Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Advertisements

Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.

Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Gestão de medicamentos
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO DCE/SEB/MEC Curitiba, novembro de 2012.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Ministério da Educação Secretaria.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Seminário “Reformulação do Ensino Médio” Jornada Escolar Ampliada e Condições Gerais de Oferta do Ensino Médio Auditoria Coordenada sobre o Ensino Médio.
Prof. Dr° Vagner Custódio
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Curso a distância Disseminadores de Educação Fiscal
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PRINCÍPIOS DO NOVO MODELO DO ENSINO MÉDIO POSICIONAMENTO CONSED Brasília, 03 de março de 2016.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Projetos estratégicos COGEF ARP – Aceleração da Realização dos Projetos Produto 6.09: "Sistemas Integrados de Planejamento e Finanças" ARP – Aceleração.
Benefícios de se tornar empresário Abril/2017.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização dos currículos em cada rede – CEEs e CMEs Material didático – novas tecnologias Formação dos professores Revisão dos instrumentos de avaliação Divisão política-ideológica do momento do País

Um Novo Ensino Médio Um Novo Modelo de Ensino Médio a ser adotado por todas os sistemas de ensino que considera trajetórias flexíveis na formação do estudante envolvendo opções de aprofundamento e formação das áreas de conhecimento bem como educação técnica profissional; Que a Base Nacional Comum do Ensino Médio seja elaborada a partir do Desenho do Novo Modelo indicando as competências e os objetivos de aprendizagem por área de conhecimento; Que as competências e objetivos de aprendizagem da BNCC devem ocupar no máximo 1600hs (mil e seiscentas horas) da carga horária total destinada à formação no ensino médio. O restante do currículo deve ser preenchido por opções de aprofundamento e formação, considerando as quatro áreas de conhecimento e a opção de formação técnica profissional;

Um Novo Ensino Médio Que as competências e os objetivos de aprendizagem da BNCC do EM não devem estar seriados, apenas apresentados de forma a deixar clara a progressão dos mesmos; Que seja construída uma Referência para a Flexibilização das opções de aprofundamento e formação nas áreas acadêmicas, no prazo de 2 anos, em uma parceria entre CONSED e MEC, que deve ser considerada pelos sistemas de ensino na construção da parte de flexibilização de seus currículos. Essa Referência para a Flexibilização deve contemplar as competências e objetivos de aprendizagem por ênfase acadêmica; O ENEM deve ser revisado como consequência da BNCC de tal forma que não inviabilize a proposta do Novo Modelo de Ensino Médio.

Metodologia de Análise da Segunda Versão Antes do Seminário (Preparação) Durante o Seminário (Discussão) Após o Seminário (Sistematização) DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA PELO COMITÊ GESTOR; VALIDAÇÃO DA METODOLOGIA COM AS COORDENAÇÕES ESTADUAIS; FORMAÇÃO DAS COORDENAÇÕES ESTADUAIS E AUXILIARES DE PESQUISAS; ENVIO DO QUESTIONÁRIO QUE ROTEIRIZA A LEITURA DA BNCC PARA OS INSCRITOS; ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS RESPOSTAS AO QUESTIONÁRIO; SUGESTÃO: 2 DIAS. Até 5/Ago. TURNO 1: - Mesa de Abertura; - Apresentação da BNCC; - Explicação da Metodologia; TURNO 2: Análise dos Objetivos de Aprendizagem. 26 grupos divididos em Segmentos e Componentes Curriculares; TURNO 3: - Fase 1: Análise Qualitativa dos por Segmento e Área do Conhecimento. 12 grupos; - Fase 2: Análise Horizontal e Vertical (Divididos em 10 grupos com 24 representantes dos grupos da fase 1); TEXTOS INTRODUTÓRIOS (em paralelo aos turnos 2 e 3); TURNO 4: Apresentação das discussões do turno 3. CONSOLIDAÇÃO DOS RELATÓRIOS DO SEMINÁRIO; ENVIO DOS RELATÓRIOS PARA O COMITÊ GESTOR; ANÁLISE DOS RELATÓRIOS E CONSTRUÇÃO DE UM PARECER DO CONSED E DA UNDIME; ENVIO DO RELATÓRIO PARA MEC; 22/Ago

CRONOGRAMA DOS SEMINÁRIOS Calendário Seminários Estaduais CRONOGRAMA DOS SEMINÁRIOS Mês DATA ESTADO Junho 23/6 RS 28 e 30/6 DF 29 e 30/6 PA PI Julho 04 e 05/7 AL 12 e 13/7* BA 12 e 13/7 ES 12, 13 e 14/7 MS 14 e 15/7 CE RN 19 e 20/7 RR SC 20 e 21/7* AC 25 e 26/7 PB 27 e 28/7 AM PE RJ SE 28 e 29/7 SP Agosto 1 e 2/8 MA 2 e 3/8 AP GO MG PR 3 e 4/8 TO a definir MT RO