Cronograma TURNO/DIA 18/05/16 – quinta-feira 19/05/16 – sexta-feira 8h

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Compreendendo os resultados do SAERJ/2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Apropriação de Resultados
Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Avaliação educacional em larga escala
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Avaliação Educacional Externa
Programa Ler e Escrever
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Oficina Divulgação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Avaliação educacional em larga escala
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Coordenadores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia.
3º Momento Resultados Simare 2014
Apropriação dos Resultados
Avaliação do Desempenho Escolar
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Considerações iniciais
Devolutiva dos resultados
Oficina de Divulgação de Resultados
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
O papel pedagógico do órgão gestor
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Oficina de Apropriação de Resultados
Transcrição da apresentação:

Oficina de Apropriação de Resultados da ADEPE-MT 18 e 19 de maio de 2016

Cronograma TURNO/DIA 18/05/16 – quinta-feira 19/05/16 – sexta-feira 8h Módulo 1 - Fundamentos da Avaliação Módulo 4 – Apropriação dos resultados II 11h COFFEE BREAK 12h30 Módulo 2 - O caminho da Avaliação 13h30 INTERVALO PARA ALMOÇO 15h30 Módulo 3 - Apropriação dos resultados I 16h 17h30 Módulo 3 – Apropriação dos resultados I

Módulo I: Fundamentos da Avaliação

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação Conceitos fundamentais sobre avaliação em larga escala. Objetivos; Estrutura; Metodologia; Tipologia; Vantagens e possibilidades; Limites e desafios; Fixação de conceitos Dinâmica de fixação de conceitos para garantir a correta multiplicação das informações. Obs.: Nosso movimento segue a partir do que os profissionais sabem, discutindo e revisitando conceitos, além de aprofundar conhecimentos, quando necessário.

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação O que é a ADEPE-MT? Qual o objetivo da ADEPE-MT? Como utilizar os resultados da ADEPE-MT? Vamos discutir!

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação O que é a ADEPE-MT? A Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual de Mato Grosso (ADEPE-MT) é uma ação estratégica do Estado de Mato Grosso, desencadeada pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Qual o objetivo da ADEPE-MT? O objetivo da ADEPE-MT é produzir e disseminar informações que subsidiem a reflexão do professor sobre a sua prática pedagógica e proporcionar aos gestores dados para a formulação, o monitoramento/acompanhamento e a reformulação de políticas educacionais. Como utilizar os resultados da ADEPE-MT? As informações produzidas a partir da ADEPE-MT têm papel fundamental para orientar as ações do sistema de ensino, e para isso é necessário alguns passos como: cuidar da fidedignidade das informações oferecidas, refletir sobre esses resultados e cuidar da melhoria dos mesmos.

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação Vamos observar os principais resultados da ADEPE-MT! Proficiência Média Desvio Padrão Padrão de Desempenho Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado N° de Estudantes Previstos N° de Estudantes Efetivos Participação 200,5 25,4 20% 40% 30% 10% 150 90 60%

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação I) Vamos conhecer cada um desses dados: O que representa a Proficiência Média? O que representa o Desvio Padrão? O que representa o Padrão de Desempenho? Qual o dado e qual a informação representados por cada Padrão de Desempenho (Abaixo do Básico, Básico, Proficiente, Avançado)? O que representa o Número de Estudantes Previstos? O que representa o Número de Estudantes Efetivos? Qual o dado e qual a informação representados pela Participação?

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação II) Qual o objetivo de aplicar esta avaliação externa em larga escala e apresentar esses dados para a rede de ensino? III) Qual o tipo de avaliação aplicada pela ADEPE-MT? IV) Quais tipos de metodologias podem ser aplicadas neste tipo de avaliação? V) Qual a metodologia aplicada na avaliação da ADEPE-MT? VI) Quais as vantagens dessa avaliação? VII) Quais são as possibilidades de uso dos resultados dessa avaliação? VIII) Quais os limites dessa avaliação?

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação II) Qual o objetivo de aplicar esta avaliação externa em larga escala e apresentar esses dados para a rede de ensino? Acompanhar a aprendizagem dos estudantes, observando as características do ensino ofertado e contribuindo para a tomada de decisões no âmbito das salas de aula, das escolas e da rede de ensino

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação III) Qual o tipo de avaliação aplicada pela ADEPE-MT? Diagnóstica Formativa Somativa Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Pequena escala Larga escala

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação IV) Quais tipos de metodologias podem ser aplicadas neste tipo de avaliação? Existem, principalmente, duas formas de produzir essa medida: Teoria Clássica dos Testes (TCT) Teoria de Resposta ao Item (TRI)

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação Teoria Clássica dos Testes (TCT) o resultado via TCT é calculado de uma forma muito próxima das notas dadas pelas avaliações realizadas pelo professor em sala de aula; as análises realizadas a partir da TCT têm como foco o escore obtido no teste. Assim, um estudante que responde a uma série de itens e recebe um ponto por cada item corretamente respondido, obtém, ao final, um escore total, que é a soma destes pontos; consiste, basicamente, no percentual de acertos em relação ao total de itens do teste, apresentando também o percentual de acerto para cada descritor avaliado; quando se utiliza a TCT, espera-se que estudantes obtenham notas mais altas em testes fáceis e notas mais baixas em testes difíceis.

