Consórcio de empregadores urbanos Subsídios para a discussão do PL 6906-2013 Clóvis Scherer DIEESE Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
Advertisements

IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Serviço Público FederalFiscalização de Contratos Contratos Públicos Fiscalização de Documentação para Atesto de Notas Fiscais.
Inovação, Padrões Tecnológicos e Desempenho das Firmas Industriais Brasileiras Seminário Preparatório da 3 a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia.
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
Equilíbrio financeiro e atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS Marcello Lourenço de Oliveira Maceió-AL, 22 de junho de
Teodora Tavares Curriculum vitae. Experiência Mais de 20 anos de advocacia em consultoria a empresas privadas e a entidades do terceiro setor, nas áreas.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Economia Informal e Precariedade
TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS Gabriela Neves Delgado Professora Adjunta de Direito do Trabalho.
Organização, Direitos e Legislação Impactos da Ratificação da C. 189 Ruth Coelho Monteiro – FORÇA SINDICAL.
1 Audiência Pública ISS Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. 03 de Dezembro 2013.
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
P ROGRAMAÇÃO R EGIONAL. A televisão é o segundo item mais importante na casa do brasileiro(*): Fogão98,6% Televisão96,9% Geladeira95,8% Rádio83,4% Computador42,9%
SINDICATOS CATEGORIAS E CONTRIBUIÇÕES. CATEGORIAS ECONÔMICAS Congregam empregadores de setores econômicos: indústrias, bancos,empregadoresindústriasbancos.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
REINTEGRA Audiência Pública Câmara de Deputados 19 de Novembro de 2013.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Criada em 1983, assume desde então a defesa das indústrias farmacêuticas brasileiras de capital nacional, produzindo e gerando emprego no Brasil, desenvolvendo.
O MERCADO DE SEGURO DE PESSOAS E PREVIDÊNCIA PARA 2014 NA VISÃO DA FENAPREVI Osvaldo do Nascimento Presidente da FenaPrevi 1.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Portaria MTE1510 Ponto Eletrônico Audiência Pública Câmara dos Deputados 15 de dezembro de 2010.
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
AVANÇOS DO PL 4330 de 2004 CDEIC - Aprovado com Substitutivo CTASP - Aprovado com Substitutivo Comissão Especial – Aprovado com Substitutivo 23 de novembro.
Audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, em 25 de março de 2015 Disponibilidade e liberação de recursos do Programa.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
1 Marketing Social. 2 DEFINIÇÃO: MARKETING SOCIAL... _______________________________________________________...envolve o uso dos princípios e técnicas.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Simplás Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho representa empresas de 8 municípios da região 500 empresas filiadas mais de 13.
CAPÍTULO 8 CONTRATOS DE GESTÃO CONTRATO DE GESTÃO ACORDO PELO QUAL UMA EMPRESA ASSUME, CONTRA REMUNERAÇÃO, A GESTÃO DE UM NEGÓCIOS DO QUAL NÃO DETÉM.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
TRAJETÓRIA DOS CATADORES EM BH. A SITUAÇÃO NOS ANOS 80 Catação nas ruas Moradia e triagem de materiais recicláveis sob as marquises e viadutos da cidade.
Secretaria de Aviação Civil – PR PROJETO DE LEI DO AERONAUTA LEI 7.183/1984 Ministro Eliseu Padilha.
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Regimes Próprios de Previdência Social Desafios Cuiabá - MT.
Primeiras Análises da PNAD 2008: Educação Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos.
Apresentação Semanal De 28 de março a 08 de abril de Matheus Rosignoli
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
DIRETORIA TÉCNICA Assessoria de Informações Gerenciais.
CC 2002, Art. 1 o.Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. o "Direito subjetivo” – “ter um direito” Questões: o Que significa ter um.
O “boom” da indústria da construção e os acidentes de trabalho – oportunidades para a prevenção Vilma Santana Andrea Gouveia Maria Claudia Moura Gisel.
SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS SUFRAMA IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS 9 de outubro de 2015 COMISSÃO DE.
Silvia M. Shinkai de Oliveira Diretora Presidente do DAEP Vera Lucia Nogueira Diretora Administrativa e Financeira do DAEP A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO.
Título FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO AMAPÁ.
Trabalho no Maranhão São Luís/MA, 2011 Universidade Federal do Maranhão Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Saúde Pública Curso de Medicina, 5º.
Aula 7 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.
DOCUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS OU ESSENCIAIS APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE O benefício pode ser solicitado nas Agências da Previdência Social.
PED/METROPOLITANA DE SÃO PAULOSEADE–DIEESE MTE/FAT Março de 2016 Divulgação N o 376 Taxa de desemprego aumenta pelo segundo mês consecutivo.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
RISCOS PARA O BRASIL AMEAÇA PARA O TRABALHADOR DESINDUSTRIALIZAÇÃO José Ricardo Leite Diretor – Conaccovest.
INFORMAÇÕES SOBRE REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL BOLETIM ESTATÍSTICO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE DEZ/2015 ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Eficiência da Gestão no Sescoop. Eficiência na Gestão do Sescoop 2 Quem somos? Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Cooperativa.
MINISTÉRIO DO TRABALHO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados Audiência Pública Impacto econômico.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Luiz Claudio Kogut Atuário – Miba (41) Joinville, 22 de Junho de 2016 Avaliação Atuarial IPREVILLE 31/12/2015.
E mpresa J únior Prof. Me. Fábio Fernandes. O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno.
PED/METROPOLITANA DE SÃO PAULOSEADE–DIEESE MTE/FAT Maio de 2016 Divulgação N o 378 Nível de ocupação mantém-se estável e taxa de desemprego aumenta.
O INTERESSE DO CONSUMIDOR NO PL 29/07 NOV/2008AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
Projeto de Lei 2.461/2011 Reunião de Audiência Pública FUNREP Fundo Garantidor das Operações de Representação Comercial e Empresas Representadas.
Transcrição da apresentação:

