Ministério do Trabalho e Emprego Rosemary Dutra Leão Coordenadora – Geral de Normatização e Programas- DSST/MTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Principais questões no horizonte do Ministério da Justiça Maio, 2009
Advertisements

Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Avaliação do Plano Plurianual
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
CIST COMO INSTÂNCIA DE CONTROLE SOCIAL Seminário Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho e Meio Ambiente – CUT Maria Izabel da Silva (Bel) Coordenadora.
MPS – Ministério da Previdência Social FÓRUM NACIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL FEVEREIRO DE 2007.
Saúde e Segurança no Trabalho
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
II Seminário: Construção da Política de Segurança e Saúde do Trabalhador em Santa Catarina Florianópolis 30 de maio de 2008 Visão e Ações do Ministério.
Contexto Acidentes do trabalho em 2004: Diversas formas de vínculo
3º Encontro da Rede SST SISTEMA INDÚSTRIA
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Luiz Carlos Lumbreras Rocha MTE
Direitos dos Trabalhadores
Políticas Públicas Municipais
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
participação e controle social
AÇÕES DE COMBATE À PIRATARIA
Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional e Mercado Institucional
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Fiscalização de Segurança e Saúde no Trabalho
1º Encontro Nacional da ANAUNI para o CONSULTIVO - Tema: O papel das Consultorias Jurídicas e NAJs na viabilização de políticas públicas: novas perspectivas.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Contexto de atuação do CME
Instituto Nacional de Identificação
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES A Secretaria de políticas para crianças e adolescentes tem como plano estratégico atuar e.
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
ENTIDADES INTERVENIENTES
POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA CIVIL
Gestão de UANs O que é o PAT?
Norma Regulamentadora 01 Disposições Gerais
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
IMPACTO NOS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Regulamentação da Lei /2012 Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

Ministério do Trabalho e Emprego Rosemary Dutra Leão Coordenadora – Geral de Normatização e Programas- DSST/MTE

Atribuições do MTE Formulação e implementação das diretrizes e normas de atuação da área de SST Inspeção do trabalho Normatização Gestão do Programa de Alimentação do Trabalhado Certificação de Equipamentos de Proteção Individual- EPI

Fiscalização Instância de diálogo social  Comissões de Colaboração com a Inspeção do Trabalho (CCIT ) Representações  Trabalhadores  Empregadores  Instituições envolvidas: Ministério Público do Trabalho Ministério da Previdência Social  Outros parceiros: Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde Secretarias Estaduais de Meio Ambiente Polícias Federal / Civil / Militar / Florestal / Rodoviária Corpo de Bombeiros

Normatização Origem das demandas:  Movimento sindical  Convenções Internacionais  Fiscalização Processo de discussão – Portaria nº 1127/03:  Elaboração de texto base  Consulta pública  Discussão tripartite

Normatização Instância de diálogo social  Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP)  Comissões Tripartites Nacionais Temáticas Instituições envolvidas  Fundacentro  Ministério da Saúde  Ministério da Previdência Social  Ministério Público do Trabalho  Outros ministérios (Defesa, Integração Nacional, Meio Ambiente, Desenvolvimento Indústria e Comércio, etc.)

Normatização Representações dos Trabalhadores  Central Única dos Trabalhadores;  Força Sindical;  UGT – União Geral dos Trabalhadores (CGT e SDS)

Normatização Representações dos Empregadores  Confederação Nacional do Comércio;  Confederação Nacional das Instituições Financeiras;  Confederação Nacional da Agricultura;  Confederação Nacional das Industrias; e  Confederação Nacional dos Transportes

DSST/PAT Instância de diálogo social O acompanhamento e avaliação da execução do Programa é feito pela Comissão Tripartite do PAT - CTPAT A Comissão é composta por representantes do governo, trabalhadores e empregadores A CTPAT propõe aperfeiçoamento da regulamentação e opina sobre alterações na legislação do PAT

DSST/PAT Instituições Governamentais Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério da Fazenda; Ministério da Saúde; Ministério da Previdência Social; e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

DSST/PAT Representações dos Trabalhadores Central Única dos Trabalhadores; Força Sindical; UGT – União Geral dos Trabalhadores (CGT SDS); Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil; Central Autônomo dos Trabalhadores

DSST/PAT Representações dos Empregadores Confederação Nacional do Comércio; Confederação Nacional das Instituições Financeiras; Confederação Nacional da Agricultura; Confederação Nacional das Industrias; e Confederação Nacional dos Transportes

Muito obrigada Rosemary Dutra Leão Coordenadora - Geral de Normatização e Programas DSST/MTE (61)