TRABALHO COM PRODUTOS QUÍMICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÃO CORRA RISCO, CONHEÇA OS PRODUTOS QUÍMICOS ANTES DE MANUSEÁ-LOS.
Advertisements

Transporte de Amoníaco
Proteção Respiratória
Transporte de Cargas Perigosas
INTERMODAL E MARKETING.
Ficha de Informação de Segurança de
Transporte de Produtos Perigosos Produtos Perigosos Jefferson Giorgi
Riscos Químicos.
LOGÍSTICA e TRANSPORTE SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS Unidade Carapicuíba Rubens Vieira da Silva.
Riscos Ambientais.
Identificação e Classificação de Produtos Perigosos
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
1 Profª: Karen Farias. 2Sumário 1 Grandes acidentes com produtos químicos 2 O que é produto químico? 3 Introdução 4 Danos causados por produtos químicos.
Tereza Joana de Sá. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Enfermagem do Trabalho A Enfermagem do Trabalho caracteriza- se por um conjunto de ações educativo- assistenciais,
História das células a combustível
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
SANTANA TEXTILES 2013 TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO.
Simbologia de perigo.
Melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores.
Métodos para combate à Corrosão
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
1 Aplicação Prática da Conceção de Projetos Inerentemente mais Seguros – utilizando os Índices de Dow Richard Gowland.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Sustentabilidade e Desenvolvimento Projeto Irmã Dulce Um parceria:
Prefeitura Municipal de Jaboticabal Serviço Autônomo de Água e Esgoto Plano de Segurança da Água da ETA do SAAE Jaboticabal – SP Laudicéia Giacometti Lopes.
Eng. Civil Chequer Jabour Chequer, MSc.
S I N A L I Z A Ç Ã O.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 2: massa atómica, massa molar.
Maio/2008 Prof. Wilson Vicente Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (ABNT NBR14.725) Toxicologia.
Avaliação da exposição aos agrotóxicos e uso de equipamento de proteção individual (EPI) em servidores da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp –
Acidente de trabalho CONCEITUAÇÃO Segurança no trabalho Como definição, a segurança do trabalho pode ser compreendida como o conjunto de medidas adotadas.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
1 Apresentação da minuta de Resolução que especifica misturas com 6% a 20%, em volume, de biodiesel em óleo diesel, para uso experimental em frotas cativas.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA Wolley W. Silva.
Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ALFREDO LOBO Diretor.
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação geral de vigilância.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Cód.: PIM-TDPS-HS-0043-Rev.02 UHE Belo Monte - Sítio Pimental.: 0 Nº 256 Segunda-feira PREVENÇÃO APR – ANALISE DE RISCO APR – ANALISE DE RISCO Nº 94 Terça-feira.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
Ações Relacionadas à Segurança da Informação Segepres – Assessoria em Segurança da Informação (Assig)
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) Débora Cristina Kranzfeld Diretoria de Segurança do Trabalho Instituto de Química – Unicamp Telefone
Hábitos Saudáveis Para a saúde do organismo!!
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
A Organização do Trabalho dos Alunos no Laboratório
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
BIOSSEGURANÇA E DESCARTE DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM LABORATÓRIO
S I N A L I Z A Ç Ã O.
SISTEMAS ESTRUTURA DA MAT É RIA O termo matéria refere-se a todos os materiais ou coisas que compõem o universo. A matéria é formada por moléculas, que.
CLASSE 1 - EXPLOSIVOS São substâncias sólidas, líquidas ou em formas de mistura que sofrem uma reação química; esta reação causa a formação de gases que.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Prevenção e Controlo de Derrames Ambientais
LOGÍSTICO INTERNACIONAL PLT
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Trabalho é perigoso por natureza ou métodos de trabalho. Contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado. 2 1.
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
Noções de Grandezas Físicas e Unidades
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CÂMPUS LAGES Organização,
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
Alimentos transgênicos
IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS
SEGURANÇA QUÍMICA EM LABORATORIO DE HOSPITAIS
Transcrição da apresentação:

TRABALHO COM PRODUTOS QUÍMICOS Alunos: Marcelo Antunes de Oliveira Simone de Fátima Padilha Disciplina: Engenharia de Segurança Professor: André - Turma 6ºD

Trabalho com Produtos Químicos As Substâncias: - Poeiras - Fumos - Fumaças - Aerosóis - Vapores - Névoas

Trabalho com Produtos Químicos Os meios de Contaminação: - Processo de Ingestão - Processo de Absorção (contato) - Processo de Inalação

Trabalho com Produtos Químicos Classificação das Substâncias: Substâncias Inflamáveis Substâncias Oxidantes Substâncias Explosivas Substâncias Tóxicas Sistêmicas Substâncias Irritantes Substâncias Asfixiantes Substâncias Narcóticas Substâncias Corrosivas

FISPQ ABNT NBR 14725 Esta norma foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Química e pela Comissão de Estudo de Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente Relacionadas a Produtos Químicos.

FISPQ – ABNT NBR 14725 A Norma estabelece condições para criar consistência no fornecimento de informações sobre questões de segurança, saúde e meio ambiente, relacionadas ao produto químico.

FISPQ O que é uma FISPQ? Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

O que deve conter uma FISPQ? Informações sobre o transporte, manuseio, armazenamento e descarte de produtos químicos, considerando os aspectos de segurança, saúde e meio ambiente.

FISPQ A FISQP é um meio do fornecedor transferir informações essenciais sobre os riscos (incluindo informações sobre o transporte, manuseio, armazenamento e ações em emergência), de um produto químico ao usuário deste para o local do trabalho.

FISPQ – ABNT NBR 14725 Uma FISPQ deve fornecer as informações sobre o produto químico dadas sob os seguintes 16 títulos-padrão, cujas terminologia, numeração e sequência não devem ser alteradas.

FISPQ – ABNT NBR 14725 Uma FISPQ deve fornecer as informações sobre o produto químico dadas sob os seguintes 16 títulos-padrão, cujas terminologia, numeração e sequência não devem ser alteradas.

FISPQ – Modelo Modelo de uma FISPQ: Substancia: Amônia Anidra FISPQ amonia-anidra.pdf

Símbolos para Produtos Perigosos Todo produto ou substância química que apresentar risco deve trazer em sua embalagem e ficha técnica, bem como no veículo de transporte, símbolo que permita identificar o tipo de risco que sujeita aquele que o manipula.

Transporte de Produtos Perigosos

Transporte de Produtos Perigosos Símbolo de Risco Número Classe Subclasse Nome

Transporte de Produtos Perigosos O “X” significa que o produto reage com água e os três algarismos “3” significa que o produto é altamente inflamável. Para o número da ONU, 1102, trata-se da substância Trietilalumínio.

Transporte de Produtos Perigosos - Vídeo

Trabalho com Produtos Químicos Importante: Reconhecer, Avaliar e Controlar Fim