EQUIPE LATO SENSU EDUARDOELISÂNGELAHILDETE SÉRGIO REIS SHERLANE OBJETO E DIVISÃO DA FILOSOFIA DO DIREITO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A evolução do Conhecimento
Advertisements

SESSÃO 01 : O QUE É FILOSOFIA DO DIREITO?
Acesso à Justiça 1ª aula 2ª unidade.
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
Ética Profissional A ética e a moral.
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
ÉTICA Ηθική.
CLASSIFICAÇÃO DA NORMA JURÍDICA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O QUE É SOCIOLOGIA?.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Teorias do Conhecimento
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
Conhecimento Prof.º Adriano Paiva.
DIREITO E MORAL Teoria do Mínimo Ético (Jeremias Bentham e George Jellinek) Conceito Razão moral cumprida de forma espontânea Conclusão: O Direito não.
Divisões da Filosofia.
INSTITUIÇÕES DE DIREITO Curso de Administração Faculdade Metropolitana
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
O que é Pesquisa Científica?
01/04/2017.
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A TEMÁTICA DA FILOSOFIA JURÍDICA
Direito Constitucional I
“Immanuel Kant e a promoção de uma modernidade racional crítica”
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Disciplina: Metodologia da Pesquisa - Semestre Docentes: Prof. Dr. Rodolfo Pamplona.
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
Teorias do conhecimento
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O DIREITO NO PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO. O pensamento social contemporâneo está cada vez mais confuso em relação à idéia do que seria o direito,
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
HERMENÊUTICA JURÍDICA
Aula 04.
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
Profª. Taís Linassi Ruwer
A TEORIA DAS FONTES DO DIREITO: A Lei como única fonte de qualificação
A INVERSÃO DA REALIDADE
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Tipos de Conhecimento Humano
VISÃO POSITIVISTA DO DIREITO & JUSPOSITIVISMO DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
CENTRO DE ESTUDOS AMAPAENSES – CEAP
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA - FGJ Prof. Ms Paulo Roberto Moraes de Mendonça.
Moral e Direito.
Estes dois tipos de conhecimento diferem fundamentalmente em questões da origem, atitude, motivações, valor e linguagem. Senso comum (conhec. Vulgar)
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
A Ética Aristotélica.
ESCOLAS HERMENÊUTICAS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O DIREITO COMO CIÊNCIA (epistemologia jurídica).
HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. Ubiratan Rodrigues da Silva
FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
O Neopositivismo e o Círculo de Viena
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
Tipos de conhecimento e método científico
TEORIA DO DIREITO.
UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR CAMPUS TOLEDO/PR Disciplina: Filosofia e Ética do Direito Profa. Ma.: Caroline Stefany Depieri 2015.
O que é conhecimento?.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Transcrição da apresentação:

