INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS LABORATÓRIO ASSOCIADO DE COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA APLICADA Modelagem Computacional de base Empírica - Autômatos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREVISÕES ESTOCÁSTICAS PROGNÓSTICO CLIMÁTICO
Advertisements

Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Paradigmas de Programação
Metodologia Científica e Tecnológica
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
26/10/2009Centro Universitário Franciscano Estudos Socioeconomicos I 1 O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades,
Rodrigo Braga Pinheiro
Análise e Projeto de Sistemas
Neide dos Santos Oscar Luiz Monteiro de Farias
Ontologia e Sistemas de Informação Geográfica Departamento de Informática - Universidade Federal de Viçosa Jugurta Lisboa Filho Alcione de Paiva Oliveira.
Fundamentos de Geoprocessamento
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Análises Espaciais e Tomada de Decisão
Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG
Metodologias para Aplicações Ambientais
SIG e Modelagem de Dados Parte II
Modelagem e simulação de sistemas
Avaliação de Desempenho de Sistemas Operacionais
Sistemas Distribuídos
Curso de Especialização em Gestão Ambiental
Cristiane P. Camilo. , Reinaldo R. Rosa. , Nandamudi Vijaykumar
PHD 5729 SIMULAÇÃO HIDROLÓGICA
Sistemas Operacionais Turmas MBI1 e NBI2. Prof: Marcelo Mendes.
Algoritmos: Teoria e Engenharia
A. Rezende, V. Cavicchioli Neto, B. Berardo,
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
Entrada de Dados Espaciais
A área de banco de dados Cristina Paludo Santos –
Ferramentas de Modelagem Ambiental
Sistemas Operacionais
Uso da Computação Evolutiva na calibração de modelos dinâmicos espacialmente explícitos para a simulação de fenômenos geográficos Larissa Maiara Fraga.
Banco de Dados Orientado a Grafos
Alexis Adriano da Silva Vitek Consultoria Ltda.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
Calibração de Câmera Pedro Sampaio Vieira.
Metodologias para construção de SMA
Acompanhamento dos Projetos da Rede Norte-Nordeste
Sistemas Especialistas
UTILIZANDO A ABORDAGEM DIRIGIDA A RESPONSABILIDADES PARA A CRIAÇÃO DO SUBFRAMEWORK DE ANÁLISE SINTÁTICA E SEMÂNTICA DE FÓRMULAS Rodolfo Adamshuk Silva.
AUTÓMATOS CELULARES António Câmara ADSA. Equações diferenciais “First (a) we stylize physics into differential equations, then (b) we force these equations.
Sistemas de Informações Geográficas SIGs.
Bim | uma metodologia de trabalho
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
Sumário Projeto ptrs.
Diagrama de Componentes
Assimilação de Dados no Clima Espacial, Aplicações Estatísticas.
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
Linguagem de Modelagem Unificada
Uma Visão do GeoInfo 2004 Seminário do Grupo de Pesquisa em Geoinformática – 29/nov/2004.
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE MICROSIMULAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL EM UMA REGIÃO URBANA Christiane Wenck Nogueira.
Módulo III: Dispersão e dinâmicas complexas Paulo R. Guimarães Jr Marcus A. M. de Aguiar Instituto de Física “Gleb Wataghin” UNICAMP F016: Física aplicada.
Saúde e ambiente: do meio natural ao meio técnico-científico e informacional Universidade Estadual Paulista Laboratório de Geografia da Saúde Campus de.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão: Engenharia Eletrônica e Computação CSC - PDTL Disciplina: CE 230 – Qualidade, Confiabilidade e Segurança.
CCST – Reunião com Diretor Geral INPE 20 de dezembro de – Ano de Estrutura ç ão e Consolida ç ão TerraME TerraME: Ambiente Computacional para.
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Manaus, 18 de novembro de 2008Demerval Aparecido Gonçalves1 Modelagem dinâmica espacial aplicada na bacia do rio Purus, na Amazônia Sul-Ocidental Demerval.
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA SIMULAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL EM UMA REGIÃO URBANA DOUTORANDA: Christiane Wenck Nogueira ORIENTAÇÃO: Profa.
Fundamentos de Engenharia de Software Edson Scalabrin Alcides Calsavara.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Hélder Eterno da Silveira Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério.
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Engenharia Unificado Prof. Leonardo Bacelar Lima Santos Departamento de Matemática
Organização Programa Espaço e Sociedade – PESS Divisão de Processamento de Imagens – DPI/OBT Geotecnologias, Geoinformação e Gestão de Cidades O Papel.
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu – Mestrado Profissional - Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais, ITV-DS, Belém, 11 de Março.
Aplicações das técnicas da econometria espacial na previsão espaço-temporal da demanda elétrica em sistemas de distribuição Aluno: Joel David Melo Trujillo.
Evolução do arranjo espacial urbano e das terras agrícolas no entorno de Santarém (Pará) no período de 1990 a 2010 Ana Paula Dal’Asta Silvana Amaral Maria.
Aluna: Roberta Rosemback Orientador: Antônio Miguel Vieira Monteiro “Segregação sócio-espacial na região conurbada de São José dos Campos e Jacarei, SP”
Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar-UFMG, Belo Horizonte, 08 a 12 de Agosto de 2011 Martin Handford, Where´s Wally? Oficina-Curso: Abordagens.
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu – Mestrado Profissional - Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais, ITV-DS, Belém, 11 de Março.
PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE DECODIFICADORES DE CÓDIGO EM PLATAFORMAS FPGA Felipe de Oliveira de Araújo e Ricardo Ribeiro dos Santos Faculdade da Computação.
Ciência da Computação Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Aula 12 Aprendizado não Supervisionado Mapas auto-organizáveis Max Pereira.
Padrões de paisagem espaço-temporais nas microrregiões de Ribeirão Preto e São Carlos: Investigando a história natural da hantavirose a partir da análise.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS LABORATÓRIO ASSOCIADO DE COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA APLICADA Modelagem Computacional de base Empírica - Autômatos Celulares Multi-níveis no Estudo das Dinâmicas de Transmissão Vetorial em Endemias Urbanas Considerando Interações Clima-Ambiente-Saúde: o Caso do Dengue. Doutorando: Leonardo Bacelar Lima Santos Orientador: Antônio Miguel Vieira Monteiro

