APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSUBSTANCIADO PARA PROGRESSÃO VERTICAL PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO PERÍODO: 15/05/2006 A 15/05/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade:
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NA ÁREA CURRICULAR FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MARA ELIANE FONSECA RODRIGUES.
R
Contexto de Educação a Distância
Práticas da Gestão do Conhecimento e Ferramentas Computacionais aplicadas aos Processos da Comunicação Científica Domingos Bernardo Gomes Santos, Josemir.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Fernando da Silva Mota[1]
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Prática como Componente Curricular
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Fundamentos Teóricos da Informação 17 de agosto de 2011.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSUBSTANCIADO PARA PROGRESSÃO VERTICAL PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO PERÍODO: 15/05/2006 A 15/05/2014.
Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Gramado – setembro de 2012 Perspectivas contemporâneas de estudos de usuários da informação Carlos Alberto.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos da Ciência da Informação.
O sujeito informacional no cruzamento da ciência da informação com as ciências humanas e sociais Carlos Alberto Ávila Araújo Escola de Ciência da Informação.
Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação 14 anos O GT1 nos 25 anos da ANCIB e os 60 anos do IBICT.
Tipos de documentos na área da saúde Disciplina – Comunicação e Informação – Atividade Integradora.
Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo 05 de maio de 2014 Arquivologia no Brasil.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo 09 de maio de 2014 Biblioteconomia no Brasil.
Estudos de usuários em bibliotecas escolares: aspectos teóricos e metodológicos Carlos Alberto Ávila Araújo - UFMG Estudos de usuários em bibliotecas escolares:
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSUBSTANCIADO PARA PROGRESSÃO VERTICAL PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO PERÍODO: 15/05/2006 A 15/05/2014 Carlos Alberto Ávila Araújo Belo Horizonte, 16 de junho de 2014

1. Antes do início, a escolha pela CI O projeto com as FIC – o doutorado Enebd, 2002 Enancib, 2003 – diretoria Disciplinas na biblioteconomia, 2003 e 2004 A ciência da informação como ciência social. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n.3, p , Os dois concursos em 2005

1.1. As primeiras produções ARAUJO, C. A. A.. Correntes teóricas de estudo da comunicação. Verso e Reverso, v. 11,n46, p , ARAUJO, C. A. A.. Sobre os conteúdos das mensagens na comunicação. Alceu, v. 7,n.14, p. 5-16, ARAUJO, C. A. A.. A comunicação e suas interfaces. Comunicação & Inovação, v. 8,n.14, p. 8-14, ARAUJO, C. A. A.. Análise da pesquisa em comunicação segundo o critério do âmbito relacional. Communicare, v. 7,n.1, p , ARAUJO, C. A. A.. Problematizando o conceito de meio de comunicação. E-COM, v. 1, p , ARAUJO, C. A. A.. A ciência como forma de conhecimento. Ciências & Cognição, v. 8, n.3, p , ARAUJO, C. A. A.. Fundamentos teóricos da classificação. Encontros Bibli, v. 22, p , ARAUJO, C. A. A.. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12,n.1, p , 2006.

2. O início: usuários da informação “Dimensões socioculturais em estudos de usuários da informação” Abordagem de usos (objetiva) e cognitivista (subjetiva) – campo para construção de uma perspectiva intersubjetiva Paradigmas da CI: físico, cognitivo e social Diálogo com etnometodologia, interacionismo simbólico, construção social da realidade e o conceito de cultura

Método de trabalho na disciplina Projeto de pesquisa: Modelos teóricos utilizados em estudos de usuários da informação ARAÚJO, C. A. Á. Estudos de usuários: uma abordagem na linha ICS. In: CABRAL, A. M. R.; REIS, A. S. (Orgs.). Informação, cultura e sociedade: interlocuções e perspectivas. Belo Horizonte: Novatus, 2007, p

Orientação de mestrado: Ronaldo Alves da Silva. As práticas informacionais das profissionais do sexo da zona boêmia de Belo Horizonte. ARAUJO, C. A. A.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; JILOCHKIN, A. N. Mapeamento temático dos estudos de usuários da informação: uma análise dos artigos publicados no periódico Ciência da Informação. In: VIII Cinform, 2008, Salvador. ARAUJO, C. A. A. Estudos de usuários: pluralidade teórica, diversidade de objetos. In: IX Enancib, 2008, São Paulo. ARAÚJO, C. A. Á. Um mapa dos estudos de usuários da informação no Brasil. Em Questão, v. 15, p , 2009.

