Correlação. Introdução O Ouviu falar em... Correlação O Relação entre as variáveis estudadas O Diagrama de dispersão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correlação e Regressão
Advertisements

Estatística amintas paiva afonso.
Prof. Darlan Marcelo Delgado
Professor: Samir Silveira
Analise de Regressão Parte 2.
DERIVADAS E DIFERENCIAIS
Desvio de Fase Não-Mínimo
Profª. Sheila Regina Oro
Estatística e Probabilidade
DELINEAMENTOS CORRELACIONAIS
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Análise de Regressão Camilo Daleles Rennó
Quando temos uma função
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Componentes Principais Camilo Daleles Rennó
GRÁFICO DE CORRELAÇÃO É um método gráfico de análise que permite verificar a existência ou não de relação entre duas variáveis de natureza quantitativa,
Contabilidade e Regressão Linear
Regressão e Previsão Numérica.
Regressão.
Associação entre duas variáveis: análise bidimensional
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
Regressão Linear Simples
Correlação e regressão
Desvio Padrão (V), em termos financeiros, é entendido como o valor do risco das operações. É obtido a partir da raiz quadrada da Variância; Variância (V²),
Correlação Análise do grau de relacionamento entre duas variáveis quantitativas.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Camilo Daleles Rennó Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Componentes.
Funções Prof. Márcio.
Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira
Igor Menezes. “É uma técnica estatística multivariada apoiada no pressuposto de que uma série de variáveis empíricas ou observáveis, pode ser explicada.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
PILAR Nº 03 – APRENDER A CONVIVER   ESPÍRITOS E HOMENS INTEGRAM-SE NAS REALIDADES EXISTENTES   CONVIVER COM RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E HARMONICAMENTE.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Profª Juliana Schivani. Valor numérico: P (x) = 10x 6 – 15x x 4 P (2) = 10 ∙ 2 6 – 15 ∙ ∙ 2 4 P (2) = 640 – = 480 Schivani.
MEDIDAS DE DISPERSÃO ENEM MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em.
HEP 175 – Bioestatística Prof a Dra. Denise Pimentel Bergamaschi Aula 4 Medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão ou de variabilidade.
Física I Aula 06 Forças e Movimentos IV Movimento Circular 2009/2010.
Desafio de Robótica Livre.  Seis equipes com no mínimo três integrantes e no máximo cinco.  Essas seis equipes receberão kits com materiais para realizar.
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
Regressão linear simples Apenas existe uma variável dependente ou Y e uma variável independente ou preditora X Estatística Aplicada - Componente Prática.
AdministraçãoOrçamentáriaAdministraçãoOrçamentária Professor: Roberto César.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
Conceitos básicos da teoria da informação e as medidas de desigualdade de Theil Cap. 4 – Distribuição de renda – Medidas de desigualdade e Pobreza – Rodolfo.
Jean Carlo Mendes
AULA 11 – REGRESSÃO Parte I
O grau de dispersão de uma amostra em torno da média é: A) desvio médio; B) desvio padrão; C) erro padrão; D) variância; E) coeficiente de variação avaliação.
Aula 5: O Potencial Elétrico
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
LINEARIDADE Kamila Dias Nayara Rayanne Pereira Renata Fernandes Solange Araújo.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 05/05/08. Sumário da Aula de Hoje Preços Hedônicos: uma abordagem geral Valoração Contingente.
Disciplina: Circuitos Digitais
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
Regressão Linear (aula 14 – Parte 2).
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Regressão Linear Bioestatística Básica. Introdução  Interesse em estudar como uma variável varia em função da outra  EX.: Idade e altura (correlação.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
Estatística Prof. Augusto Santana. Análise de Regressão XY
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
Propriedades desejadas para índices de desigualdade de renda.
FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA
Transcrição da apresentação:

Correlação

Introdução O Ouviu falar em...

Correlação O Relação entre as variáveis estudadas O Diagrama de dispersão

Correlação CONJUNTO ACONJUNTO BCONJUNTO C XYXYXY

Correlação O Diagrama de dispersão O Correlação fraca

Correlação O Diagrama de dispersão O Correlação forte

Correlação O Diagrama de dispersão O Correlação perfeita

Correlação O Coeficiente de Correlação O Mede o grau de correlação linear entre duas variáveis numéricas

Correlação O Coeficiente de Correlação O r = 1 : correlação perfeitamente positiva O r = -1 : correlação perfeitamente negativa O r = 0 : correlação nula O 0 < r < 1 : correlação positiva O -1 < r < 0 : correlação negativa

Correlação O Na prática... O Raro igual ou maior que 0,70 O Na saúde, bem menores (variabilidade biológica)

Correlação O Coeficiente de Correlação O 0 < r < 0,25 : correlação pequena ou nula O - 0,25 < r < 0 : correlação pequena ou nula O 0,25 < r < 0,50 : correlação fraca O - 0,50 < r < - 0,25: correlação fraca O 0,50 < r < 0,75 : correlação moderada O - 0,75 < r < - 0,50 : correlação moderada O 0,75 < r < 1,00 : correlação forte O - 1,00 < r < - 0,75 : correlação forte

Correlação O Exemplo: Um fisioterapeuta mediu altura (X), em metros, e peso (Y), em quilogramas, de 22 homens. Como se estuda a correlação entre essas variáveis?

Correlação NúmeroXY XY 11,760121,875 21, , , , , , , , , ,880 71, , ,760191, ,650201, , , , ,750

Correlação

Correlação

Correlação

Correlação O Coeficiente de correlação é r=0,75, sendo uma correlação positiva forte. Portanto, o peso de um homem está altamente correlacionado com a sua altura.

Correlação O Pressuposições O A amostra foi coletada ao acaso O Cada unidade deve fornecer as medidas X e Y O As variáveis X e Y devem ser medidas independentes O Se Y for obtido por fórmula de X, o coeficiente de correlação nunca será zero

Correlação O Cuidados... O O diagrama de dispersão dá ideia da relação entre as variáveis; O O coeficiente de correlação mede apenas a relação linear; O Para o valor r tenha sentido, os pontos no diagrama devem estar próximos de uma reta imaginária O Correlação não implica causa

Correlação O Cuidados... O Nº de recém nascidos X nº de cegonhas O Cidade da Dinamarca nos anos 1930.