Consórcio de empregadores urbanos Subsídios para a discussão do PL Clóvis Scherer DIEESE Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados 09 de Dezembro de 2014

Brasil - Ocupação total pelo número de trabalhos na semana – pessoas residentes na zona urbana Número de trabalhos Pessoas ocupadas (em mil) % do total Total dos ocupados ,0% Apenas um trabalho na semana ,8% Dois ou mais trabalhos na semana2.6473,2% Empregado sem carteira3620,4% Empregada doméstica sem carteira1000,1% Conta própria4860,6% Subtotal9491,2% Demais (c/ carteira, servidor público, empregador) ,1% Fonte: IBGE – PNAD/2013

Trabalho doméstico e segunda ocupação A PNAD informa que das 132 mil empregadas domésticas que tinham dois ou mais trabalhos na semana da pesquisa, apenas 70 mil trabalharam em mais de um domicílio Isso sugere que o trabalho doméstico é muitas vezes alternado com outro tipo de ocupação

Emprego de empregadas domésticas diaristas – Aumento da proporção de diaristas no emprego doméstico em regiões metropolitanas Fonte: PED Metropolitana – Convênio DIEESE/SEADE e parceiros regionais

Empregadas domésticas diaristas Representam 2,4% do total de empregos nas regiões metropolitanas estudadas 1/3 das empregadas domésticas são diaristas 18 a 19% das diaristas contribuem para a Previdência Social, contra 63% para as mensalistas Rendimento médio hora das diaristas é 40-50% maior do que a média das mensalistas A jornada semanal das diaristas é, em média 25 horas, contra 42 horas em média para as mensalistas

Comentários Não foram encontrados estudos aprofundados sobre a situação que justifica a proposição do consórcio de empregadores urbanos O alcance do projeto parece ser limitado já que uma fração pequena de ocupações se enquadraria na situação alvo O mercado de trabalho brasileiro não é rígido, ainda que se possa identificar situações de rigidez

Comentários De positivo, o projeto pode ser facilitar a contratação de profissionais extremamente especializados que atuam pontualmente no processo produtivo É possível pensar em riscos para o trabalhador, já que a relação de trabalho fica difusa – como garantir que o uso da força de trabalho se dará dentro dos marcos legais e assegurando o trabalho decente? O projeto é amplo e poderia abrir a possibilidade de desvirtuamento de seus propósitos iniciais (grandes empresas formando consórcios para gerir contingentes de empregados) Como fica a representação sindical e a convenção coletiva aplicável? Outros meios podem ser pensados para o registro trabalhista e previdenciário de empregados com jornadas reduzidas e vínculos de curtíssima duração