Título do Trabalho: Variabilidade intra-individual do pico goniométrico da flexão de quadril durante o dia PUIC – Ciências Biológicas/ Ciências Médicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deborah M kennedy, Paul W Stratford, Daniel L Riddle, Steven E Hanna, Jeffrey D Gollish Assessing Recovery and Establishing Prognosis Following Total Knee.
Advertisements

AVALIAÇÃO FÍSICA PROFº ALESSON BELO.
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
Metodologia Científica
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Avaliação Funcional das Queixas álgicas e lesões em paratletas da equipe Unisul de basquete sobre rodas. Autores: Prof. M.Sc. Luana Meneghini e Prof. M.Sc.
BARBOSA, Janira Lima (PUIC); PEDROSO, Lenemar ( Art
Tratamento de resíduos provenientes de frituras por irradiação de microondas. Ciências matemáticas e naturais. Priscila Pizzolo Fernandes* (IC - PUIC),
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
A FISIOTERAPIA ATUANDO NA ORIENTAÇÃO ESCOLAR (PUIC - Disciplina) Área de conhecimento – Ciências Médica e da Saúde. Fabiana Durante de Medeiros e alunos.
Primeiro Autor1; Segundo Autor1; Terceiro Autor1; Quarto Autor1
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Área de Conhecimento: Engenharias e Computação
PREVALÊNCIA DA DOR LOMBAR EM FUNCIONÁRIOS DA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNIDADE PEDRA BRANCA, Ciências da saúde. Pesquisadora responsável:
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
EFEITO DO LASERTERAPIA NO PROCESSO INFLAMATÓRIO DA ACNE
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
LEVANTAMENTO DA MORBIMORTALIDADE EM IDOSOS COM FRATURA DE FÊMUR PROXIMAL EM TUBARÃO/SC Área de conhecimento: Medicina Fernanda Carolina Exterhötter Branco,
Características de personalidade comuns entre atletas de alto rendimento da natação da Unisul Esporte ROTTA, Tatiana Marcela MONTEIRO, Ludmila Teixeira.
Replicabilidade da EMGs do Exercício Rosca Bíceps Após Período de 10 Minutos Flávia Porto 1, Jonas Gurgel 1, Alexandre Runge 1, Thais Russomano 1, Antônio.
Estudo retrospectivo para análise da resolutividade e do impacto econômico do tratamento de pacientes com hepatite crônica pelo vírus C no município de.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
AVALIAÇÃO LONGITUDINAL DOS NÍVEIS DE MERCÚRIO PROVENIENTES DO AMÁLGAMA DENTAL, EM ESTUDANTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNISUL Prof. Marcelo Tomás de OLIVEIRA.
Análise epidemiológica do cronotipo dos pacientes atendidos em um consultório de fisioterapia de um posto de saúde, Ciências Médicas e da Saúde – Fisioterapia.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Ciências Médicas e da Saúde.
Marcus Vinicius Duarte; Luiz Augusto Oliveira Belmonte (Orientador).
Does it Matter Which Exercise?
Avaliação da atividade catalítica da enzima horseradish peroxidase na oxidação de diferentes derivados fenólicos**. Ciências matemáticas e naturais. Everton.
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
MORGANA SOUZA MARQUES (1) ; PATRIK OENING RODRIGUES (2)
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
Juliana Guamá Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas I Maio – Adaptações ao trabalho.
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
Brown Adipose Tissue in Morbidly Obese Subjects Guy H. E. J. Vijgen et al. Plos One, February 2011 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de.
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
Probabilidade Teste de hipóteses para duas médias:
Estimação Profa Ana Clara Guedes. Introdução O propósito de um estudo estatístico costuma ser a extração de conclusões acerca da natureza de uma população.
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
Avaliação das queixas apresentadas pelas gestantes durante a consulta de enfermagem no pré-natal. Área de Conhecimento: Saúde Materno-infantil GIUSTINA,
Estudo do conhecimento dos alunos da área de saúde da UNISUL sobre o risco de exposição à substâncias tóxicas no ambiente domiciliar. Ciências da saúde.
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de digitadores numa instituição bancária, numa jornada de trabalho de seis horas e almoço de quinze.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
AMPLITUDE DE MOVIMENTO EM CINTURA ESCAPULAR DE MULHERES TRATADAS CIRURGICAMENTE POR CÂNCER DE MAMA, SUBMETIDAS À RADIOTERAPIA Dias, Mirella*; Ramos, Daysi**
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Estudo do cronotipo de adolescentes do colégio Dehon Área de conhecimento: Ciências da Saúde Rosas RF(Orientador), Cardoso TB (Acadêmica) Introdução O.
Prevalência de asma, rinite e eczema atópico em escolares de 6 a 7 anos na região de Biguaçú, cidade de Santa Catarina, através do questionário padronizado.
ESTUDO DO CRONOTIPO DOS FUNCIONÁRIOS DA UNISUL. Área de conhecimento: Ciências da Saúde Introdução A séculos atrás vem sido estudado a cronobiologia, porém.
Cronotipo e Mobilização Neural Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde Autores: ROSAS, Ralph Fernando; OLIVEIRA, Rosenilda Timóteo. Projeto de.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE POSTURAL EM PACIENTES PARKINSONIANOS ANTES E APÓS TRATAMENTO CONVENCIONAL DE TRONCO E FES (ELETROESTIMULAÇÃO FUNCIONAL) EM MÚSCULOS.