2.1. Desdobramentos posteriores ARAUJO, C. A. A. Estudos de usuários conforme o paradigma social da Ciência da Informação: desafios teóricos e práticos de pesquisa. Informação & informação, v. 15,n.2, p , ARAUJO, C. A. A. Abordagem interacionista de estudos de usuários da informação. PontodeAcesso, v. 4, p. 2-32, ARAUJO, C. A. A. Paradigma social nos estudos de usuários da informação: abordagem interacionista. Informação & Sociedade: estudos, v. 22,n.1, p , ARAUJO, C. A. A. Perspectivas contemporâneas de estudos de usuários da informação: diálogos com estudos de usuários de arquivos, bibliotecas e museus. In: Helen de Castro Silva Casarin. (Org.). Estudos de usuário da informação. Brasília: Thesaurus, 2014, v. 1, p ARAUJO, C. A. A. Usuários da informação: construção de conceitos e perspectivas de estudo. In: Miguel Ángel Rendón Rojas. (Org.). El ser, conocer e hacer en bibliotecología / ciencia de la información / documentación. México: UNAM/IIBI, 2014, v. 1, p Palestras, cursos e aulas magnas: UEL, Dia do bibliotecário, SNBU

2.2. Outras publicações PINTO, F. V. M. ; ARAUJO, C. A. A.. Contribuição ao campo de usuários da informação: em busca dos paradoxos das práticas informacionais. Transinformação, v. 24, p , SEPÚLVEDA, M.I.M. ; ARAUJO, C. A. A.. Realização de estudos de usuários na prática profissional bibliotecária: estudo de caso do sistema de bibliotecas da UFMG. Revista ACB, v. 17, p , AKAICHI, T.; MANABE, V. M. M. L.; BARTALO, L.; ARAUJO, C. A. A. Comportamento informacional no uso de sistemas de informação: o caso do SICOR. Biblos, v. 27, p , BERTI, I. C. L. W.; BARTALO, L.; ARAUJO, C. A. A. Comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down. Informação & Informação, v. 19, p , ARAUJO, C. A. A. A Perspectiva de estudos sobre os sujeitos na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia. Em Questão, v. 19, p , ARANTES, F. M. ; LOPES, F. C. ; BARTALO, L. ; BORTOLIN, S. ; ARAUJO, C. A. A.. O comportamento informacional nos canais informais de comunicação por meio d a oralidade. Encontros Bibli, v. 18, p , LAGE, S. R. M.; SANTANA, P.; BARTALO, L.; ARAUJO, C. A. A. O comportamento informacional no estágio curricular. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, p , 2014.

3. Epistemologia da CI O primeiro programa: caracterizações, correntes teóricas, paradigmas O primeiro trabalho com os alunos ARAUJO, C. A. A.; SIMA, A. M.; RESENDE, K. S.; GUEDES, R. M. A ciência da informação na visão dos professores da ECI/UFMG. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12,n.2, p , ARAUJO, C. A. A.; ROLIM, E. A.; BITENCOURT, L. G.; MARZANO, I. M. G. A Ciência da Informação na visão dos professores e pesquisadores brasileiros. Informação & Sociedade: Estudos, v. 17,n.2, p , 2007.

3.1. Repercussões ARAUJO, C. A. A.; ROLIM, E. A.; BITENCOURT, L. G.; MARZANO, I. M. G. Percepções de pesquisadores brasileiros da Ciência da Informação sobre algumas de suas temáticas. In: XXII CBBD - Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2007, Brasília. Anais do XXII CBBD. Brasília-DF, ARAUJO, C. A. A.; SIMA, A. M.; RESENDE, K. S.; GUEDES, R. M. Estudo sobre as concepções da Ciência da Informação do corpo docente da ECI/UFMG. In: XXII CBBD - Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2007, Brasília. Anais do XXII CBBD. Brasília, ARAUJO, C. A. A.; BITENCOURT, L. G.; MARZANO, I. M. G.. ROLIM, E. A. Percepções de pesquisadores brasileiros da ciência da informação sobre sua área. In: VII Cinform - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação, 2007, Salvador. Anais do VII Cinform. Salvador, ARAUJO, C. A. A.; SIMA, A. M.; RESENDE, K. S.; GUEDES, R. M. Análise das concepções de ciência da informação do corpo docente da ECI/UFMG. In: VII Cinform - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação, 2007, Salvador. Anais do VII Cinform. Salvador, ARAUJO, C. A. A.. Diversidade na visão dos docentes da Ciência da Informação sobre sua área. In: VIII Enancib - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007, Salvador. Anais do VIII Enancib. Salvador: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007.

