigo próprio. Conheça-se, descubra-se. Invista nas qualidades que observar; encare de frente os defeitos que perceber. Cresça e torne-se uma pessoa cada vez melhor para você e para quem está ao seu lado.

Dicas para lidar com diferentes características individuais de comportamento Características Individuais Recomendação Calado Reforce as contribuições corretas que chegue a dar. Solicite-o para tarefas individuais ou em pequenos grupos ConversadorFaça uma pausa para que o participante perceba que atrapalha. Formule questões para este participante. VagarosoAo tratar algum assunto, esclareça-o com exemplos reais e práticos; auxilie-o individualmente se notar que seu ritmo prejudica o grupo. AceleradoPeça que este participante esclareça assuntos mais complexos para o grupo.

Dicas para lidar com diferentes características individuais de comportamento Características Individuais Recomendação DesinteressadoFaça-lhe perguntas diretamente sobre seu trabalho. Escolha alguma atividade do participante e apresente como bom exemplo. ContestadorResponda calmamente às considerações. Caso note que ele discorda de tudo, chame-o em particular e analise sua atitude. Sabe-tudoTransforme as afirmações em perguntas gerais para que todos. Eleve a confiança do grupo em si mesmo a tal ponto que não se deixe influenciar. Teimoso Use argumentos fortes, destacando os benefícios do aprendizado e veja como reage. Sem opinião própriaRedistribua a pergunta ao grupo. Dê a resposta do grupo a ela. Utilize, se necessário, perguntas reversas.

Vamos praticar??? Voluntários??