EQUIPE LATO SENSU EDUARDOELISÂNGELAHILDETE SÉRGIO REIS SHERLANE OBJETO E DIVISÃO DA FILOSOFIA DO DIREITO

CONCEITO DE FILOSOFIA DO DIREITO HILDETE O TERMO FILOSOFIA DO DIREITO PODE SER EMPREGADO EM ACEPÇÃO LATA – ABRANGENDO AS FORMAS DE INDAGAÇÃO OU EM ACEPÇÃO ESTRITA – INDICANDO O ESTUDO METÓDICO DOS PRESSUPOSTOS OU CONDIÇÕES DA EXPERIÊNCIA JURÍDICA. O TERMO FILOSOFIA DO DIREITO PODE SER EMPREGADO EM ACEPÇÃO LATA – ABRANGENDO AS FORMAS DE INDAGAÇÃO OU EM ACEPÇÃO ESTRITA – INDICANDO O ESTUDO METÓDICO DOS PRESSUPOSTOS OU CONDIÇÕES DA EXPERIÊNCIA JURÍDICA. É O PENSAMENTO FILOSÓFICO DA REALIDADE JURÍDICA ANTES MESMO DE SURGIREM OS FILÓSOFOS DO DIREITO PROPRIAMENTE DITOS. É O PENSAMENTO FILOSÓFICO DA REALIDADE JURÍDICA ANTES MESMO DE SURGIREM OS FILÓSOFOS DO DIREITO PROPRIAMENTE DITOS. FILOSOFIA JURÍDICA ÍMPLICITA / FILOSOFIA JURÍDICA EXPLÍCITA. FILOSOFIA JURÍDICA ÍMPLICITA / FILOSOFIA JURÍDICA EXPLÍCITA. O QUE DIFERE UMA DA OUTRA? O QUE VISA A FILOSOFIA DO DIREITO? O QUE VISA A FILOSOFIA DO DIREITO? A COMPREENSÃO DA EXPERIÊNCIA JURÍDICA NA UNIDADE DE SEUS ELEMENTOS INTEGRANTES, O QUE QUER DIZER, A REALIDADE DO DIREITO COMO REALIDADE ÉTICO-LÓGICO-HISTÓRICA EM UMA IMPLICAÇÃO DE PERSPECTIVAS.

GIORGIO DEL VECCHIO -REPRESENTA O DESENVOLVIMENTO DE UMA COLOCAÇÃO DE UM PROBLEMA PRESO A TRADIÇÃO DOS ESTUDOS. -FOI DISCÍPULO DO POSITIVISTA CRÍTICO ICÍLIO VANNI MAS O SUPEROU ASSUMINDO UMA ATITUDE DE RELEVO NO NEOKANTISMO. A DIVISÃO TRIPARTIDA - SÉRGIO REIS

PRIMEIRO PROBLEMA: CONHECIMENTO DO HOMEM CONCEITOS DOS QUAIS DEVEM SE VALER OS JURISTAS PARA ORDENAREM A EXPERIÊNCIA DO DIREITO. OS ADVOGADOS PETICIONAM O CASO AOS OLHOS DA LEI VIGENTE DIZENDO QUE O SEU PEDIDO É DE DIREITO. O JUIZ DECIDE A QUEM CABE O DIREITO, MAS NÃO INDAGA SOBRE A VALIDADE DO DIREITO. OS ADVOGADOS PETICIONAM O CASO AOS OLHOS DA LEI VIGENTE DIZENDO QUE O SEU PEDIDO É DE DIREITO. O JUIZ DECIDE A QUEM CABE O DIREITO, MAS NÃO INDAGA SOBRE A VALIDADE DO DIREITO. SEGUNDO PROBLEMA: DEVER A CUMPRIR DO JURISTA EM FUNÇÃO DE SUA VALORAÇÃO DO AGIR SE O DIREITO É UMA REALIDADE SOCIAL EXISTEM FINS A SEREM ATINGIDOS. TERCEIRO PROBLEMA: FENOMENOLOGIA JURÍDICA O ESTUDO DO DIREITO COMO FATO SOCIAL. A DIVISÃO TRIPARTIDA SÉRGIO REIS

RUDOLF STAMMLER 1ª PARTE – ESTUDO DO CONCEITO DE DIREITO - SENTIDO KANTEANO – TODAS AS EXPERIÊNCIAS JURÍDICAS POSSÍVEIS. 2ª PARTE – A IDÉIA DO DIREITO – O PROBLEMADA JUSTIÇA. 3ª PARTE - ORIGEM DO DIREITO – ESTUDO DO DIREITO COMO FATO SOCIAL (PONTO COMUM COM DEL VECCIO) 4ª PARTE – TÉCNICA JURÍDICA – DETERMINA NO ÂMBITO DA JURISPRUDÊNCIA POSITIVA O ALCANCE DA ESTRUTURA LÓGICA RECLAMADA PELOS JURISTAS. 5ª PARTE – PRÁTICA DO DIREITO – TRATA DOS PRINCÍPIOS QUE DEVERÃO SER SEGUIDOS PARA QUE SEJA REALIZADO O DIREITO JUSTO. OBS.: NEM TODO DIREITO É JUSTO MAS DEVE AO MENOS TENTAR ER JUSTO. STAMMLER A DIVISÃO TRIPARTIDA – SÉRGIO REIS