modelos mecanicistas, a primeiros princípios, “gerais”

modelos mecanicistas, a primeiros princípios, “gerais” X

modelos mecanicistas, a primeiros princípios, “gerais” X modelos fenomenológicos, baseados em estudos de caso, “específicos”

The winner is...

Como equilibrar estas duas vertentes com acuidade e eficiência computacional? No tempo: variáveis meteorológicas como forçantes! No espaço: bancos de dados geográficos como CI dos métodos de busca! Processamento de Alto Desempenho! Estimação dinâmica de parâmetros espacialmente explícitos :: Problema inverso em epidemiologia? MODELO SISTEMA (entrada via UML, diálogo com o TerraME) Séries temporais e mapas!

Primeiros passos (1º ano – disciplinas + :) Artigo Physical Review E (2009) – Destaque da IC-UFBa 2007,Menção honrosa IMPA 2008, Prêmio FAPEX de produtividade 2009, Virtual Journal of Biological Physics Tirar a semântica, deixar só a estrutura (autômatos celulares multi-níveis): qual classe de problemas poderiam ser resolvidos sobre tal estrutura? Como modelar mobilidades? Interações: locais, globais, longo alcance GeoINFO 2011: Leo, Líliam e Raian

Objetivo final: Construir um sistema integrado de modelagem, estimação de parâmetros e apoio a decisão no qual os modelos possam ser introduzidos de fato no auxílio a decisão em programas de controle e vigilância de endemias urbanas, como o dengue. Passo base: Pensar nos mecanismos de desenvolvimento do vetor, de transmissão do vírus, e de mobilidade humana: criação do modelo. Passo de validação: Reprodução de uma gama de padrões temporais e espaço-temporais, de diferentes cidades (diferentes realidades urbanas e microclimas)

OBRIGADO!