Comunicação a seu favor: voz, gestos, presença.... preparo Curso – Tecnólogo em RH Disciplina: Comunicação Empresarial Profa. Rosana Toledo
Recapitulando... -A gesticulação obedece a um processo natural -Pensamos na mensagem ao mesmo tempo em que informamos ao corpo o movimento a ser executado. -O corpo reage e só depois pronunciamos as palavras -Ninguém poderá parecer ter sido fabricado para falar. -O homem respira, corre sangue em suas veias, seu coração pulsa, seus movimentos e ações não podem ser totalmente programados como se fosse um robô
Sensibilidade Percepção Como você se sente quando exposta? Veja os outros como são, sem preconceitos.
Importância do falar bem Atributos de um bom orador: voz: A voz é uma das extensões mais fortes da nossa personalidade, um meio de atingir o outro. Por ela passamos o que somos e o que sentimos. É única. Indispensável para bem comunicar Para conseguir uma boa voz treine dicção e leitura em voz alta Poucas pessoas prestam atenção a quem fala com voz desagradável ou monótona Respire bem.
Importância do falar bem Atributos de um bom orador: voz: veículo de transporte da mensagem -respiração: combustível da voz; -correta: abdominal
Importância do falar bem Evite falar: Durante a inspiração Após a total expiração Se ocorrer desequilíbrio com a voz, respire profundamente
Importância do falar bem Pronuncie bem as palavras (Dicção): ser melhor compreendido; aumentar credibilidade (ino, vino, omissão dos “r” e “s” no final dos verbos, “vamu falá cum ele” ou “fizemo a prova”). Coloque ênfase nas palavras: pronunciá-la com mais ou menos intensidade; pronunciar mais pau-sa-da-men-te as sílabas; destacá-la entre pausas.
Importância do falar bem Intensidade da Voz: Não se pode falar aos berros para um pequeno grupo ou aos sussurros para uma multidão. Ritmo: Velocidade + Intensidade = Ritmo, levando em conta a pronúncia correta das palavras e sua acentuação. Pode influir no espírito e na vontade do grupo.
Importância do falar bem Vocabulário: Amplo e automatizado para a fala; Tipos que vocábulos que devemos evitar: - o palavrão e a gíria; - os termos incomuns; - o palavreado técnico; - chavões e palavras vulgares; - vícios de linguagem: né, tá, ãããã, huuummm, etc.
Comunicação Visual Pelo olhar você percebe o retorno da mensagem que transmite ao grupo Verifica o comportamento das pessoas Dependendo da receptividade, poderá adaptar sua mensagem e modificar: sua linha de raciocínio; o ritmo de sua fala; o tipo de gesticulação ou qualquer outra alteração no procedimento. Tudo para resgatar a atenção e o interesse de seu público
Comunicação Visual - OLHOS Pela comunicação visual: Recebemos o retorno do auditório Orientamos nossa linha de atuação Demonstramos nossos sentimentos Valorizamos a presença de cada elemento da platéia Percebemos o sorriso ou o semblante alegre de um ouvinte, um acenar de discordância de outro e, neste diálogo, adaptamos nossa mensagem. Dos olhos dependem o sucesso da expressão verbal.
Medo de falar em público Motivos: Nervosismo Auto-imagem negativa Instabilidade emocional Inexperiência na função Apresentações anteriores frustrantes Falta de treino ou falta de conhecimentos no que se vai falar
Como administrar medos e inibições? Preparar-se Criar um Plano de Ação (estabelecer objetivos, sistematizar idéias e estratégias pessoais) Fortalecer a auto-estima (a forma como o orador atua é produto de sua auto-estima) Resgatar imagens mentais positivas (antes de apresentar-se, sintonize-se com momentos agradáveis) Responsabilizar-se pelo sucesso Permitir-se errar (só há um jeito de falar em público: falando!)
Receita para se tornar um bom orador Não existem receitas. Todos os caminhos são trabalhosos, mas estes ingredientes ajudam: Uma boa dose de autoconfiança Uma colher de humildade Uma xícara de expressão corporal acrescida de boa voz Riqueza de vocabulário a gosto Uma colher de fermento Bata a humildade com a expressão corporal e em seguida misture a simpatia naturalmente. Coloque uma pitada de assunto paralelo. Vá colocando a postura em todas as fases do preparo e finalmente adicione o fermento do entusiasmo. Unte a forma com bastante expressividade e em seguida derrame à mesa a sabedoria e deixe crescer. Não descuide um só instante da temperatura do auditório, conservando em nível bem elevado. Cubra tudo com a calda da expectativa para despertar o interesse, atenção e a curiosidade dos ouvintes. Doure tudo no calor do auditório e saboreie o sucesso! Fonte: Técnicas de Apresentação – Instituto de Formação Carrefour
Revisão: pontos importantes Seu corpo, sua imagem, sua postura, o modo como você fala, anda, sorri, mexe com as mãos diz muito sobre quem você é. Para ser um bom comunicador, comece exercitando consigo próprio. Conheça-se, descubra-se. Invista nas qualidades que observar; encare de frente os defeitos que perceber. Cresça e torne-se uma pessoa cada vez melhor para você e para quem está ao seu lado.
Dicas para lidar com diferentes características individuais de comportamento Características Individuais Recomendação Calado Reforce as contribuições corretas que chegue a dar. Solicite-o para tarefas individuais ou em pequenos grupos ConversadorFaça uma pausa para que o participante perceba que atrapalha. Formule questões para este participante. VagarosoAo tratar algum assunto, esclareça-o com exemplos reais e práticos; auxilie-o individualmente se notar que seu ritmo prejudica o grupo. AceleradoPeça que este participante esclareça assuntos mais complexos para o grupo.
Dicas para lidar com diferentes características individuais de comportamento Características Individuais Recomendação DesinteressadoFaça-lhe perguntas diretamente sobre seu trabalho. Escolha alguma atividade do participante e apresente como bom exemplo. ContestadorResponda calmamente às considerações. Caso note que ele discorda de tudo, chame-o em particular e analise sua atitude. Sabe-tudoTransforme as afirmações em perguntas gerais para que todos. Eleve a confiança do grupo em si mesmo a tal ponto que não se deixe influenciar. Teimoso Use argumentos fortes, destacando os benefícios do aprendizado e veja como reage. Sem opinião própriaRedistribua a pergunta ao grupo. Dê a resposta do grupo a ela. Utilize, se necessário, perguntas reversas.
Vamos praticar??? Voluntários??