EMBALAGEM DEFINIÇÃO: Invólucro destinado a proteger os produtos alimentícios contra danos mecânicos e perda de qualidade, preservando os para posterior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TECNOLOGIA DE EMBALAGENS
Advertisements

, NOME:MISAELA ,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc.
INTRODUÇÃO, HISTÓRICO, DEFINIÇÕES E SISTEMAS DE EMBALAGEM
AULA: 04 Materiais Plásticos Prof: Elias Junior
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Nome: Matheus Ano: 9º Disciplina: Ciências Professora: Jane Magali
(Definição conforme o decreto-lei 986/1969)
Quem Somos Atuante no mercado desde 1988 a Starpack Plásticos possui tradição e qualidade sendo líder em inovação no mercado de embalagens plásticas;
Para ter acesso a esse material acesse:
Aula IV Funções Inorgânicas Parte I: ácidos e bases Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 22 de Novembro de 2014.
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 1ª Fase.
Apresenta Novidade destinada à Empresas Inventor: Masaharu Tamashiro.
METALURGIA DO PÓ - (MP) A metalurgia do pó abrange a produção de metais na forma de pó e a manufatura desses pós em produtos úteis pelo processo conhecido.
História das células a combustível
EXPLOSIVOS Demolição.
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
Associação Brasileira da Indústria do PET. Um material de embalagem não deve ser apenas reciclável. Deve ser, de fato, reciclado. O PET – (Poli) Tereftalato.
REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO DE LIPÍDIOS
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. A qualidade do ambiente próximo O nosso papel na preservação do ambiente A qualidade do ar ÍNDICE.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Métodos para combate à Corrosão
Água: destilada, pura e da chuva
DESTILAÇÃO.
Malformação Congênita ARTROGRIPOSE
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
ENZIMAS: CATALASE, PEROXIDASE
ROTEIRO O QUE É SOLDA SOLDA MIG MAG PROCESSO DE SOLDAGEM
Reações químicas.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Mecanismos Básicos Meios Corrosivos
NORMATIZAÇÃO / AGULHAS
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
Estrutura da cadeia reversa: “caminhos” e “descaminhos” da embalagem PET Revista Produção V.16, N.3, pp (2006)
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
ESCURECIMENTO NÃO-ENZIMÁTICO
TRAJETÓRIA DOS CATADORES EM BH. A SITUAÇÃO NOS ANOS 80 Catação nas ruas Moradia e triagem de materiais recicláveis sob as marquises e viadutos da cidade.
Quantidade de informação
PAULO ROBERTO LEITE CLRB CONSELHO DE LOGÍSTICA REVERSA DO BRASIL (11) (11)
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal 10 de março de 2016 “PLS n° 672, de 2015, PLS n° 675, de 2015 e PLS n° 738, de 2015” Requerimento.
Quimica 11º.
Petróleo Profª Beatriz Derisso.
Formadora:Adelina Santos Historia do Plástico.
AÇOS PARA CONCRETO ARMADO
Como se alimentam as plantas?
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Hidráulica.
TOLUENO OU METIL- BENZENO
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Para ter acesso a esse material acesse:
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Poliamida..  Histórico: A primeira poliamida foi sintetizada na DuPont, por um químico chamado Wallace Hume Carothers, em As poliamidas como o.
Apresenta Novidade destinada à Empresas fabricantes de facas e lâminas Inventores: Fernando Alves dos Santos.
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
Gestão sustentável dos recursos Protecção e Conservação da Natureza.
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
POLÍMEROS - Continuação
PH Conceito H 2 O  H + + OH - 2H 2 O  H 3 O + + OH - K eq = [H+].[OH-] / [H 2 O] K w = [H + ].[OH - ] K W (25 o C) = log K w = - log [H + ]
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de móveis Inventor: Ciro José.
TINTAS / PIGMENTOSTINTAS / PIGMENTOS Grupo - 3 Beatriz Rodrigues Cristovão Rodrigo Luciana Pereira Nicole Queiroz Paulo César.
Transcrição da apresentação:

EMBALAGEM DEFINIÇÃO: Invólucro destinado a proteger os produtos alimentícios contra danos mecânicos e perda de qualidade, preservando os para posterior consumo.