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação Teoria de Resposta ao Item (TRI) a TRI é um conjunto de modelos matemáticos no qual a probabilidade de acerto a um item é calculada em função da proficiência do estudante; a proficiência é uma medida que representa um determinado traço latente (aptidão) de um estudante; o conhecimento de um estudante em determinada disciplina é uma aptidão que pode ser medida por meio de itens de testes; leva em consideração características importantes dos itens que compõem o teste e que são medidas antes dele, nos chamados pré-testes;

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação a proficiência resulta da quantidade e qualidade dos itens respondidos corretamente; nos testes de proficiência, os estudantes respondem a itens com um valor/peso diferenciado; dois estudantes podem ter acertado o mesmo número de itens e apresentarem proficiências diferentes, devido às características dos itens respondidos corretamente por cada um deles; através dos modelos matemáticos da TRI, é estabelecida a relação entre a proficiência e a probabilidade do estudante acertar o item.

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação Comparar resultados de diferentes avaliações ao longo do tempo; Avaliar com alto grau de precisão a proficiência de alunos em amplas áreas do conhecimento sem submetê-los a longos testes; Comparar os resultados entre diferentes etapas, como o início e fim da Educação Básica. A TRI nos permite:

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação

Módulo 1 – Fundamentos da Avaliação Como os testes são corrigidos?

Resultados da ADEPE-MT V) Qual a metodologia aplicada na avaliação da ADEPE-MT? Teoria de Resposta ao Item (TRI); Mas também são apresentados o percentual de acerto por descritor;

Resultados da ADEPE-MT VI) Quais as vantagens dessa avaliação? Desenho próprio (definição de séries e áreas do conhecimento), adequado às necessidades da rede. Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. Menor periodicidade entre os ciclos avaliados.

Resultados da ADEPE-MT VII) Quais são as possibilidades de uso dos resultados dessa avaliação? Monitoramento a qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Diagnóstico do efeito das políticas públicas implementadas. Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar. . Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais

Resultados da ADEPE-MT VII) Quais são as possibilidades de uso dos resultados dessa avaliação? GESTOR da Rede Planejamento e execução de políticas públicas; Criação de metas de qualidade e equidade educacionais; Implementação de medidas de responsabilização; Políticas de incentivos diretos ou indiretos; Ações de formação continuada de professores; da Escola Elaboração do projeto da escola; Monitoramento da qualidade de ensino; Subsídio para avaliação institucional.

Resultados da ADEPE-MT VII) Quais são as possibilidades de uso dos resultados dessa avaliação? PROFESSOR Projetos de intervenção pedagógica; Elaboração de projetos especiais; Foco nos alunos com dificuldades; Ações de reforço escolar; Planejamento das ações de sala de aula; Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica.

Resultados da ADEPE-MT VII) Quais são as possibilidades de uso dos resultados dessa avaliação? ALUNO e FAMÍLIA Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos alunos e seus familiares; Informações sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos.

Resultados da ADEPE-MT VIII) Quais os desafios dessa avaliação? Maior participação dos gestores e professores nas discussões sobre apropriação e utilização dos resultados pelas escolas. Melhor alinhamento entre as propostas curriculares e avaliação e participação dos professores na definição dos Padrões de Desempenho. Canais de comunicação efetivos e constantes com gestores, professores, pais, alunos e sociedade sobre a qualidade da educação e responsabilidade de todos.

Módulo II: O caminho da Avaliação

Módulo 2 – O caminho da avaliação Etapas da Avaliação Elaboração da Matriz de Referência; Características fundamentais dos itens; Análise pedagógica dos Itens; Pré-testagem; Montagem dos testes; Aplicação dos testes; Construção da escala de proficiência e padrões de desempenho; Produção e divulgação dos resultados; Resultados gerais; Apresentação dos resultados; Dinâmica de apropriação.

Módulo 2 – O caminho da avaliação Observe o item abaixo e a análise pedagógica: Esse item avalia a habilidade de os estudantes identificarem a localização de uma pessoa a partir dos referenciais linha/coluna de uma sala. (D01) Para acertar esse item, os estudantes devem identificar a localização da pessoa que está na posição (N, 1) da sala de convenções, ou seja, devem observar que a pessoa que está sentada na coluna N e na linha 1 dessa sala é a Taísa. Logo, aqueles que marcaram a alternativa A provavelmente desenvolveram a habilidade avaliada pelo item.

