Contabilidade Atual das PME XXVIII Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

ADOÇÃO DO IFRS PELO GRUPO GERDAU
Apresentação: Benedito Antonio Pimentel
Demonstrações Financeiras a serem auditadas
A profissão de contador
ADOÇÃO DAS IFRS NO BRASIL
Seminário IFRS para PMEs (NBC T 1000)
Pacotes de Serviços Contábeis
“IFRS (CPC) para pequenas e médias empresas”
AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE
Inicial Treinamentos - ITG 2002/12 Eduardo Assumpção
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
Teoria da Contabilidade
ALTERAÇÕES NA CONTABILIDADE DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Disciplina Auditoria I
Demonstrações Contábeis
Disciplina: Auditoria – I Curso: Ciências Contábeis Período: 5° período Professor: Carlos Araújo
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
RES. CFC Nº 1418/12 ITG 1000 MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE Prof. MSc Cristina Amélia Fontes Langoni Contadora, Presidente.
Tema: Res. CFC n° 1.255/09 – Contabilidade para PMEs
Eric Aversari Martins CRC/GO – Agosto Harmonização com IASB Code Law versus Common Law Essência sobre a forma Interpretação da realidade econômica.
Papel da controladoria e as inovações da instrução nº34 Carlos Augusto.
Demonstrações Contábeis
A Lei /2014: Desafios e Oportunidades para o Profissional Contábil
Introdução a Contabilidade Gerencial
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE *Resolução CFC 750/93
REVISÃO: TEORIA DA CONTABILIDADE
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
NBC T 11 IT 05 / NBC T 11 / NBC TA 200 / NBC TA 705
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
1-Demonstrativos contábeis básicos
1 CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - PME The International Financial Reporting Standard for Small and Medium-sized Entities (IFRS for SMEs)
“Accounting in Audit” “Auditoria, Aspectos relevantes e o Profissional da atualidade”
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC
O parecer representa o produto final do trabalho do auditor.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
CONTABILIDADE MODERNA
RELATÓRIOS CONTÁBEIS COMPARAÇÕES
Daniel Martins da Silva Junior
TEORIA DA CONTABILIDADE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Siga-nos:
AUDITORIA Obrigações Geralmente compreendem os seguintes grupos de contas: empréstimos, fornecedores, IR/CSLL e outros impostos, salários a pagar e encargos.
Finanças e Empresas. Modalidade Jurídica de Organização
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
AFIRMA A AUTONOMIA PATRIMONIAL DA ENTIDADE.
Prof. Ms. João Rafael Alberton
NILTON GOMES DE OLIVEIRA
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
Análise das Demonstrações Contábeis
Adoção Inicial dos arts. 1º a 70 da Lei /2014
RELATÓRIO SEM RESSALVA - INTRODUÇÃO Examinamos as demonstrações contábeis da Companhia ABC, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de.
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Tópicos Avançados de Contabilidade
Data Aprovação:03/12/2010 Data Divulgação:16/12/2010 IASB:IFRS 1 CPC 43 (R1) ADOÇÃO INICIAL DOS PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS CPCs 15 A 41 Aprovações dos Reguladores:
Notas Explicativas.
ATIVO INTANGÍVEL CPC – 4 Prof. Patrício Baionco 2010.
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
AUDITORIA E CONSULTORIA Demonstrações Financeiras - Controles Internos Avaliações Patrimoniais - Análise de Risco Lei n /2009 Lei n /2013.
Maria Inez da Silva FÓRUM CÁRITAS DO TERCEIRO SETOR – 8º Encontro - 02/12/2011 “ASPECTOS PRÁTICOS.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO ABRANGENTE (DRA)
Page 1 Ernst & Young Apresentação UERJ Novembro de 2009.
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA - IPA
Análise de Demonstrações Financeiras Prof. Guillermo Braunbeck.
Transcrição da apresentação:

Contabilidade Atual das PME XXVIII Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina

Contabilidade Atual das PME Martinelli Auditores: Atuamos na implantação do IFRS em cerca de 200 projetos, muitos dos quais para implantação do CPC PME - NBC TG Contabilidade para PMEs (IFRS for SMEs). Auditamos vários clientes que adotaram a NBC TG Não auditamos clientes que adotaram a ITG Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

Contabilidade Atual das PME Dificuldades iniciais com os sócios e administradores: Explicar os impactos sobre a emissão de opinião do auditor. Dúvida sobre o real benefício da melhoria da qualidade da informação se não precisa prestar contas para terceiros. Visão de aumento de custos com burocracia. Visão de que era somente o Contador fazer uns “ajustes” na contabilidade. Coisa simples.

Contabilidade Atual das PME Dificuldades iniciais com os profissionais envolvidos: Entendimento técnico de aspectos da norma. Se não é assunto fiscal, para que fazer? Desgaste desnessário por falta de entendimento dos impactos da norma na entidade. Dificuldade nos aspectos da norma que requerem julgamento. Dificuldade para relacionar a teoria à prática (como fazer?).

Contabilidade Atual das PME Motivações para adoção (percepção nos projetos que participamos ou clientes auditados): Custo atribuído na adoção inicial como forma de melhorar Patrimônio Líquido. Necessidade de parecer de auditoria sem ressalva. Pressão do Contador para adotar às normas. Solicitação explícita por ocasião da captação de recursos. Preocupação com aspectos societários.

Contabilidade Atual das PME Questões técnicas observadas durante os projetos ou auditorias: Adaptação de sistemas de controle patrimonial. Conceito de custo x benefício da informação (AVP). Recuperabilidade dos ativos (impairment). Divulgação sobre partes relacionadas e outros itens de divulgação. Tributos diferidos sobre diferenças temporárias. Instrumentos financeiros (maior parte se manteve no conceito básico).

Contabilidade Atual das PME Questões práticas observadas durante os projetos ou auditorias: Aumento de custos de publicação das S.A. fechadas. Maior necessidade de integração com a área financeira. Contabilidade é uma questão da empresa toda e não somente da área contábil. Incerteza quanto à posicão da RFB. Impacto sobre distribuição de lucros.

Contabilidade Atual das PME Desafios e dúvidas comuns: E quando a contabilidade é terceirizada, o que é comum nas PME? Como dar manutenção no que foi implantado? Adotar a Contabilidade para PME ou somente preparar uma demonstração de acordo com a norma? Empresa não adotou em E agora? Nova adoção ou retificação de erro?

Contabilidade Atual das PME Interpretação Técnica Geral (ITG) Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte: Simplificar o que era simplificado? Custo com adaptações necessárias (Planos de Contas Padrão? Personalização?). Apresentar Balanço, DRE e Notas Explicativas. Carta de responsabilidade da administração.

Contabilidade Atual das PME