EMBALAGENS PARA ALIMENTOS Tecnologia dos Alimentos Curso de Nutrição 2016

EMBALAGEM - Funções Conter o produto; Proteger o produto; Transportar; Comercializar/ vender; Educar.

REQUISITOS DE USO a) Manter condições de segurança; b) Ser atóxica; c) Ser compatível com o produto; d) Ser adequada à forma, tamanho e peso do produto; e) Ter aparência e poder visual que propicie a venda do produto; f) Possuir qualidades funcionais (fácil transporte e armazenamento; sistema de fechamento e abertura; observação de seu conteúdo); g) Ter baixo custo; h) Contribuir o mínimo para a poluição.

SELEÇÃO Estado físico do produto: sólido, líquido, cremoso ou em pó. Penetração de umidade, de gases e de luz. Causas de modificações nutritivas e organoléticas: ex. alimentos ácidos causam corrosões nas latas. Interações entre a embalagem e o produto

Definições Embalagem Primária - embalagem que entra em contato direto com o produto; Embalagem Secundária – embalagem que entra em contato com a embalagem primária; Embalagem Terciária - embalagem que entra em contato com a embalagem secundária; Embalagem de Transporte – embalagem utilizada para conter o produto no transporte.

Materiais de Embalagem

Tipos de Embalagens e Aplicações

EMBALAGENS DE LATAS (FOLHA DE FLANDRES) A folha de flandres é um produto de aço, com reduzida fração de carbono (0,06 a 0,15%). Fração de carbono, finalidade: maleabilidade na lata para que esta possa se moldar durante a estampagem sem sofrer deformação.

Condições essenciais da folha de flandres como material de embalagem: - Receber revestimentos protetores; - Ser resistente; - Conduzir calor; - Ter maleabilidade; - Permitir soldagem segura. Tipos de Revestimentos: - Estanho; - Óleo-resinosos; - Sintéticos.

ALUMÍNIO   Produto da hidrólise da alumina, a qual se origina da bauxita (constituída por óxido de alumínio e ferro). Quanto mais pura, maior a resistência à corrosão. Vantagens: - É atóxico, tem ação protetora contra o calor, é leve, resistente à corrosão, impermeável aos gases e à umidade e tem baixa densidade. Desvantagens: - É atacado por alimentos ácidos, ou salinos; - É mais difícil de agrafagem, muito mole; - Não tolera altas pressões em autoclave.

VIDRO - Composto de areia, calcário, carbonato de sódio e feldspatos.  Vantagens: - Resistente às temperaturas de esterilização; - Perfeita impermeabilidade; - Não transmite odor e sabor; - Prescinde de revestimentos; - Facilmente colorível; - Reutilizado domesticamente.

Desvantagens: - Dificuldade no fechamento hermético; - Dificuldade no manuseio.

PLÁSTICO

1 - Tereftalato de polietileno – PET Os plásticos de tereftalato de polietileno são transparentes, inquebráveis, impermeáveis e leves. O PET é utilizado, principalmente, na fabricação de garrafas de água mineral e refrigerante, embalagens para produtos alimentícios, como óleos e sucos. Também está presente em bandejas para microondas, filmes, fibras têxteis, entre outros. 2 - Polietileno de alta densidade – PEAD Resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química, o PEAD também é usado na fabricação de tampas de refrigerante, potes para freezer e garrafões de água mineral, entre outros.