Módulo 2 – O caminho da avaliação Observe o item abaixo e a análise pedagógica: Esse item avalia a habilidade de reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema (D17). Para a realização da tarefa, os respondentes precisariam buscar o ponto comum nos dois textos que informam sobre a criação de um idioma específico em obras cinematográficas. Essa informação equivalente pode ser reconhecida pelos trechos “Em Avatar, o artifício mais engenhoso fica por conta do idioma concebido pelo linguista...”, no Texto 1, e “Já a língua Klingon, da clássica franquia, Jornada nas estrelas, ganhou até dicionário...”, no Texto 2. Os estudantes que conseguiram fazer essa relação intertextual marcaram a alternativa A.

Módulo 2 – O caminho da avaliação Qual a disciplina relacionada a este item? Qual(is) a(s) habilidade(s) avaliada(s) por este item? Em qual etapa de escolaridade os estudantes devem ser capazes de responder corretamente este item? Ao elaborar e aplicar um teste, estas e outras questões devem ser consideradas.  Até a etapa de elaboração deste item, muitas etapas foram concluídas. Quais são as etapas seguidas pela avaliação? O que avaliar? Como avaliar? Após a elaboração dos itens, o teste é montado e aplicado. Quais as etapas seguintes? Quais os resultados divulgados? Como os resultados podem ser utilizados?

Módulo 2 – O caminho da avaliação Elaboração da Matriz de Referência Itens Elaboração Pré-testagem Análise estatística e pedagógica 1 Determinação da população avaliada 3 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos questionários contextuais Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados Análise dos resultados: TCT e TRI 5 4 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação

Módulo III: Apropriação de Resultados I

Módulo III – Apropriação de Resultados I Qual o diagnóstico sobre o desempenho alcançado pelos estudantes da rede estadual de Mato Grosso? – Língua Portuguesa

Módulo III – Apropriação de Resultados I Qual o diagnóstico sobre o desempenho alcançado pelos estudantes da rede estadual de Mato Grosso? – Matemática

Módulo III – Apropriação de Resultados I Em relação aos resultados de TRI: Esse desempenho se difere por tipo de ensino? Esse desempenho se difere por localização? Esse desempenho se difere em etapas de escolaridade específica? Esse desempenho se difere em relação a alguma disciplina específica?

Módulo III – Apropriação de Resultados I Busque preencher a tabela abaixo com as informações presentes nos resultados: Etapa de escolaridade Número de Estudantes Previstos Número de Estudantes Avaliados Percentual de Participação Frequência Escolar (busque aprofundar sua análise relacionando dados de frequência escolar da rede) - Como foi a participação dos estudantes na ADEPE-MT? Acima ou abaixo de 80%? - A participação na ADEPE-MT foi coerente com a frequência escolar dos estudantes dessa etapa? - Quais foram os estudantes que não participaram da avaliação externa? A escola consegue identificá-los? - Foram os mesmos que apresentam maiores dificuldades em sala de aula? - O que a rede tem feito em relação à frequência desses estudantes? - Como foi a mobilização da unidade educativa para a ADEPE-MT?

Módulo III – Apropriação de Resultados I a) A proficiência média (desempenho)/padrão de desempenho se difere por tipo de ensino ou localização? b) O padrão de desempenho se difere em etapas de escolaridade específicas? c) O padrão de desempenho se difere em relação a alguma disciplina específica? O que esse resultado pode representar? d) O padrão de desempenho em que se encontra a média da rede é o mesmo em que se encontra a maioria dos estudantes? e) O desempenho alcançado pela rede é coerente com os resultados das avaliações internas?

Módulo III – Apropriação de Resultados I f) A rede consegue identificar quem são os estudantes que estão nos padrões de desempenho mais baixos? g) Esses estudantes que se encontram nos padrões de desempenho mais baixos foram promovidos para a etapa de escolaridade seguinte àquela em que foram avaliados na ADEPE-MT? h) A rede enxerga-se nesses resultados? Por quê? i) Em relação à distribuição dos estudantes pelos Padrões de Desempenho, como está a rede de ensino? j) Há muitos estudantes nos Padrões de Desempenho mais baixos? Quantos? k) De modo geral, com base nas informações sobre a proficiência e a distribuição dos estudantes pelos Padrões de Desempenho, a escola consegue levantar hipóteses sobre os seus resultados? Liste-as, pois as mesmas serão úteis para a elaboração das metas e do plano de ação.

2

Módulo 3 – Apropriação dos resultados I Estudo sobre os resultados pelos técnicos: Acesso aos resultados; Leitura e compreensão dos resultados; Possibilidades de utilização: Planejamento de ações;

Módulo 4 – Apropriação dos resultados II Estudo sobre os resultados pelos professores e equipe pedagógica: Acesso aos resultados; Leitura e compreensão dos resultados; Possibilidades de utilização: Como os representantes da CEFAPRO e coordenadores podem capacitar profissionais em apropriação dos resultados da avaliação; Planejamento de ações pelos professores e equipe pedagógica;