A ONTOGNOSEOLOGIA JURÍDICA ELISÂNGELA A DIVISÃO DA FILOSOFIA DO DIREITO SEGUNDO REALE ONTOGNOSEOLOGIA JURÍDICA PARTE GERAL DA FILOSOFIA DO DIREITO DESTINADA A DETERMINAR EM QUE CONSISTE A EXPERIÊNCIA JURÍDICA, INDAGANDO DE SUAS ESTRUTURAS OBJETIVAS, BEM COMO A SABER COMO TAIS ESTRUTURAS SÃO PENSADAS, OU SEJA, COMO ELAS S EXPRESSAM EM CONCEITOS. ESTUDO CRÍTICO DA REALIDADE JURÍDICA E DE SUA COMPREENSÃO CONCEITUAL, NA UNIDADE INTEGRANTE DE SEUS ELEMENTOS QUE, COMO VEREMOS, SÃO SUSCETÍVEIS DE SEREM VISTOS COMO VALOR, COMO NORMA E COMO FATO, IMPLICANDO PERSPECTIVAS PREVALECENTEMENTE ÉTICAS, LÓGICAS OU HISTÓRICO- CULTURAIS.

EPISTEMOLOGIA JURÍDICA - EDUARDO DOUTRINA DO CONHECIMENTO JURÍDICO EM TODAS AS SUAS MODALIDADES PROJETADA NO PLANO EMPÍRICO-POSITIVO POR MEIO DA TEORIA GERAL DO DIREITO. UMA DAS SUAS TAREFAS PRIMORDIAIS É A DETERMINAÇÃO DO OBJETO DAS DIVERSAS CIÊNCIAS JURÍDICAS, VISANDO ESCLARECER A NATUREZA E O TIPO DE UMA CADA ELAS, BEM COMO ESTABELECER AS SUAS RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES NA UNIDADE DO SABER JURÍDICO. CABERÁ AO EPISTEMÓLOGO: DETERMINAR QUE TIPO DE EXPERIÊNCIA DENOMINAMOS DE JURÍDICA; QUAL A NATUREZA E O PAPEL DA LÓGICA JURÍDICA E A SUA SITUAÇÃO PERANTE A CIÊNCIA DOGMÁTICA DO DIREITO; COMO SE PÕEM OS PROBLEMAS DE SISTEMATIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS INSTITUTOS JURÍDICOS.

DEONTOLOGIA JURÍDICA SHERLANE É A INDAGAÇÃO DO FUNDAMENTO DA ORDEM JURÍDICA E DA RAZÃO DA OBRIGATORIEDADE DAS NORMAS DE DIREITO, DA LEGITIMIDADE DA OBEDIÊNCIA ÀS LEIS, O QUE QUER DIZER INDAGAÇÃO DOS FUNDAMENTOS OU DOS PRESSUPOSTOS ÉTICOS DO DIREITO E DO ESTADO. É A CIÊNCIA DOS DEVERES – TRADIÇÃO DA FILOSOFIA UTILITARISTA DE JEREMIAS BENTHAM. A JUSTIÇA SOCIAL É UMA COMPOSIÇÃO HARMÔNICA DE VALORES SOCIAIS, DE MANEIRA QUE CADA HOMEM POSSA REALIZAR A PLENITUDE DE SEU SER, E A SOCIEDADE ATINGIR O MÁXIMO DE BEM-ESTAR, COMPATÍVEL COM A CONVIVÊNCIA PACÍFICA E SOLIDÁRIA.

A verdade exige que nos libertamos das aparências das coisas para ver intelectualmente a essência delas.