M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA COMPORTAMENTAL
Advertisements

Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
A Epistemologia genética de Jean Piaget
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Concepções de Aprendizagem.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Behaviorismo.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Watson e o comportamento

Teoria Psicogenética de Piaget
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE.
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
A avaliação funcional em clínica analítico-comportamental
Profª. Taís Linassi Ruwer
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Estágios de desenvolvimento
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
ABORDAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Psicologia da Educação
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
A pré história da linguagem escrita
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Aprendizagem da matemática
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Matriz de avaliação processual
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos relativos à tomada de decisões, etc.

ABORDAGEM COGNITIVISTA Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos relativos à tomada de decisões, etc. Homem e mundo O homem e mundo serão analisados conjuntamente, já que o conhecimento é o produto da interação entre eles, entre sujeito e objeto.

S OCIEDADE - CULTURA X C ONHECIMENTO Os fatos sociológicos, pois, tais como regras, valores, normas, símbolos etc. De acordo com este posicionamento, variam de grupo para grupo, de acordo como o nível mental médio das pessoas que constituem o grupo. O conhecimento é considerado como uma construção contínua. A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada por formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no indivíduo.

Educação O processo educacional, consoante a teoria de desenvolvimento e conhecimento, tem um papel importante, ao provocar situações que sejam decequilibradoras para o aluno, desequilíbrios esses adequados ao nível de desenvolvimento em que a criança vive intensamente ( intelectual e afetivamente ) cada etapa de seu desenvolvimento. Escola Segundo Piaget, a escola deveria começar ensinando a criança a observar. A verdadeira causa dos fracassos da educação formal, diz, decorre essencialmente do fato de se principiar pela linguagem ( acompanhada de desenhos, de ações fictícias o narradas etc. ) ao invés de o fazer pela ação real e material.

Ensino -aprendizagem Um ensino que procura desenvolver a inteligência deverá priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social. Professor aluno Ambos os pólos da relação devem ser compreendidos de forma diferente da convencional, no sentido de um transmissor e um receptor de informação. Caberá ao professor criar situações, propiciando condições onde possam se estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação ao mesmo tempo moral e racional.

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento na relação que este mantém com o meio ambiente onde ocorre. Mas como comportamento e meio são termos amplos demais para poderem ser úteis para uma análise descritiva nesta ciência, os psicólogos desta tendência chegaram aos conceitos e etímulo e resposta ( teoria S-R ) Estímulo e resposta são portanto as unidades básicas da descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento. O homem começa a ser estudado como produto do processo de aprendizagem pelo qual passa desde a infância, ou seja, como produto das associações estabelecidas durante sua vida entre estímulos ( do meio ) e respostas ( manifestações comportamentais ). A base da corrente skinneriana está na formulação do condicionamento operante. Para desenvolvermos este conceito, retrocederemos um pouco na história do Behaviorismo, introduzindo as noções de comportamento reflexo e condicionamento respondente para então chegar ao condicionamento operante.

CONDICIONAMENTO: RESPONDENTE X OPERANTE comportamento reflexo é o comportamento não voluntário ( reflexo ) e inclui as respostas que são eliciadas ( "produzedas") por modificações especiais de estímulos do ambiente. Skinner concentrou seus estudos na possibilidade de condicionar os comportamentos operantes. O comportamento operante é o comportamento voluntário e abrange um quantidade muito maior da atividade humana - desde os comportamentos do bebê de balbuciar, agarrar objetos, olhar os enfeites do berçoaté os comportamentos mais sofisticados que o adulto apresenta. São conhecidos os métodos de ensino programado e o controle e organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma tecnologia de ensino.

O RGANIZADORES Dina Nogueria Gildeon Teresa Cristina Gilmar Thank You! FIM