3.2. O trabalho com os autores ARAUJO, C. A. A.; SILVA, J.C.P. ; COUTINHO, L. F.; SOUZA, P. B. A contribuição de F. W. Lancaster para a ciência da informação no Brasil. PontodeAcesso, v. 3, p , ARAUJO, C. A. A. Teoria crítica da informação no Brasil: a contribuição de Armand Mattelart. RECIIS. Revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde, v. 3, p , ARAUJO, C. A. A.; PEREIRA, G.A.; FERNANDES, J.R. A contribuição de B. Dervin para a ciência da informação no Brasil. Encontros Bibli, v. 14, p , PINHEIRO, A.C.; SILVA, G.R.; ARAUJO, C. A. A. A contribuição de Tefko Saracevic para a ciência da informação no Brasil. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 1, n.2, p. 1-13, ARAUJO, C. A. A.; BRAGA, R.M.O.; VIEIRA, W.O. A contribuição de C. Kuhlthau para a ciência da informação no Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 7, p , ARAUJO, C. A. A. ; LAGE, D.F.S. ; SOUZA, R.M.F. ; ASSIS, R.A.. A contribuição de J.H. Shera para a ciência da informação no Brasil. Revista ACB, v. 15,n.2, p , 2010.

3.3. A consolidação ARAUJO, C. A. A.. O conceito de informação na ciência da informação. Informação & Sociedade: estudos, v. 20, p , SILVA, A. K. A.; LIMA, I. F.; ARAÚJO, C. A. Á. Desvelando a interdisciplinaridade da ciência da informação: o enfoque dos alunos do PPGCI/UFMG. Ciência da Informação, v. 38, p , ARAUJO, C. A. A.. Correntes teóricas da Ciência da Informação. Ciência da Informação, v. 38, p , ARAUJO, C. A. A.. Teoria Matemática da Comunicação e a questão da interdisciplinaridade. Revista Cesumar, v. 16,n.2, p , SANTOS, L.G.; ARAÚJO, C. A. Á. Adoção e incorporação de teorias das Ciências Sociais pela Ciência da Informação na perspectiva dos conceitos trabalhados por Gernot Wersig. Informação & Sociedade: estudos, v. 21, n. 2, p , FERNANDES, W.R.; CENDÓN, B. V.; ARAUJO, C. A. A. Information Science and its correlated areas: a case study at the Federal University of Minas Gerais. Brazilian journal of information science, v. 5,n.1, p , ARAÚJO, C. A. Á. O que é Ciência da Informação? Informação & Informação, v. 19, p. 1-30, 2014.

4. As demais atividades Representante da ECI no CEPE Membro titular do colegiado de graduação em biblioteconomia Membro suplente na congregação da ECI Membro do GEBE O início das atividades no PPGCI Editor adjunto da revista PCI

5. Biblioteca escolar Pesquisas: “Aprendizagem pela busca e uso da informação: a influência de habilidades informacionais” e “Educação no século XXI: a biblioteca escolar como recurso para aprendizagem e inclusão social” CAMPELLO, B. S.; ABREU, V. L. F. G.; CALDEIRA, P. T.; BARBOSA, R. R.; CARVALHO, M.C.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; ARAÚJO, C. A. Á.; VIANNA, M. M.; FIALHO, J.F.; ALVARENGA, M. Parâmetros para bibliotecas escolares brasileiras: fundamentos de sua elaboração. Informação & Sociedade: estudos, v. 21,n2, p , CAMPELLO, B. S.; CALDEIRA, P. T.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; ARAUJO, C. A. Á.; CARVALHO, M.C.; RODRIGUES, M. E. F.; SOARES, L. V. O. Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte. Encontros Bibli, v. 18, p , CAMPELLO, B. S.; ABREU, V. L. F. G.; CALDEIRA, P. T.; BARBOSA, R. R.; VIANNA, M. M.; CARVALHO, M.C.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; ARAÚJO, C. A. Á.; FIALHO, J.F.; ALVARENGA, M. Biblioteca escolar como espaço de produção de conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Belo Horizonte: GEBE - Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar; CFB - Conselho Federal de Biblioteconomia, CAMPELLO, B. S.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; ARAÚJO, C. A. Á.; VIANNA, M. M.; CARVALHO, M.C.; CALDEIRA, P. T.; ABREU, V. L. F. G. Como orientar a pesquisa escolar: estratégias para o processo de aprendizagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

6. Um novo interesse Em 2007 e 2008, membro da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de graduação em Arquivologia Em 2008 e 2009, membro da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de graduação em Museologia 2010 a 2011 – Pós-doutorado na Universidade do Porto: estudo das realidades de Portugal, Espanha e França