3 – Cloretos de polivinila - PVC Por suas características como rigidez, impermeabilidade e resistência à temperatura, os cloretos de polivinila são usados principalmente em tubos e conexões. O PVC também pode ser aplicado na fabricação de caixas de alimentos. 4 - Polietileno de baixa densidade - PEBD e Polietileno de baixa densidade linear - PEBDL São flexíveis, leves, transparentes e impermeáveis. O polietileno de baixa densidade (PEBD) é utilizado na produção de filmes termocontroláveis, como caixas para garrafas de refrigerante, filmes de uso geral, sacaria industrial, embalagens flexíveis, impermeabilização de papel (embalagens tetrapak), entre outros. O polietileno linear de baixa densidade (PEDBL) é aplicado, principalmente, na produção de embalagens de alimentos.

5 - Polipropileno – PP Embalagens para alimentos, tampas de refrigerante, potes para freezer e garrafões de água mineral são alguns dos produtos fabricados com polipropileno. Esses plásticos conservam o aroma e são resistentes a mudanças de temperatura, brilhantes, rígidos e inquebráveis. 6 - Poliestireno – PS Entre os produtos fabricados com o poliestireno estão os copos descartáveis, potes para iogurte, sorvete e doces, frascos, pratos, tampas, etc. As principais características do PS são a impermeabilidade, rigidez, leveza e transparência. É permeável ao vapor de água; pode transmitir odor aos alimentos. 7 - Copolímero de etileno e acetato de vinila – EVA

PLÁSTICO Embalagens flexíveis: Acetato de celulose - Características: plástico de origem celulósica, elaborado através do tratamento com ácido anidrido acético. - Utilização: em forma de chapa. Cloropolivinila (PVC) - Características: mais versátil de todos os plásticos, através de suas propriedades: solubilidade, resistência química, fluidez, facilidade de elaboração.

- Desvantagens: 10 vezes menos resistente à água do que o polietileno. - Vantagens: 6 vezes melhor como barreira ao O2 do que o polietileno e maior rigidez. - Desvantagens: 10 vezes menos resistente à água do que o polietileno. - Utilização: aplicado em filmes encolhíveis. Nylon - Características: barreira à água e ao oxigênio, suporta calor até 140°C. - Desvantagens: dificuldade de fechamento e alto custo.

Tereftalato de poliestireno - Vantagens: 80 vezes superior ao polietileno, como barreira de O2, 4 vezes mais resistente que o PE, boa faixa de temperatura de trabalho (até 1500C). - Desvantagens: menos resistente à umidade que o PE. Polietileno - Características: versatilidade, compatibilidade com muitos alimentos, transparência, resistência, termossoldagem fácil, boa impermeabilidade à água, alta permeabilidade ao O2 e CO2.

Polipropileno (PP) - Características: transparência e brilho, quando não orientados tornam-se quebradiços, no congelador. - Utilização: produtos de confeitaria. Cryovac - Características: baixíssima permeabilidade ao O2, reduzida ao vapor de água, ótima resistência mecânica, excelente transparência, e brilho, fechamento por grampos ou soda. - Utilização: produtos perecíveis, principalmente carnes e seus derivados.

TETRA BRIK Características: - Polietileno: função estética; - Papel cartão: estrutura ao laminado, resistência à tração e fácil impressão; - Polietileno: adesivo entre o papel e o alumínio - Alumínio: impermeável ao O2, umidade e luz.

Exemplos de Mudanças Design

Proteção e praticidade

Lata Especial Smirnoff Black Aspectos premium   Lata Especial Smirnoff Black Achocolatado Taeq

Águas com sabor com tampa que pode ser usada como copo.                                  Ouro Fino Plus

termoencolhíveis em cores fortes Diferencial de imagem termoencolhíveis em cores fortes                                 

Melhor custo-benefício                                  Bolsa com Tampa-Bica para Água

Vinho em bag                                  Bag-in-box

Embalagem com rasgo direcionado                                 

Diferenciais em relevo                                 

Verniz aromatizado                                  Chocolate Quente Cacau Show Cremoso

Aquecimento em microondas                                  Decorfesta - Cobertura Pronta

Beleza nas gôndolas                                 

Embalagem feita com especiarias (FenuGreen) Fonte: Isto é - Dinheiro n.836, 18 out 2013