Contribuição da criança no estoque domiciliar de medicamentos Ciências da Saúde. Gabriela Colonetti Beckhauser (Bolsista de Iniciação Científica- PUIC)
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Título do Trabalho: Variabilidade intra-individual do pico goniométrico da flexão de quadril durante o dia PUIC – Ciências Biológicas/ Ciências Médicas e da Saúde ROSAS, Ralph F.; FERREIRA, Jonas C. Fisioterapia / Campus Tubarão Introdução Todas as variáveis fisiológicas exibem ritmos circadianos e variam ao longo do dia (BAEHR; REVELLE; EASTMAN, 2000). As variáveis músculo-esqueléticas (força, dor, flexibilidade, etc..) também variam ao longo do dia. Algumas dessas variáveis têm seu pico, ou seja, seu horário de melhor desempenho, no início da noite outras no fim da manhã ou ainda em outros horários. Contudo existe a preferência de determinados horários para a realização de certas atividades (HORNE; OSTBERG, 1976), ou seja, algumas pessoas preferem dormir e acordar cedo, outras tarde, o que denominamos Cronotipo. Então algumas pessoas rendem mais no período da manhã, outras no período da tarde ou da noite. Sabendo então que a flexão de quadril é determinante na flexibilidade do tronco (DI LORENZO et. Al., 2007; CROSS; WORRELL, 1999), a pesquisa vem para eliminar algumas duvidas, sobre a variação da flexibilidade de tronco e quadril, ao longo do dia, mediante a cronotipo dos indivíduos. Objetivos Objetivo Geral: ➨ Analisar o pico goniométrico de flexão de quadril durante o dia. Objetivos Específicos: ➨ Verificar a variação da flexão de quadril ao longo do dia de cada indivíduo; ➨ Identificar qual momento do dia a flexão de quadril atinge seu pico, em graus; ➨ Descrever qual dos cronotipos (indivíduos matutino, neutros ou vespertinos, conforme classificação de Horne e Ostberg) há maior variação na flexão de quadril; ➨ Identificar o cronotipo de cada indivíduo. Metodologia A pesquisa foi composta de homens que sejam alunos ou funcionários do campus Tubarão da Unisul, que desejarem voluntariamente participar do estudo, com idade entre anos; ser inativo; ser funcionário do campus citado, trabalhar sentado por pelo menos 4 horas diárias, estatura entre 1,70m e 1,80m; índice de massa corporal (IMC) máximo grau I (até 25kg/m²). Forão utilizados para coleta: o questionário de identificação do cronotipo de cada indivíduo (questionário de Horne e Ostberg) (HORNE; OSTBERG, 1976); maca marca ITS®, balança digital marca Fiziola® com estadiômetro, e um goniômetro da marca Carci®. Os pacientes realizaram a flexão de quadril no membro dominante em uma maca e em decúbito dorsal. O outro membro repousou em flexão de joelho, onde foi medido com o goniômetro. Este procedimento foi repetido 3 vezes com um intervalo de descanso em 1 minuto entre uma conduta e outra, onde foi-se utilizado o maior valor goniométrico encontrado. Os procedimentos foram feitos a partir das 7:30h, e a partir daí, de 3 em 3 horas até às 16:30h. Portanto, foram feitas 4 coletas de cada voluntário. Os dados foram analisados pelo teste Kruskal-Wallis (α = 0,05) para verificar se existe diferença entre as médias e se variação goniométrica da flexão de quadril durante o dia. Todos os indivíduos assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido para a participação no projeto que aprovado pelo Comitê de Ética da Unisul. Resultados Após analisar todos os dados obtidos na pesquisa observou-se uma porcentagem aproximada de cronotipos classificados em Moderadamente Vespertinos e Neutros, tendência supostamente liderada pela idade dos indivíduos participantes da pesquisa. O questionário teve uma pontuação média de 46, com o desvio padrão de 8,994688, obtendo-se assim 53% participantes Neutros, 35% Moderadamente Vespertinos e 12% Moderadamente Matutinos, segundo o questionário de identificação do cronotipo (HO) (HORNE; OSTBERG, 1976). Conclusões Concluiu-se que há variação do pico goniométrico durante o dia, corroborada também pela observação dos dados e pelos resultado dos teste estatísticos. Bibliografia BAEHR, E. K.; REVELLE, W.; EASTMAN, C. I. Individual differences in the phase and amplitude of the human circadian temperature rhythm: with an emphasis on morningness-eveningness. J. Sleep. Res., v.9, 2000, p CROSS, K. M.; WORRELL, T. W. Effects of a Static Stretching Program on the Incidence of Lower Extremity Musculotendinous Strains. J Athl Train, v.34, n.1, p.: 11-14, DI LORENZO, L et. al. Low back pain after unstable extracapsular hip fractures: randomized control trial on a specific training. Eura Medicophys, v.43, n.3, p.:349-57, HORNE, J. A.; OSTBERG, O. A self-assessment questionnaire to determine morningness-eveningness in human circadian rhythms. Int J Chronobiol, v.4, 1976, p MARQUES, A. P. Manual de goniometria. São Paulo: Manole, MARQUES, N.; MENNA-BARRETO, L (orgs.). Cronobiologia: Princípios e aplicações, 3.ed. São Paulo: Edusp, MELLO, M. T.; TUFIK, S. Atividade física, exercício físico e aspectos psicobiológicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, ROSAS, R. F; MORENO, C. R. C. Relação entre o cronotipo e o horário do tratamento fisioterapêutico. Dissertação apresentada no mestrado em Saúde Coletiva da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão: dezembro de Apoio Financeiro: Unisul Goniometria em Graus Nº8h11h14h17h Ainda analisando os goniometrias obtidas, observou-se uma variação da flexão de quadril ao longo do dia, assim como existe em todas as variáveis fisiológicas. Esta variação goniométrica foi comprovada ainda pelo teste de Kruskal-Wallis onde obteve-se p<0,001, o que mostra a diferença estatística entre as 4 goniometrias feitas, e que demostra a diferença na amplitude do quadril ao longo do dia.