6.1. Publicações ARAUJO, C. A. A. Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia: relações teóricas e institucionais. Encontros Bibli, v. 16, p , ARAUJO, C. A. A.; MARQUES, A. A. C.; VANZ, S. A. S. Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia integradas na Ciência da Informação: as experiências da UFMG, UnB e UFRGS. PontodeAcesso, v. 5, n.1, p , ARAUJO, C. A. A. Condições teóricas para a integração epistemológica da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia na Ciência da Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, p , ARAUJO, C. A. A.; CALDEIRA, P. T.; NASSIF, M. E. O curso de graduação em Museologia da ECI/UFMG: concepção e projeto pedagógico. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n.1, p , ARAUJO, C. A. A. Ciência da Informação como campo integrador para as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Informação & Informação, v. 15, p , CENDÓN, B. V.; ARAÚJO, C. A. Á.; LOURENÇO, C.A.; ALVARENGA, L.; DUMONT, L. M. M.; OLIVEIRA, M.; NASSIF, M. E.; SOUZA, R. R.Cursos de graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais: propostas de expansão e flexibilização. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n.3, p , 2008.

RAMOS, J.A.A.; ARAUJO, C. A. A. As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI/UFMG. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, p , ARAUJO, C. A. A. O pensamento crítico na arquivologia, na biblioteconomia e na museologia. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 5, p , TANUS, G.F.S.C.; ARAUJO, C. A. A.; JULIAO, L. Formação em Museologia no Brasil: análise da influência acadêmico-institucional. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 3, p , ARAUJO, C. A. A. A Perspectiva de estudos sobre os sujeitos na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia. Em Questão, v. 19, p , TANUS, G.F.S.C.; ARAUJO, C. A. A.O ensino da arquivologia no Brasil: fases e influências. Encontros Bibli, v. 18, p , ARAUJO, C. A. A. Correntes teóricas da arquivologia. Encontros Bibli, v. 18, p , ARAUJO, C. A. A. Correntes teóricas da biblioteconomia. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 9, p , ARAUJO, C. A. A. Museologia e ciência da informação: diálogos possíveis. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 2, p , ARAUJO, C. A. A. Museologia: correntes teóricas e consolidação científica. Museologia e Patrimônio, v. 5, p , TANUS, G.F.S.C.; ARAUJO, C. A. A. Proximidades conceituais entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. Biblionline, v. 8, p , TANUS, G.F.S.C.; RENAULT, L.V.; ARAUJO, C. A. A. O conceito de documento em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 8, p , 2012.

6.2. Atividades no Brasil Palestras na UFC, USP – Ribeirão Preto, UFF, UnB, UFRGS, UFBA, UEL, UFRJ/Arquivo Nacional, Unesp, UFSC Reuniões com corpo docente da UnB e UFRGS Mesas da Abecin Aula magna de inauguração do doutorado da UFPb Professor visitante na UEL

6.3. Atividades fora do país Participação no Encuentro de Directores e Docentes de Mercosur – Red de Bibliotecología y Ciencia de la Información, Buenos Aires, 2012 “Un análisis teórico-epistemológico de la Bibliotecología y Estudios de la Información. Unidad en la diversidad: Bibliotecología, Documentación y Ciencia de la Información”, UNAM – 2012 a 2014 Professor visitante na Udelar – 2014 “CIC - Conceptos de Información y Comunicación en Uruguay y Brasil”, Udelar, 2014 a 2016

7. Novas atividades Membro dos NDEs de biblioteconomia e de museologia Editor adjunto da revista PCI Membro do grupo de criação do Centro de Memória da FACE/UFMG Livro “Arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação: o diálogo possível”, editora Briquet de Lemos – lançamento em agosto de 2014

8. Um balanço Publicação de 60 artigos e 12 capítulos Orientação de 7 dissertações, 1 tese, 5 iniciações; em andamento, 3 dissertações, 5 teses e 2 iniciações Participação em 31 bancas de mestrado e 12 de doutorado Paraninfo ou professor homenageado Parcerias na UFMG e fora, no Brasil e no exterior

8.1. Do ponto de vista científico Consolidação de uma visão sobre usuários da informação – conforme o paradigma social, perspectiva interacionista Contribuição para os estudos em biblioteca escolar – usuários, etnografia Campo epistemológico da CI – correntes teóricas e o conceito de informação Termos e possibilidades de diálogo entre ABM e CI

9. Perspectivas futuras Desdobramentos do livro de 2014 Disciplina FCI para os três cursos Diálogos internacionais – México, Uruguai, Espanha, Portugal e rede do Mercosul Epistemologia da Biblioteconomia Livro sobre usuários para 2015 Um novo pós-doutorado em 2018