Profª Juliana Schivani r.

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Transcrição da apresentação:

Profª Juliana Schivani r

O que é um conjunto? Para que serve um conjunto? Pode-se separar um conjunto? O que é um subconjunto? Como podemos representar um conjunto? Existe conjunto vazio? Existe conjunto infinito?

CONJUNTOS NUMÉRICOS

NÃO EXISTE PERTENCE OU NÃO ESTÁ CONTIDO OU NÃO CONTÉM OU NÃO VAZIO UNIÃOINTERSECÇÃO

P = {2, 4, 6, 8, 10, 12,...}. Existem outras formas de escrever este mesmo conjunto?

E D V Suponha que foi realizada uma entrevista com alguns adolescentes, dos quais; 14 responderam que estudavam, 18 responderam que dormiam bem; e, 22 disseram ter uma vida social satisfatória.

E D V

E D V

E D V

E D V Das pessoas que estudam, 3 também dormem bem e 4 tem vida social satisfatória. Do total de entrevistados, 5 disseram ter vida social e dormir bem e apenas 1 afirmou fazer as três coisas.

E D V INTERSECÇÃO n (E) = 14 n (D) = 18 n (V) = 22 n (E ⋂ D) = 3 n (E ⋂ V) = 4 n (D ⋂ V) = 5 n (E ⋂ D ⋂ V) = 1 Quantos foram os adolescentes entrevistados? n (E ⋃ D ⋃ V) = ? UNIÃO

Interseção: Operações com Conjuntos União: Diferença:

n (E) = 14 n (D) = 18 n (V) = 22 n(E ⋃ D ⋃ V) = n(E) + n(D) + n(V) n(E ⋃ D ⋃ V) = n(E ⋃ D ⋃ V) = 54 n (E ⋂ D) = 3 n (E ⋂ V) = 4 n (D ⋂ V) = 5 n (E ⋂ D ⋂ V) = 1 - n(E ⋂ D) – 3 - n(D ⋂ V) – 5 - n(E ⋂ V) – 4 + n(E ⋂ D ⋂ V) + 1 n(E ⋃ D ⋃ V) = 43 adolescentes entrevistados

n (E) = 14 n (D) = 18 n (V) = 22 n (E ⋂ D) = 3 n (E ⋂ V) = 4 n (D ⋂ V) = 5 n (E ⋂ D ⋂ V) = 1 SOMENTE APENAS Quando se quiser saber a quantidade de elementos SOMENTE de A ou APENAS de B, deve-se RETIRAR A INTERSECÇÃO entre os dois. n(E ⋃ D ⋃ V) = = 33 adolescentes somente estudam, somente dormem ou somente tem vida social.

Uma avaliação contendo duas questões foi dada a 200 alunos. Sabendo que: 50 alunos acertaram as duas questões. 100 alunos acertaram a primeira questão. 99 alunos acertaram a segunda questão. Quantos alunos responderam a 1ª ou a 2º questão? A quantidade de alunos que acertaram a questão 1 B quantidade de alunos que acertaram a questão 2 n(A) = 100 n(B) = 99 n(A ⋂ B) = 50 n(A ⋃ B) = – 50 = 149 acertaram a 1 ou 2. Conjuntos Profª Juliana Schivani

Uma avaliação contendo duas questões foi dada a 200 alunos. Sabendo que: 50 alunos acertaram as duas questões. 100 alunos acertaram a primeira questão. 99 alunos acertaram a segunda questão. Quantos alunos erraram as duas questões? Conjuntos Profª Juliana Schivani

Numa entrevista para escolha entre dois produtos verificou-se que 73 pessoas escolheram o primeiro produto, 62 pessoas escolheram o segundo produto, 23 pessoas nenhum dos dois e 35 pessoas escolheram os dois produtos. Qual foi o total de pessoas entrevistadas? Resolução: De acordo com o enunciado temos: 1º produto = 73 2º produto = 62 1º e 2º produtos = 35 Nenhum = = 135 Total = ??? 135 – Portanto, o total de pessoas entrevistadas foi de 123.

Em uma escola de 200 alunos, tem-se que 120 jogam futebol, 100 jogam basquete e 60 jogam futebol e basquete. Sabendo-se que não existe outra modalidade de esporte nesta escola, é correto afirmar que o número de alunos que não praticam futebol ou basquete é... Resolução: De acordo com o enunciado temos: F = 120 B = 100 F e B = 60 Nenhum = ??? = 220 Total = – Portanto, o número de alunos que não praticam futebol ou basquete é 40. Nenhum = 200 – 160 = 40.

Dos 500 pacientes de um hospital, 300 consomem o medicamento A, 180 consomem o medicamento B e 90 não consomem nenhum desses medicamentos. O número total de pacientes que consomem apenas um dos medicamentos é igual a... Resolução: De acordo com o enunciado temos: A = 300 B = 180 Nenhum = = 570 Total = 500 Logo o total de pacientes que consomem apenas um dos medicamentos é: (A e B) = 570 – 500 = 70 Representando os raciocínios de acordo com o enunciado, no diagrama de Euller-Venn, teremos: 110 U AB = 340. Se o enunciado não viesse com a palavra APENAS, então a resposta seria = 410, já que poderia consumir A, B ou A e B, e não, apenas A ou apenas B.

Um grupo de estudantes resolveu fazer uma pesquisa sobre as preferências dos alunos quanto ao cardápio do Restaurante Universitário. Nove alunos optaram somente por carne de frango, 3 somente por peixes, 7 por carne bovina e frango, 9 por peixe e carne bovina e 4 pelos três tipos de carne. Considerando que 20 alunos manifestaram-se vegetarianos, 36 não optaram por carne bovina e 42 não optaram por peixe. Determine o total de entrevistados.

Intervalos

Os principais intervalos são: a b

Intervalos Os principais intervalos são: 3°) ABERTO À DIREITA a b 4º) ABERTO À ESQUERDA a b

Intervalos 5º) INTERVALOS IRRESTRITOS ( têm apenas um limite e trabalhamos com ± ∞ ) a a

Intervalos a a

Operações com intervalos h 30 – 2h 50 – 2h 1.Pode-se usar qualquer medida para a altura da caixa? 2. Quais medidas a altura da caixa pode assumir?

0 < 30 – 2h < 30 0 – 30 < – 2h < 30 – > 2h > 0 15 > h > 0 0 < h < 15 ( I ) Operações com intervalos 0 < 50 – 2h < 50 0 – 50 < – 2h < 50 – > 2h > 0 25 > h > 0 0 < h < 25 ( II ) (I)(I) ( II ) ( I ) ⋂ ( II ) 0 15 S = {h ∈ R | 0 < h < 15} ou ]0, 15[

Operações com intervalos

Sendo A = ]– √3, 1[ e B = [–1, √5], temos:

Operações com intervalos Sendo A = ]– √3, 1[ e B = [–1, √5], temos:

Operações com intervalos Sendo A = ]– √3, 1[ e B = [–1, √5], temos:

Operações com intervalos Sendo A = ]– √3, 1[ e B = [–1, √5], temos:

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